Se você acredita que, de alguma forma, está sendo prejudicado na empresa onde trabalha, ou já se sentiu lesado em empregos anteriores, saiba que há recursos para evitar que isso torne a acontecer. Veja quais são as razões para buscar um respaldo formal e algumas dicas sobre como fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Como fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho?

Se você trabalha sem carteira assinada, ou se tem a carteira assinada em um cargo inferior ao seu, se não recebe os benefícios aos quais tem direito, como férias, 13º salário e vale transporte, ou se você trabalha em condições precárias, sem água, sem alimentação adequada ou sem descanso, não fique calado. Faça uma denúncia ao Ministério do Trabalho. Todo trabalhador tem direito a um emprego formalizado e boas condições de trabalho.

Para isso, procure o Ministério do Trabalho de sua cidade e solicite à visita de um fiscal até a empresa em que trabalha. No dia da visita, ele vai pedir notificação e apresentação de documentação e benefícios de todos os funcionários, verificando a rotina do trabalho e a parte burocrática. Se houver irregularidades, a empresa é multada e obrigada a regularizar tudo.

A maioria das pessoas que estão empregadas sente-se coagida a não fazer essa denúncia por medo de perder o emprego, mais saiba que é possível fazê-la anonimamente. Basta dizer que você não quer se identificar.

E se, por acaso, o Ministério do Trabalho e do Emprego não atender ao seu pedido, você pode denunciar na ouvidoria do MTE. Acesse o site do setor, preencha o questionário – também pode ser feito de forma anônima – e diga que seu pedido não foi atendido. A ouvidoria vai tentar procurar caminhos para resolver o problema ou orientá-lo sobre como fazer a sua denúncia. Através desse canal, você poderá descrever o seu problema e o ouvidor vai procurar a melhor solução para você. Eles disponibilizarão um número de protocolo para sua mensagem e uma senha para acessá-la no site. A média de tempo para cada resposta é de dez dias úteis, mas enquanto ele não for resolvido, o caso não será abandonado.

Não vale à pena trabalhar sem seus direitos garantidos por lei. Por isso, diante de um problema real no ambiente de trabalho, siga esses passos para fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho e aguarde o resultado da investigação.

Receba mais sobre "Como fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



202 Comentários

  • JJ says:
    trabalho numa empresa de açúcar e alcool no interior de sp que pagou a primeira parcela do 13° com atraso e com cheque sem fundo,de vez pagarem o pagamentono dia 7 de dezembro,não pagaram a segunda parcela do 13° e falaram que tem previssão para sair o pagamento só dia 22 de dezembro sera que vão pagarcom multa .
  • felipe mota says:
    eu to no trabalho que no tem mimguem com registro na cartera eu teeho 16 anos tenho 6 mes la ii men pegueii decimu terceiro nada as comdiçao da churrascari ta precario di comigdas estragada prcisssoo di um fiscal na urgente
  • roseane says:
    estou gravida preciso saber o que posso fazer pois esse mes a empresa em que trabalho nao depositou meu dinheiro nen ao menos meu v.t e ja tenho 1 ano e 2 meses na empresa e estou de licença maternidade.quais meus direitos?
  • fernanda inamonico says:
    trabalho em laboratorio de analises clinicas e todo mes ele atrasao o salario e esta vencendo minhas segundas ferias o que devo fazer? e quando cobramos o salario eles acham ruim e fica irritado como se nao tivessem obrigaçao de pagar.
  • lorena says:
    gostaria de denuciar a empresa feira molas bahia porque

    está sendo obrigatorio os funcionarios comprar os seus fardamentos por uma taxa muito alta…

  • dulcineia testch alm says:
    olha eu fiquei sabendo que a tam nao esta adimitindo ex funcionarios da sata alegando que eles roubavam.isso e um abersurdo mt conhecidos meus que ja trabalharm na sata e estao tentando uma vaga de emprego pela tam nao estao sendo adimitidos mitos funcionarios da propria tam estao dizendo que eles nao consegue uma vaga porque sao ex funciomarios da sata
  • sonia kielski damasc says:
    ola

    em primeiro lugar quero relatar que me hospedei em uma pousada bem famosa chamada vale encantado situada na cidade de biritiba mirim sp no qual fiquei por la 4 dias mas, me deparei com a situaçaao dos funcionarios principalmente as camareiras que trabalham o dia todo carregando sacos de lixo com roupas de cama nas costas sobre sol e chuva constante e tanto elas trabalham que voce consegue ver o cansaço no rosto delas e me deparei com outra situaçao que no qual a dona do clube dona maria helena gritando com todos os funcionarios em meio aos hospedes sem dó achei uma vergonha e voltando no assunto das camareiras perguntei para uma delas se elas eram registradas e a resposta foi a seguinte sou registrada como ajudante geral e me disse tmb que tds ali sao registrados com a judante geral sendo que exerçem profissoes como camareira auxiliar de limpeza e etc mas sao registradas com um salario minimo sendo que o salario de camareira e mais elevado peço a voçes que por favor verifiquem isso achei um absurdo certa situaçao e euma pousada que nos cobra caro pela hospedagem e trata os funcionarios como lixo obrigado pela atençao

  • andre says:
    a empresa que trabalho esta obrigando a gente a fazer 12 horas todos os dias e os domingos nao temos folgas ja fais um mes que eles falaram que era um mes mais eles nao falaram mais nada para nos e agente continua a fazer 12horas a empresa que trabalho chama grafica ideal fica no jd do lago R: jovelino aparecido miguel N:10
  • maria josenilda da s says:
    quero saber se é legal descontar atestado de horas, mudei de cargo e minha carteira não foi atualizada no novo cargo nem no novo salário é legal, quando coloco atestado a empresa desconta v a e vt empresa Dedic gpti , R BARÃO DE LIMEIRA, 458 CENTRO
  • jaqueline says:
    trabalho em uma loja de roupas a 03 meses e ainda nao estou fixada.semana passada peguei dengue e fiquei de atestado,qnd retornei me mandaram embora,justificando que seria redusao de guadro,porem a outra menina que trabalha la so trabalha na parte da tarde,e demenor e nao recebe nem meio salario minimo.o que devo fazer,quais os meus direitos nessa situasao?
  • flavia da silva says:
    a empresa açomais localizada na avenida presidente kennedy n 3984 olinda pernambuco bairro de aguazinha obrigao os funcionarios a dizer q nao precisa do sindicato e fazem um tipo de represaria como se eles disse q queria fossem colocada pra fora. alias o trabalho la e mesmo que escravo serviços que é pra 3 ou quatro ele colocar um ou dois
  • henry says:
    Trabalhei durante 14 meses, numa fábrica, sem carteira assinada, sem décimo terceiro e sem férias. Fui demitido sem justa causa e não recebi nem aviso prévio.

    Os patrões me prometeram assinar minha carteira com data retroativa de seis meses, segundo eles para que eu tenha direito ao seguro desemprego. Eu não tenho seis meses de empresa mas 14. O que eu devo fazer?

