Como fazer uma conversa fluir de forma natural

Perca a inibição e saiba como conversar naturalmente com outras pessoas.

Para muitas pessoas manter uma conversação é algo bem complicado. Esta situação tem relação direta com a inibição. Quem é tímido possui grande dificuldade de interagir com outras pessoas e um simples bate-papo pode ser motivo para dor de barriga.

Como fazer uma conversa fluir de forma natural

Publicidade

Não são poucas as vezes que uma pessoa inibida é considerada antipática, fria e distante. Manter-se calado enquanto os demais estão interagindo entre si é motivo de sofrimento também. Abaixo seguem dicas bem interessantes para dar uma “destravada” na inibição e não ter medo de uma boa conversa. Confira:

ENTREVISTA DE EMPREGO

Uma pessoa inibida e naturalmente calada pode sentir-se constrangida em uma seleção de emprego. Mas de situações como estas não há como fugir, pois o candidato precisa abrir a boca para mostrar seu potencial. Lógico que falar pelos cotovelos não é a solução. Fale somente o suficiente para mostrar ao recrutador seu potencial para assumir a vaga almejada. Uma boa dica dos especialistas é fazer um pequeno resumo dos pontos principais para falar durante a entrevista. Isto impede que por conta do nervosismo coisas importantes deixem de ser mencionadas.

NO TRABALHO

É no trabalho que passamos a maior parte do nosso tempo. Naturalmente, você não precisa ser a pessoa mais falante, porém ficar sempre meio que isolado sem participar das conversas com o grupo de colegas pode ser prejudicial até para uma promoção. No dia a dia procure demonstrar sua disposição em colaborar. Aos poucos tente interagir com os demais. Não tente sair do isolamento em um dia só, desesperadamente. O resultado será terrível e talvez até traumático. Aproxime-se de algum colega que você tenha mais afinidade e troque ideias com ele, seja qual for o assunto. Este parece ser um pequeno passo, mas pode ajudar você a se integrar com o grupo.

Publicidade

FESTA

Para pessoas inibidas ir a uma festa (quando conseguem) sem conhecer ninguém é assustador. Porém, em ambientes assim as pessoas estão mais receptivas, dispostas a bater papo e a se conhecerem melhor. Então nada de chegar de cara amarrada ou sério demais, senão suas tentativas de aproximação serão nulas.

DICAS PARA MANTER UMA BOA CONVERSAÇÃO

– Durante uma conversação, a pessoa inibida, temerosa de ficar sem assunto, preocupa-se em tentar achar algo interessante para dizer e não passar por uma pessoa sem graça. Mas é justamente aí que mora o perigo. Se você tem medo de deixar o assunto cair, preste atenção no que o outro está dizendo. Sempre há um ponto onde é possível puxar o gancho para a conversa se desenvolver.

– A conversa flui de uma maneira bem natural quando são feitas perguntas diretas como: o que você gosta de comer? Para qual time torce? Onde você mora? Muitas informações interessantes podem vir das respostas e assim o assunto fluir sem problemas.

– Estimule o outro a manter a conversa com perguntas como “e então”, “como assim”, e “E aí”?.

– Faça perguntas sobre detalhes da roupa, em que trabalha e acerca do emprego. A conversa tende a se aprofundar mais com estas questões.

– Assuntos desagradáveis devem ser abolidos. Falar sobre doenças, morte e luto deixam o clima pesado, principalmente se a outra parte não estiver a fim de falar sobre estes assuntos.

Deixar de ser inibido de uma hora para outra é impossível. Isto requer muito treino e boa vontade. Saia de casa com um sorriso no rosto e chegue aos lugares que você frequenta com a expressão mais suave. Naturalmente as pessoas irão se sentir bem ao seu lado e você ficará mais à vontade de conversar e expor suas ideias.

Publicidade

Comente