Como fazer uma criança se vestir sozinha

Saiba todos os detalhes de como fazer para que uma criança se vista sozinha.

Ensinar as crianças a se vestir sozinhas às vezes se torna um verdadeiro tormento para os pais. Elas têm dificuldades, colocam tudo ao contrário, não tem paciência, e ao final acabam fazendo birra e chorando, obrigando então os pais a vesti-las.

Publicidade

Este artigo irá apresentar dicas interessantes e criativas de como fazer para que as crianças aprendam a se vestir sozinhas, sendo que esse aprendizado é muito importante no desenvolvimento da criança e de sua capacidade de aprender a cuidar de si mesmo.

Para que uma criança aprenda a se vestir sozinha é preciso:

Fazer brincadeiras

Publicidade

Deixar que ela mesma escolha as roupas

Agora veja detalhadamente como fazer para que a criança aprenda a se vestir sozinha.

1º Fazer brincadeiras

Para a criança tudo é brincadeira. Sair para algum lugar, visitar aos avôs, ir ao parque ou qualquer outra coisa que se deve fazer é motivo para brincar. Então entre na brincadeira, invente formas criativas para que ela se interesse ao ato de se vestir.

Faça com que o guarda roupa seja um canto de brincadeiras, onde ela terá toda a liberdade de vestir a roupa que bem entender. Uma boa dica para que a criança se interesse é comprar roupas com ilustrações de desenhos animados ou fantasias de super heróis. As crianças adoram este tipo de roupas.

Coloque um espelho em frente a ela e deixe-a ficar se olhando para que ela se divirta.

Faça brincadeiras de adivinhação de cores e pergunte onde estão certos tipos de roupas, faça com que ela procure e a aplauda a cada adivinhação, tenha paciência nessa brincadeira, o importante é ela se divertir.

Compre bonecos ou bonecas e compre roupinhas para que a criança possa brincar vestindo esses bonecos. Esta brincadeira fará com que ela entenda que é necessário escolher roupas e se vestir.

2º Deixe que ela mesma escolha as roupas que deseja usar

Dê liberdade para a criança se vestir, deixe que ela vista roupas de frio no calor ou que calce chinelo com calça comprida. Depois de um tempo você coloca as roupas adequadas, o importante é fazer com que ela vá se adaptando e principalmente se acostumando a colocar as roupas no corpo sozinha.

Mostre a ela as roupas de frio e as roupas de calor, faça com que ela entenda essa diferença, mas não a force a vestir as roupas, deixe a escolha para ela.
Nunca se esqueça de elogiar tudo o que ela fizer com frases do tipo: “Como você ficou linda!” “Olha que coisa boa você fez” são frases muito importantes que irão incentivá-la a continuar se vestindo sozinha.

Enfim essas são as dicas para que a criança aprenda a se vestir sozinha, lembrando que esse processo de aprendizado e estimulação pode começar a partir do dois anos, sendo que esse processo é mais rápido e eficaz nas meninas, os meninos são impacientes e um pouco mais teimosos que as meninas.

O importante é ter paciência e sabedoria em fazer esse processo, o importante é fazer que tudo apareça apenas uma brincadeira.

Publicidade

Comente