    Obrigado

  • Sidnei says:
    Onde eu trabalho os dias em que o funcionario está doente e leva atestado mesmo assim a empresa desconta no vale- alimentação gostaria de saber se iisso é correto?
  • alguem says:
    aqui na minha ciadde tem um supermercado da rede pao de açucar no feriado da sexta feira santa e no domingo 01/05 ficou fechado por ordem do sindicato porem funcionarios foram obrigados a trabalhar doze hs pelo fato de q nao trabalhariam no outro dia funcionario entrou as 07:da manha e saiu mais de 19?:00
  • alguem says:
    ahmm isso aconteceu na ciadde de ituverava
  • gilson b d a says:
    trabalho nunha empresa ja faz seis anos so qui agora o dono da firma disse que quer mudar de nome da firma por nome do filho agora sem comunicar com o fucionario gostaria de saber se ele pode da bacha na carteira sem poder sem acerta nada com o fucionario ele disse que iriam da bacha na carteira pra depois acerta com o fucionario quero so uma espricaçao;
  • Antonio Jair Batista says:
    A EMPRESA iZZOPLAST LOCALIZADA NA CIDADE DE VOTORANTIN, NA RUA REV. JOSÉ MANUEL DA CONCEIÇÃO 1105, TRABALHA MATERIAIS RECICLÁVEIS DE PLÁSTICOS PODRE, OS COLABORADORES TRABALHAM SEM PROTEÇÃO E TRANCADOS EM GAIOLAS SUPER QUENTES, NÃO RECEBEM PARTICIPAÇÕES DOS LUCROS A ANOS, ALÉM DISSO A ÁGUA USADA PARA LAVAR O PLÁSTICO É JOGADA NO ESGOTO COM BASTANTE PEDAÇOS DE PLÁSTICOS.

    ESPERO UMA VISITA DE FISCALIZAÇÃO.

    OBRIGADO. JAIR

  • ... says:
    Olha, eu e todos funcionários do Atacadista Roldão do Campo Limpo, não suportamos mais as irregularidades que q acontece lá. Salário que vêm errado, uniformes sempre em falta, e o que mais me deixa irritada é o fazem com os colaboradores.. Pedimos para que nos dispensem sem justa causa, e o gerente da loja, César… disse que não vai demitir ninguém, quem quiser que pessa as contas! Olha, eu trabalho à 3 anos e 4 meses, tem cabimento eu pedir minhas contas, sair sem receber nada, não ter uma renda para procurar outro emprego? Não suporto mais isso, acho quem nenhuma empresa pode ficar segurando funcionário descontente com a empresa. Por favor, nos ajudem! Grata.
  • edmara vieira prates says:
    eu nao quero mais trabalhar la nao aguento nem ouvir falar de ninguem de la que eu quero sumir nao quero usar arma nao quero mais ser segurança o que faço me ajude por favor eles nao quer me mandar embora eles estao me fazendo raiva pra eu pedir conta
  • menor says:
    fui funcionaria de uma distribuidora da nestlé, mas não fui registrada, tem funcionario lá sem registro, o ministerio precisa mandar um fiscal, é repugnante qdo vão respeitar o trabalhador?
  • EU says:
    na empresa que trabalho nao tem plano de saude e tem muitos funcionario giachero presta serviço na ango america em barro alto GO
  • marcelo says:
    eu estou sendo presionado para devolver minhas contasa empresa que trabalhei peres seguranca
  • trabalho em um restaurante a 5 meses tenho carteira assinada + nao me pagam o salario e ainda sou obrigado a assinar o contra cheque isto é correto ou nao . so recebo a comissao.
  • estou com ferias vencidas a 6 meses quando eu posso cobrar ? trabalho no hiper atacado ponto certo : Br 316Km 2 S/n para entre Belem e ananindeua
  • jassiara da cruz fer says:
    oi trabalhei numa empresa 3 meses eles nao me fixaran ,mas eu estava de atestado com pontada ai qdo cheguei la estava despensada….tenho todos os meu direito de receber.
  • adson gomes de luna says:
    tenho 3 anos de empresa mais eu e meus companheiro fazemos muitas hora estra mais a empresa nao que paga as hora que nos fazemos e obriga trabalha de seguda a sabado o dia todo segudo o gerente op falou que as foga esta travada e trata os fucionario com muita iguinoracia salario sempre atrazado alimentacao tambem o nome desta empreza e ramos transporte
  • valquiria says:
    trabalho das 7:30 da manha as 18:30 da noite isso é certo,tambem trabalho feriado e nao tenho carteira assinada
  • a empresa que presta servico a ordebrecht que o dono genival que e da garantia das casa do paiva cabo de santo aguistinho nao cumpri com os direito trabalhista . como nao entrega carteira dos empregados ,e nao tem reposo, e nao paga passagem, e tambem ameasa os trabalhadores dezendo que vai manda a puliça bater

    e os compassa de jenival que e o dono da jeval e zeca da garantia que e foncionario da ordebrecht da morada da penuçila no paiva cabo de santo aguistio pernambuco

  • marcelo says:
    trabalho a 15 dias em uma empresa de transporte e peguei dengue , vou levar atestado medico , mas estou com medo deles me dispensarem, oque eu faço?
  • Trabalho no Supermercado Mundial,onde aconteceu um fato de preconceto racial,onde uma amiga foi me defender e foi punida sendo tranferida pra uma loja bem distante de casa não podendo ser transferida para uma loja próxima a sua casa.O que fazer se foi caluniada no escritorio e até hoje esta nesta loja
  • quero anonimato do meu nome pois trabalho na empresa vital engenharia ambiental á noite e desde de quando nos trabalhamos na mesma o salario não passa dos mil reais as horas extras não são pagas corretamente outra os fiscais dos tres turnos exigem alem do nossos servicos não quero ser prejudicado e sim que seja feita uma experçao e tome uma atitude contra essas injustiça aqui na empresa não quero perder meu trabalho pois tenho 46 anos e sera muito dificil arrumar outro trabalho só espero que a justiça seja feita e que venham apurar as inrregularidades da vital engenharia ambiental
  • oi bom dia sou silvano serto, moro no viera diniz. sou estofador de uma empresa que se chama orlar moveis ok e nessa empreza tem muitas coisas imregulares como , ums recebe vale tramsporte outros não, quando sormos . admitidos não assina acarteira da jente logo deixa passar anos . e gostaria que vcs comserteza que alguem vai lé eu gostaria que vcs emtrace em comtato comigo ok para mandar um fisco até lá para ver asituação . pelo menos regulariza o nosso dia dia de trabalho ok meu telefone vou deixar ok e 8810-2483 pode entra em comtato comigo ficarei muito grato muito obrigado pela a tenção. bom dia..
  • trabalho numa empresa de avecu Irmãos Pereira localizada na zona rural municipio de itarema.Acredito que tem uma deficiência muita grande pois somos um grupo de pessoas pequeno mas os nossos direitos não prevalece,pois não temos merende e nem almoço,o salário sempre atrasado uns 10 dias e o pior estou com 1 ano e 5 meses de carteira assinada e férias nem falam.

    por favor venha averiguar. Agradeço sua visita.

