Como fazer uma caricatura?


Muitas pessoas que ás vezes não são desenhistas gostariam de fazer caricaturas de pessoas de quem gostam ou são fãs. Fazer uma caricatura não uma coisa tão complicado e se caso você não tiver um traço tão preciso e bom também não tem problema, pois, pode justificar a falta de clareza no desenho como sendo estilística.

O primeiro passo é escolher uma foto bem legal da pessoa, de preferencia mais ou menos na posição em que você deseja que o caricaturado esteja em seu desenho. Depois olhe bem a foto e escolha uma das características mais marcantes dos traços da pessoa. Você pode escolher mais de um traço para enfatizar no desenho.

O próximo passo é que mais assusta a maioria das pessoas vem o momento de pegar o lápis e o papel e mãos a obra. Com a foto numa posição de observação comece tentando reproduzir em poucos traços o desenho da pessoa. Faça o que alguns desenhistas chamam de esqueleto do desenho. Ou seja, faça formas simples que passem a ideia geral do desenho. Para este passo usar lápis HB é a melhor opção visto que é mais fraco e os erros aparecem menos.

Exagere mesmo os traços que mais se destacam, pode ser o nariz ou a orelha, mas, faça isso de maneira suave e engraçada nada de ofender ninguém. Quando o traço a lápis fica pronto vem a hora de contorna-lo. Para isso pegue uma caneta hidrográfica preta e faça os contornos o mais fielmente possível ao traço do lápis. Tente não tremer muito as mãos.

01 Comentário

Comente