  • simone ferreira says:
    não desejo ser identificada. Na cidade de Nazaré das farinhas-ba os comerciantes estão abrindo o comércio em dias de feriados sem pagamento do valor combinado, além de não pagarem horas extras, os mesmos estão obrigando os funcionários a comparecer e muitos com medo de represarias tem medo de denunciar. Precisamos de vcs aqui. Trabalhamos 09 hs por dia e aos sábados 06:30hs isto é um absurdo.
  • Adriano vieira says:
    na empresa que eu trbalho não tem banheiro ,equipamentos de epi não tem luvas ,oque eu devo fazer
  • Antonio Filho says:
    A empresa em que eu trabalho não dar o feriado de corpus christ, Eles alegam que o feriado é facultativa. Os mesmos estão certos?
  • TABIO SANTOS DE OLIV says:
    a empresa que trabalho nao paga insalubridade sera que esta certo mexer com lixo e nao receber salubridade
  • paula says:
    trabalhei em uma empresa 4 meses e ela veio a fechar, estou com um mês e metade do outro sem receber, ele falou que vai pagar todos os funcionários, tem colega que estar com 4 meses sem receber, o que devo fazer? Posso sair prejudicada se ele alegar falência?
  • julia says:
    na empresa onde trabalho mudou a rotina de trabalhar, antes era de segunda a sábado, a um mês nós trabalhamos de terça à domingo sem remuneração aos domingos e sem folga nos dia de domingo, não recebemos pelos domingos nos nossos contra-cheques. isso tá certo? gostaria de saber quais são os meus direito? Obrigada!
  • a vale num sabe o que suas impreiteira ta dando boas condisoes ha ums fucionarios e outros igual , aqui num lugar com ma segurança, ma situados trabalho na area da vale e tou fazendo essa denuncia moro aqui em contagem,e vejo aqui no bairro amozononas tou juntando evidencias e vou levar l pra frente tou juntando materiais a dois mes trabalhodores insatisfeito e pior pra vale e pra saude dos colaboradores.
  • myrian says:
    Tenho uma denuncia de uma empresa de pesquisa em São Paulo essa denuncia pode ser anônima
  • eu nao sou registrada e ganho 550,00 e trabalho so nao tem mas ninguen pra mim ajudar quero denuciar onde eu trabalho minha carteira nao foi asinada eles nao quer asinar minha carteira eu nao sou escrava de ninguen
  • pedro rodrigues says:
    eu trabalho numa empresa que faço 12 hs extra por semana e nao recebo nada. o que eu devo fazer?
  • Mara Alves says:
    Trabalho há 10 meses em uma Empresa, entrei como auxiliar escritório com uma renda de 680,00, há 4 meses mudei de cargo para executar faturamento, sendo que estou sozinha no setor e sou responsavel pelo faturamento de 600 empresas, e mais contas a receber e cobrança. Meu cargo continua o mesmo na carteira, apenas subiu de faixa A para B = 60,00 de aumento + 8% que foi dissídio dado para todos o trabalhadores.

    Eu sei que por lei já devia ter mudado meu cargo na carteira desde o primeiro mes que assumi.Mas o chefe (dono da empresa) está me enrolando, se faz de desentendido, inclusive no mes que ele iria me mudar para o setor , a faxineira ouviu uma ligação dele com o contador sobre a mudança do cargo na carteira, Ele respondeu não quero mudar agora, só depois de tres meses, o contador alertou ele, disse que a funcionaria poderia mover uma ação trabalhista contra ele e ate´levar uma indenização de 20.000,00, mas ele não se importou com a resposta e continua me enrolando.

    Estou ralando com uma escrava, tem serviço para duas pessoas no setor (não consegui arrumar ninguem para ajudar devido o salario baixo).

    Hoje nem fui trabalhar, como devo proceder? Procuro o sindicato ou um advogado.

    Obrigada desde já.

    Mara

  • liliane ferreira says:
    oi,em março de 2004 eu comecei a trabalhar em uma determinada empresa,em dezembro do mesmo ano asinaram minha carteira,trabalhei até dezembro de 2009,o meu patrão mim demitiu,alegando quer ñ tinha mais condições de fica mais comigo,até hoje eu estou como se estivesse trabalhando porque minha carteira ñ foi dado baixa, nem tão pouco recebir NADA,sempre vou la na loja dele e ele sempre tem uma desculpa pra mi dar.EU sempre esperando por uma posição dele. O QUER EU POSSO FAZER?
  • claudiana says:
    trabalhei um ano em uma empresa e sai , nao recebe nada pois já ia entrar em outra. A outra só assinou minha carteira dois meses depois que eu entrei e agora será q tenho direito ao meu seguro que perdi da outra?
  • claudiana says:
    como é que pode esses patrões enrolar tanto a gente, geralmente quem enrola no emprego é que tem valor a gente q soa não ganha nada, a gente sai como ruim ainda.
  • claudiana says:
    acho que essa lei tem que mudar, qdo a gente pede conta por justa causa, o patrão magoa e humilha não somos obrigados a trabalhar sendo mal tratadados. Eu fui demais até chorei e pedi p me mandarem embora não quizeram sai, perdi meus direitos.
  • Alguém says:
    Bom dia! trabalho em uma empresa que o pgamento e sempre no 5 dia util, só que de 2 meses pra cá, não está acontecendo isso, hoje já são 13/07/2011 é até hoje a empresa não pagou a ninguém,
  • Cátia says:
    Nós os Portugueses andamos sempre a queixar das injustiças, onde vemos pessoas que teem mesmo necessidades de ajudas da segurança social e não as recebem quando vemos certas pessoas que o recebem porque estam na baixa ou sei lá onde estão inscritas. que ainda no tempo do PÃO DE AÇUCAR EM ALMADA QUE AGORA já é Jumbo vejam lá aos anos que ja não foi… A empregada do ex pao de açucar MARIA DA CONCEIÇãO MARTINS VALENTE , BENEFICIARIA DA SEGUANÇA SOCIAL 376426546 RESIDENTE DA RUA FERREIRA DE CASTRO NUMERO 7 , 2' ESQUERDO Paio pires. QUE Já tem tantos anos de casa no ex pao de açucar como os que estÁ sentada no Parque da seixeira a causar conflitos aos que lá passam .e esta a receber da baixa ou da segurança social onde A MARIA DA CONCEIÇAO MARTINS VALENTE nem vai trabalhar porque nao lhe apetece DEVERIAMOS FAZER O MESMO ,fazer escandalos para recebermos uma baixa eu tenho apenas 23 anos e ja trabalho a 6 anos, já trabalho mais do que aquela senhora a vida dela toda e nunca recebi uma baixa, e já estive doente como toda a agente mas se todos fossemos como certas pessoas estava tudo de baixa a senhora queixa se de uma perna e não pode trabalhar, quantAS PESSOAS não teem pernas ou braços e teem que ir trabalhar porque não recebem nada do estado e esta senhora queixa se de uma perna a 15 anos, ela é uma falsa já o dixe e volto a repetir quem tá doente nao faz escandalos na rua nem no posto medico..porque quem tá doente fica em causa ou está sossegada sem causar conflitos na rua. ha mais de 15 anos que esta senhora n mete o rabo no trabalho e tambem quem tem culpa é a sua médica de familia Rosa Rato que lhe dá os papeis para a baixa porque esta senhora quando entra no Posto médico do Seixal entra aos berros as enfermeiras e as pessoas que lá trabalham vao logo a correr para lhe atender com medo dos escandalos. Começo a pensar será que nós PORTUGUESES NÃO DEVERIAMOS FAZER ESCANDALOS para obtermos resultados.
  • Isabel Santos says:
    Eu venho por este meio denunciar uma situacao que se esta a passar ha volta de 20 anos,uma funcionaria do antigo Pao de Acucar de nome Maria da Conceicao Martins Valente,beneficiaria da seguranca Social n.376426546 ,residente na Rua Ferreira de Castro n.7-2.Esq.,Paio Pires. Passando a funcionaria do Jumbo no Colombo de Almada que se encontra de baixa ha mais de 20 anos a tirar trabalho a quem quer trabalhar ,eu ,ainda gostava de saber como se processa as coisas em Portugal,de facto houve se falar na Justica Portuguesa e lenta eu nao chamo lento no meu ver e lentssimo 20 anos de pessoas que que vao ao medico com ameacas no Posto Medico de Seixal a D. Teresa Rato que e a Medica de Familia da pessoa Maria da Conceicao Martins Valente.Gostava de ainda saber se de facto se Portugal esta mal eu acho que pessoas como essa pessoa e que levam Portugal ao fundo.Quando tantas pessoas querem trabalhar e dar produdividade ao Pais ,de facto e uma vergonha como se encontra situacoes destas.
  • paula says:
    bom trabalhei sem carteira assinada durante 7 meses e pedi demissão do emprego fiquei duas semanas trabalhando e depois sai tenho direito a receber alguma coisa ? gostaria de ter essa resposta
  • Iara says:
    Bom dia,eu gostaria de receber uma informação:Trabalhei durante 12 dias em uma empresa mas não gostei e recindi o contrato.Só que na recisão,o dia em que eu me demiti veio como falta,e minha recisão veio zerada por causa de uma multa que eles dizem que eu teria de pagar para eles.Todos os 517,00 reais que eu receberia ficaram com eles,quer dizer que eu trabalhei de graça todos esses dias.Por favor me ajudem.
  • eu says:
    trabalho a um ano e sete mese nna pousada apollo, em belo jardim. pe. trabalho vinte quatro horas e descanso vinte quatro. nao recebo extras e nem adicionais noturno. tenho que pagar minha refeicoes e meu transportee até agua de beber. é um salario minimo. ainda tem o desconto do inns e o sindicado que pago todos mes. por favor nos ajude estamos sendo escravizados e humilhados. ESSE MOTEL FICA NA ROV. PE 180 KM 25 ALTO LIMPO. BELO JARDIM PE. E PERTENCE A GIVALDO SEVERINO DOS SANTOS
  • euzinha (says) says:
    eu trabalhei numa empresa 8 meses, pq ela foi vendida meu ex patrao mi pagou o salario do mes dia 01/07 e disse que no dia 5 ele me ligaria pra pegar minha carteira de trb pra da baixa so que isso nao aconteceu ate hj, eu ligo pra ele nao atende agora nao concigo receber meu acerto nem arrumar outro emprego e nem receber o seguro pq ele n deu baixa na minha carteira oq eu faço?
  • handerson says:
    bom, trabalho a tres anos numa empresa de manutencao e algum tempo comecei a desconfiar das minhas horas extras feita; num dia eu trabalhei das 04:40 da manha ate as 17:00 horas da tarde quando fui assinar minha folha ponto, nesse dia tava como folga, nossa secretaria esta digitando as batidas do cracha pode isso?
  • rosa says:
    Prefiro que minha identidade seja preservada,a escola onde trabalho, deixou seus funcionários a ver navios nesse mês de julho. Em plenas ferias, os professores estavam esperando que a instituição pagasse o mês e mais as férias mais ela só pagou a metade do salário.As ferias estão acabando e não saimos para nenhum lugar mal deu para pagar a metade das dividas em compensação a diretora viajou com a familia. O nome da escola é Instituto Educacional Vera Lucia, situado em Belém do Pará no conjunto cordeiro de farias alameda 09, no bairro do tapanã, fone(91) 3248.52.27por favor peço que nos ajude.
  • maria says:
    meu marido trabalha em uma empresa de diadema e eles atrasam o pagamento não deposita o fundo de garantia a quase 1 ano atrasam o cvale transporte e o funcionário não pode reclamar e tambem não pagam o PL pasaticipação dos lucros desde do começo do ano ,oque posso fazer?
    maria
  • marcos says:
    a empresa etapa.vigilancia e seguraçaltda,nao está pagando as ferias quando apessoa entra de férias,só paga quando volta.
  • assuscena says:
    meu pai trabalhou 3 meses em uma empresa sem carteira assinada e ainda nao recebeu os salarios trabalhado o que posso fazer para que ele receba o atrasado ja que a empresa nao se enporta em assinar sua carteira e nem pagar o salario dele?
  • Antonio Ribeiro says:
    Jà enviei duas cartas, para o Sr. Heleno Firmino da Silva, ele e responsavel pelo encaminhamento das denuncias na cidade de Passa Quatro -Mg que fica na Rua Cônego Olavo numero 47 tel 35-33711269. vai fazer um ano em Setembro e nada. As denuncias são encaminhadas para Pouso Alegre. O que fazer?
  • neide says:
    O que podemos fazer quando seu encarregado é ignorante sempre , te trata mal não a mim , a todos ,não admite quando falta nem por motivo de médico , manda vc fazer várias coisas ao mesmo tempo e no final do dia diz que vc não fez nada , te ofende como cidadão . Isso é assédio moral?
  • ELIANDRO says:
    A empresa RADIO E TELEVISÃO FELUSP LTDA paga os funcionarios atraves de notas fiscais e reembolso de despesas alem de RPA's fraudadas.

    Acredito no Ministerio do trabalho.

  • ALGUEM says:
    MEU TIO TRABALHA em uma empresa de reciclagem,na rua ANTONIO JOSE DE ALMEIDA numero 194 no centro de GOVERNADOR VALADARES -MG (SO PAPEL) ELE tem 60 anos de idade e ALCOOLATRA E MOTORISTA DE UM CAMINHÃO,E TEM 4 ANOS que não ver ferias,GOSTARIA QUE FOSSEM FAZER UMA VISITA LA POIS NÃO E SO ELE HA VARIOS ,TRABALHA PORQUE PRECISA DO PAGAMENTO QUE VEM MAS O DIREITO DE DESCANSO NÃO TEM POR FAVOR OLHA POR ELES
  • celia says:
    ja trabalhei nesta empresa quatro meses e a vivi que e a dona me mandou embora em dezembro e me chamou de volta por que presizava e eu voltei nao tive problema nenhum antes agora fui caluniada fui chamada na sala e o emgenhero falo que as meninas da mesa rechamaram de mim e que as meninas da maquina falo que eu nao aceito ajuda e que eu vivo quebrando as maquinas telho quarenta e oito anos nao sou nehuma criansa para ficar de encrenquinha sei o que quero sou costureira oque eu fasso
  • Joao says:
    Eu Sou servente de pedreir.
    Construindo Um Predio de tres andar.
    Geraldo lazaro de Barros Construção Civil
    A empresa nao forneçe Equipamentos de seguranças
    Ex: Bota, luvas, oculos, Uniforme, Capacete etc…
  • brunomoura1 says:
    Trabalho em uma em uma empresa de Help Desk que tem um Plantão de 24 horas, explicando melhor de 09 às 18 hs, segunda a sábado funciona o escritorio, após o horario comercial funcionam os radio de plantão que possuem uma escala de uma semana com cada funcionario os que não estam de plantão não trabalham aos sabados e esses radios somos obrigados a atender a qualquer horario fora do horario comercial não ganhado nenhum tipo de adicional por este serviço. Como devo proceder?
  • CARLOS says:
    NAO QUERO MAIS TRABALHAR NA EMPRESA COMO FAZER PARA SAIR COM OS DIREITOS A MESMA NAO QUER ACORDO POIS TENHO 4ANOS DE FIRMA PRECISO DO DINHEIRO
  • laciery pereira melo says:
    Bom dia sou fuicionaria das lojas Renner S/A, e estou trabalhando lá a 1 ano e 8 meses,eu adoeci nesse fim de semana sabado e domingo…talvez tenha errado por não ter indo pegar atestado,mas o plano que temos demora muito o atendimento é um tal de medisessevesse,sendo que pelo que eu sei domingo é agordo ou repouso…eles podem me dá falta no domingo?????
  • lee says:
    como faço pra fazer denuncia de empresa clandestina que explora menores no trabalho? alguem por favor pode me ajudar?
  • madalena says:
    olá queria pedir p o dono da empreza de brinquedos imflaveis DIVERSOES MILLARES da cidade de eng coelho p contratar munitor de maior e nao crianças é criança olhando criança naqueles brinquedos perigosos se da um vento forte essas criança nao sabe o q fazer por favor me ajude a tantos casos de brinquedos q quebra e mata criança vooa pois é cheio de ar peço que coloque munitor responsaveis obrigada
  • vivi says:
    oi,trabalho em uma empresa a 10meses e sempre atrasa o pagamento ,só que agora tem 2meses de atraso,e fui pergunta porque nao me pagou , ela grita dizendo que eu tinha que entender ela,so que eu tenho contas pra pagor oque tenho que fazer
  • josé edson gomes says:
    -meu nome é josé edson gomes,eu estava com alguns problemas para resolver pessoais ,e não mas poderia ficar trabalhando,fui pedir para dona da empresa que trabalho, me colocar para fora da mesma e ela propria falor tudo bem,falor sobre meus direitos o que eu iria receber,só que no final de tudo isso ,ela mandou eu escrever uma carta explicando o motivo da minha saida,eu prontamente disse para ela que não iria fazer esta carta,mas ela me falou que era apenas uma carta de prache para ficar arquivado na minha pasta de rescisão,mais eu acho que ela estar querendo usar de mar fé o que faço.
  • maria says:
    trabalhei em uma empresa há 4 anos de caixa em pé,q eu saiba caixa ñ pode trabalhar em pé,por isso estou denunciando essa empresa irmãos tofani ,eles também não servem almoço e nem café. Santa Cruz
  • katia says:
    amigos do ministerio do trabalho!!!é urgente!!!!uma empresa em saquarema ou melhor um supermercado famoso de la da cidade!!!esta desrespeitando s funcionarios eles tirao do dinheiro que ele recebem descontam as horas e nao pagam a hora extra!!!e quando o funcionari deve hora ele tirao de todos os funcionarios .o dinheiro q eles recebem nao da p nado p que o mercado desconta as horas.!!!o supermercado é “”””supermercado “só oferta de bacaxá!!!eles nao estao corretos c os funcionarios!!!eles estao tirando do dinheiro dos funcionarios!!!é facil axar um funcionario que nao tenha sido descontado atoa!!!vejao isso c urgencia
  • catia says:
    a uma empresa em saquarema um famoso supermecado q esta descontando as horas do dinheiro dos funcionáris!!!pode isso descontar!!pagar hora extra noa pagao!!!mas descontar eles descontam!!!muuito!!!vejao isso urgente!!!! local da empresa!!! supermecado só ofertas de bacaxa rj
  • anonimo says:
    eu trabalhei numa empresa chamada MDM MARIA DE MINAS e la eles mandam voce pra lugares longe onde voce nem conhece e mandam voce se virar pra achar o lugar trabalhei uma vez fui mandada embora e voltei nao gostei do jeito qe a supervisora falou comigo e fiquei uns dias sem ir msm assim eles nao querem pagar os dias que trabalhei eles falaram que a empresa nao me deve nada ta certo isso ?
  • rosangela silva says:
    Presciso da ajuda de vcs meu ex marido esta sem pagar pensao a um bom tempo ele diz que nao esta trabalhando , eu entrei na justiça e o juiz estipulou meio salario minimo pra ele pagar , depois que ele estivesse trabalhando seria 3o por cento do valor do salario, ele diz que nao esta trabalhando mas comprou carro moveis e tudo mais. me ajudem como posso descobrir ja que ele nem emtra em contato .
  • RENATO ALVES BATISTA says:
    Eu Renato Alves Batista deficiente fisico venho fazer uma denuncia de Empresas de vigilacia elas tem preconceito de pessoas deficiente eu fiz o curso de vigilante na escola de seguraça hunter em 2000 não concigo emprego na aria porque sou deficiente eu sei que posso trabalhar como segurança minha deficiencia não atrapalha mas pode até ter a vaga la eles enventam qualquer coisa para não empregar um deficiente pesso para voces fiscalizar estas empresas de vigilacias principalmente a empresa auxiliar
  • v .a.s says:
    meu filho tem 16 anos,começou a trabalhar em escritorio de contabilidade como ofice-boy,quando foi contratado, o dono do escritorio, disse que ele iria fazer uma esperiencia de 3 meses e que depois iria registrar,ele no programa jovem aprendiz. dia 17/08 vai fazer 5 meses,e ´meu filho ainda não foi registrado,ele trabalha o dia inteiro ,no sol ,e quando chove tem que sair na chuva, esta recebendo só meio salario,acho que ele esta sendo explorado, quais são os direitos do meu filho? gostaria muito de uma possição pra saber qual é a melhor maneira de resolver isso. aguardo
  • eu says:
    trabalho em loja, empresa times e torcidas e nois vendedores estamos ganhando so o que agente vende. O patrão não quer pagar o piso salarial não estamos aguentando isso. é um abuso !
  • klebsom says:
    eu recebir supensão de 3 dias por não trabalhar o sabado qual é a providencia correta q posso tomar e tenho direito de recorrer na justiça o salario é 545 reais e 55 reais a mais q o patrão diz q é as horas extras a carga horaria é de 7:30 as 12:00 e de 13:30 as 17:30 de segunda a sexta e os sabados da 7:30 as 12:30 e de vez enquando os sabados é de 7:30 AS 18:00
  • juliana says:
    gostaria de saber se é certo trabalha feriado dia 15/08 e a empresa quer que todo mundo trabalhe
  • antonio says:
    antonio a enpreza que eu trabalho não da a seguransa adequada o predio tem quatro andares e não tem bandeija a varanda dus apartamentos não ten grade de seguransa entre muitas outras coisas ja enformamas ao sindicato e eles não tomarao providensia no asunto espero que não vanha a oucorre o que oucorel na construção em salvador no dia 09/08/2011.o endereso da enpreza é estrada do coco k/10 condominio parque da aldeia . o nome da enpreza . L R L construção L T D A

  • Marcio L. A. Almeida says:
    Trabalhei num depósito de bebidas por 7 meses, e até hoje não deram meus direitos, ou seja não trabalhei de carteira assinada, vai fazer um ano e eles estão me enrolando para me indenizar. O que devo fazer? Tenho ainda direito para receber alguma coisa?
  • Vilma A. Almeida says:
    Trabalho num depósito de bebidas, não assinam minha carteira, não pagaram minhas férias, nem meu 13°, já estou à 1 ano e gostaria de saber como resgatar meus direitos?
  • claitom says:
    trabalho na frigorifico marba em sao bernardo do campo eu e outros colegas sem a carteira assinada
    ajuda nois air por favor sem a carteira assinada nao da ne manda 1 fiscal la
  • maria says:
    trabalho em uma empresa que sou caixa e trabalho em pé 10 horas por dia sei q isso ñ é certo,eu sei que caixa tem que trabalhar sentada.Como pode me ajudar
  • Elizangela says:
    Trabalho em uma empreiteira que fornece serviços à uma empresa que fornece energia elétrica, essa empreiteira trata os funcionários alojados como no tempo dos escravos, os funcionários não tem água pra fazer comida, utilizar banheiro para higiene pessoal e uso cotidiano, não temos nem água pra beber. Aumento de salário de acordo com cada categoria nem pensar, vivemos trabalhando sobre pressão de produção, e temos de nos conformar com as condições sub-humanas de alojados.
  • MARIA IVANEIDE says:
    PRECISO FAZER UMA DENUNCIA SERIA MEU PATRAO NAO ASSINA CARTEIRA DE NENHUM FONCIONARIO, 10 HORAS DE TRABALHO E COMO FICA??
  • lica says:
    olá trabalho como auxiliar de enfermagen em um empresa de medicina do trabalho mas não tenho vale transporte cesta nd só o salario do mes diminuirão o horario de almoço e ainda estão exigindo que de treinamento de primeiros socorros sem mais nd a apagar quais são os meus direitos e auxiliar de enfermagrm pode dar treinamentos?
  • auguém says:
    oi trabalho em uma confequição chamada rca lingerie que fica na rua 3 quintinocunha, onde nem todos os auxiliares tem direito a uma cadeira p centar,e como se não bastase uns terem mais direito que os outros.além de passarmo o dia inteiro trabalhando ,no fim do expediente depois que todos vão enbora , temos que varre o salão como se nos fossemos zeladores e não auxiliares,isso além de intimidar e umilhar os fucionarios quando decidem falar e lutar pelos seus direitos.nós já não aguentamos mas essa situação por isso eu pesso que, venham nos visitar o mas rapido que puderem.
  • alguem says:
    bom dia,olha eu trabalho en uma usina e aqui tem trator sem gabina pela a lei noa poder mais nunca vei uma pesçao do ministerio do trabalho aqui no campo de trabalho,pq isso, acabou a lei ou esqueceu do tratorista en,sim nois nao trabalha debaixo de chuva nois toma uma divertecio sim mois trabalh o q nois ganha nao dar pra conpra os remedio cade o ministerio do trabalho nao ponde fazer nanda,o sinicato daqui ja nao fais mais nada mim paresçe q esta sendo pago pela a usina,,,,,,,,,, sim realmente o ministerio do trabalhador olha essas coisa espero uma resposta ugente usina ester fica en cosmopolis sp perto de campinas sim vcs nao ponder vin mim envia em uma resposta obrig
  • MARIVALDA says:
    Marivalda trabalhei em uma empresa durante um ano e oito meses como servente de limpeza.
    fui demitida sem justa causa um mes ja se passaram e nao consigo dar entrada no seguro desemprego nem fgts pois a empresa nao cadastrou meu pís e ainda colocarom meu nome de soltera no entanto sou casada no siviu desde 2000 RG estar com nome de casada por diversas vezes estive na empresa em que trabalhei e nin guem resolve nada ja fui diversas vezes na caixa
    e fui informada que so a empresa pode colocar meu nome certo e me cadrastar meu pís so que resolvir ir ate a matris RH e la fiquei sabendo que a empresa nao tem nada a ver mais com minha situaçao e que e a caixa enconomica que tem que colocar meu nome de casada,a caixa me dís uma coisa e RH ME dís outra,o que faço pois me encontro em desepero e ninguem dar uma soluçao da qui uns dia ira fazer dois meses que fui demitida me manda entrgar RDT,E TAMBEM DCT,QUE OBRIGAÇAO DA EMPRESA,E FALA QUE JA ME CADASTROU MEU PÍS QUANDO VOU A CAIXA FICO SABENDO QUE NAO FUI CADRASTADA,EU NAO TENHO DE ONDE TIRAR PRA FICAR PRA LÁ E PRA CÁ
  • Ronaldo F . de Sousa says:
    Eu tenho uma amiga que trabalha em um posto de gasolina . Em Paracuru -ce Av. Antonio Sales , Posto Atlântico BR e ela não tem férias, não tem carteira acinada, trabalha 16 horas para folgar um dia e não recebe horas extras e os outros funcionários que são carteira acinada não recebe abono , não tem nada depositado em fundo de garantia , são obrigados a vender as férias etc. Só que eles fazem isso porque não tem fiscalização do ministério .
  • ninha says:
    preciso de ajuda, fui acusada de roubo antes do espedienteterminar, fui ofendida me chamaram de ladra, trabalhei 2 meses sem carteira assinada, foi muito umilhante todos la nao possuem carteira assinada. quero denunciar aquela empresa.
  • flaviane says:
    trabalho em uma malharia em juiz de fora chada fibratex,não temos horario de café,nem de manha e nem a parte da tarde,tomamos café trabalhando não temos nem quinze minutos do café.gostaria de saber se isso é justo pois todo mundo que conheço disse que é obrigatorio ter os minutos do café…aguardo resposta,,abraços…..
  • Anonimus says:
    Existe uma empraza de linhas aéreas em Belém do Pará que não paga seus funcionários já a 4 meses e só esta esperando a hora certa para decretar falência
    Já esta correndo ate mesmo boatos em suas respectivas bases que a mesma já esta ate mesmo vendendo uma de suas aeronaves
    Como posso fazer para denuncia La anonimamente antes que não aja, mas nada para nos garantir que nossos direitos sejam assegurados?
  • descontente says:
    será possivel que nos dias de hoje o restaurante CARLUZ situado na praia da cova gala,ele empresario não fáz qualquer desconto para a segurança social dos empregados
  • marcos a.lopes says:
    gostaria de tornar público que o hospital batista memorial está atrazando os salarios de seus funcionário em geral ´salário, há 5 meses de atrasos , inss e o fgts há mais de 12 anos não depositam nas contas de seus funcionários. já levei o caso a drt e a procuradoria do trabalho e até hoje o hospital batista memorial não ainda não foi chamado para as conversas com esse orgaos.
    porque o ministerio do trabalho não faz uma investigação neste hospital batista memorial para provar tudo o que eu estou falando. trabalho neste hospital há desesete anos e sempre foi assim. se sai de ferias o funcionario não recebe as ferias e quado volta só recebe as ferias e não o salário e as ferias como deve ser por parte desses empresários que não fazen. meum endereço é av: emilia gonçalves 664 bairro qintino cunha em fortaleza ceará. meu telefone é 085-8620-15-67
  • joselanio anastecio da silva says:
    ola na miha cidade Riachõa do bacamarte

    paraiba pb estõa construindo uma escola com verbas federais e os fusionario da construtora

    estão des do insio candestino trocando de fusionario prá não pagar inpostos do fusionario

    junto com a prefeitura municipal

    e serto ou não nos ajude por favor

    RUA CINDOUFO NUNES S/N RIACHÃO DO BACAMARTE – PB CEP 58382000

  • caio says:
    a emprersa eucatur, naum paga as folgas, e nem os domingos , e estão
    dando folgs pela metadde, ou seja vc chega de viagem no dia que esta
    de folga, sem contar que passamos até 3 meses sem folgar no domingo
    isso é certo?
  • emanuella says:
    trabalhei num empresa por quase dois anos,recebendo apenas 200reais.sem carteira assinada.outra empresa arredou,não pagaram nossos direito,como deveria.o que eu posso fazer para entrar com um processo?e ate agora a outra empresa tambem não assinou a carteira.emanuella
  • junio says:
    todos os comerciates abrem o comercio nos dia feriado naciona,cade a ficalizacão, 07 de setembro 2011 vai cer aberto em cachoeirinha-pe,estou esperando a ficalizacão.
  • funcionario says:
    trabalho como cobrador de onibus na empresa auto viação merces la eles dão advertencia e gancho ou seja suspensão do funcionário por tres dias ou mais o problema é que estas ad-vertencias ou ganchos são dadas por qualquer motivo e o funcionário acaba tendo o seu salário reduzido por normas que eu acho irregulares se puderem dar uma fiscalizada nessa empresa eu e muitos outros funcionários agradecem pois acho que tanto eu como os outros funcionários já estamos cansados de ser lesados
  • todos os cobradores says:
    A empresa auto viaçãO MERCES em curitiba no bairro merces esta se utilizando de algumas regras injustas para dar advertencia e gancho para seus cobradores de onibus por se falta 50 centavos um real ou dois reais o cobrador repõe o dinheiro mas mesmo assim é obrigado a assinar advertencia e se fos reicidente mesmo pagando os valores ainda leva suspensão do trabalho em muitos casos de tres a oito dias os quais vem descontado do seu salario gostaria que alguem verificasse pois depoi de algumas suspenções o cobrador é mandado embora por justa causa será que isso é certo.

  • anonimo says:
    ola! trabalho em uma empresa de materiais de construcao e meu patrao se nega de me entregar o contra cheque, gostaria de saber se isto esta correto?que providencias tenho que tomar?
  • balconista says:
    ola!trabalho em loja de materiais de construcao,porem meu patrao me nega a entregar o contra cheque isto esta certo?alem de nos obrigar a fazer hora extra em outro cnpj pois ele tem duas firmas de horarios distintos !
  • valdene rodrigues says:
    trabalho no consorcio mendes junior-mpe-sog,ue dei um atestado medico e ele foi rejeitado o que devo fazer
  • Ubirajara Floriano de Araújo says:
    Trabalho numa Empresa de portaria,mais ultimamente estamos sendo forçados a exercer a funçaãode Vigilante,correndo risco de levar tiro na rua óntem fui suspenso porque me recusei trabalhar na rua a noite, e além disso em pé. Perdi o dia e vou perder o meu vale alimentação e refeição.Essa Empresa é a Full Gestão Total de Serviços, que ficana Rua Dom José Gaspar número 134 no oitavo andar,no Centro de São Paulo. sem mais Ubirajara Floriano de Araújo.
  • kelles custodio says:
    Eu kelles trabalhei no ano passado na styllus noivas& eventos do rio de janeiro situada na rua texeira de castro.por motivo que não tenho conhecimento não tirei o meu pís segundo consta meu nome não se encontra em uma tal rais acaso eu tenho culpa disso sou eu a empregada que terei função de empregador? estou muito revoltada com essa situação. Um direito meu tirado de mim por culpas que não tenho. Peço que vejam essa situação pois trabalhei até o dia 05/03/2010.
  • kelles says:
    por motivo que desconheço não recebi meu pís , segundo consta é que meu nome não costa em uma tal rais acaso tenho eu culpa que isso aconteça? acaso teremos nós os trabalhadores função de empregador. eu trabalhei até o dia 05/03/2010, na loja styllus noivas& eventos no Rio de Janeiro na av. texeira de castro, estou muito revostada com esse acontecimento é um direito meu negado.
  • daniel says:
    olaá´,boa noite como faço pra deninciar o meu patrao preciso de um telefone]ou endereço mais nao posso ir aii pessoalmente, porque,nao tenho hora de almoço,nao tem,agua nao tem cafe nao tem nada so tem trabalho de 7;30 as 8;40 ,9;50 em fim nao tem hora pra largar tem rato na fabrica de salgado finos e um horror haa e nao assina carteira la nao e legalizado o patrao faiz oque quer uma vez bateu a fiscalizaçao la e ele disse que erra uma casa de familia uma rezidencia nao erra fabrica
  • ellysama says:
    trabalho a 3 anos sem careteia registrada sem ferias e recebo o 13°
    meu horario e de 7has19h não recebo horario extra,nem feriados,
    sou balconita,atendente,secretaria, ainda tenho que prestar serviço do banco popular e não ganho nada a mas com isso.isso é certo?
  • sidervan de oiveira says:
    ola trabalho na enpresa vale do rio novo a tres anos e eu estava em uma equipe mt boa pois fui transferido e me deparei com um um absurdo d coisas erradas pois nessa outra equipe quase todo mundo usa droga pois nao consigo ficar um minuto dentro do alojamento pois se eu ficar vou estar me drogando tbm entao vcs q sao a nossa sauvaçao nao me nos deixe nessa situacao pois estamos sendo vitima dessa enpresa que nao faz nada para conbater as drogas m ajude estamos em jundia na rodovia aianguera trabalhamos a noite
  • joão says:
    somos mais de 1500 fucionarios com o mesmo registro em carteira, todos como serviços gerais.a firma é uma metalúrgica,a maior da américa latina.a muitos tipos de profissão dentro da firma ,soldador,montador,cromagem,zincador,torneiros,etc…mas todos tem o mesmo registro s.gerais,e os salários tambem são todos iguais 890.00.a sede do nossso sindicato mais próximo fica em santo antonio da platina,eles vem aqui de vez en quando,mas não fazen nada por nós,tambem precisam ser envestigados.nossa refeicão tambem é uma porcaria.as horas extras eles ñ deixam bater os cartão,é marcado só no caderno dos encarregados.estamos abandonados aqui,por favor nos ajude,isso tem que acabar,ja faz mais de 18 anos que eles nos exploram,e quen fala que vai denunciar eles é mandado embora.vou ficar esperando e torcendo que vcs nos ajude.obrigado.siqueira campos pr.23/09/11
  • Tania mara says:
    gostaria que o ministerio do trabalho visitasse a empresa sa cavalcante, pois os trabalhadores trabalham em condições precaria, inclusiva sem nenhuma segurança, porque não permitem a atuação da segurança do traballho, colocando a vida do trabalhador em reisco.
  • maura nunes carvalho says:
    trabalhei na rua brejo alegre 396 5 meses q mim pareseram 5 anos pois era muito mal tratada e sem registro na carteira era uma casa q era pra 3 fucionarias e ela mim obrigava a fazer todo o serviço só gostaria de saber quais sao os meus direitos?
  • Marcio Pereira says:
    temho colegas colaboraderes de um empresa, que trabalhão na mesma função mas com valores de horas de renumeração diferentes,é inlegal
  • VELHO says:
    Sou cliente de uma lavagem de carro aonde tem menores trabalhando sem registro em carteira proficional , sem alvara , sem licença ambiental , sem nota fiscal , … LAVAGEM MARUJO, rua Domingos Martins, 222, centro CANOAS RS
  • escravo says:
    Sou funcionario publico 12×36 fazemos horario corrido sem hora de almoço,e não temos 2 folgas do mes que é um direito nosso eu trabalho na area da saúde. Sou concursada quando assinei era 40 horas
  • Gosimar says:
    No Le Parc a cirela mado a empeteira embora edisse que ia pagar os tempo do fucionario que estava sem carteira assinada ja tem mais de um mes agora ela dise que nao vai pagar eu gostaria que o drt tomase uma providencia porque o sinicato sabe e nao faz nada.
  • Aline says:
    Estou grávida de 6 meses, trabalho das 10h da manhã as 23 hs da noite!
    Meu salário fixo é de R$815,00 e 1% das vendas feitas por mim… mas no mês de dezembro, ele retira meu salário fixo e me paga SOMENTE comissão!
    Além de NÃOO pagar hora extra e nem vale transporte, muito menos refeição…
  • Luciana says:
    Sou cliente assídua dos supermercados da Rede EXTRA, e fique indignada com a situação dos funcionários da filial de Ribeirão Pires – SP……os funcionários fazem revezamento de cadeiras, pois não as tem para sentar…tentaram disfarçar para que eu não percebesse a situação, mas fiquei incomodada ao ver uma funcionária pedir a cadeira emprestada da colega ao lado, pois estava cansada de ficar em pé.

    Pelo que percebi a funcionária estava trabalhando em pé… por muito tempo…..por falta de cadeira !! Lamentável o fato….eu como cliente senti-me muito mal.

    Espero voltar ao supermercado e não ver novamente esta cena lamentável !!!!

  • renata says:
    quero ajudar sobre a empreza que trabalho e personal care de remoçao so pagara salario atrasado e nao apagou o 10 terceiro ate agora dia 02 de janeiro de 2012 o que faço nos funcionarios nao aguentamos mais
  • dinha says:
    trabalho numa fabrica onde mexemos com colas e solventes com cheiro forte e contato com a pele. fiquei sabendo que temos direito ao salario salubridade, mas nunca recebemos , o que fazer?
  • claudia says:
    boa tarde.

    trabalho num empresa,eles gostam de sacanear os funcionarios. trocas as folgas em cima da hora e coloca o dia que eles querem,obrigam a trabalhar feriados e não pagam ,não temos horarios de almoço,cliente não pagam as comandas eles descontam dos funcionarios e varias outras coisa erradas.gostaria que enviassem um fiscal.O nome dessa empresa é parada modelo alimentos ltda,rua edgard barbosa 2070 parada modelo,Guapimirim RJ.

  • claudia says:
    trabalho num numa empresa ele estao querendo que eu peça conta,ou estao querendo me da um a justa causa ,para não pagar meus direitos. faltei no feriado ele me deu suspensão de 5 dias ,fora que ele não paga feriados e varias outras coisa. eles podem me da suspensão já que foi feriado?
  • algém says:
    o mercadinho ki economia situado na expedicionario francisco vitoriano no bairro do ibura teve como seu antigo dono edson pereira e agora como nova propietaria maria suelyambos donos de varios imoveis demitiu varios funcionarios quando no nome de srºedson pois o mesmo sonego emposto por varios anos para naõ perde o patrimonio abriu falencia para assin oassar pro nome de sua esposa maria suely hoje propietaria do estabelecimento que antes tinha o nome de mercadinho da economia agora sendo mercadinho ki economia vindo assin faser acordo com os fucionarios deixando eles sem qualquer alternativa ou seja ou aceita as condições ou eraõ postos pra fora eles eraõ demitidos e perderiaõ os seguro desemprego e as carteira seria re assinada no nome de sua esposa e logo depois quando saiu o decimo ela naõ pagou a todos os fucionario as duas parcela alegando que so teria direito os fucionarios que tivessem mais de um ano de carteira assinada pedimos providências afinal direito dos trabaladores ter todos os direitoa legalizados
  • jessica says:
    trabalho no meu serviço a seis anos meu patrão sempre me prometeu assinar minha carteira e ate hoje nada peço que alguem venha fiscalizar

    av americo vespucio cabral n 54 viamao rs grata

  • Edson says:
    trabalho numa empresa chamada CAMARGO CORREIA como motorista , no consorcio etanol na obra que levará o alcool combustivel de Paulinia sp para Brasilia ,quero saber porque tem motoristas que recebem o tickets alimentacao no valor de 900 reais e tem alojamento que a empresa que mencionei paga ;E outros motoristas como eu nao recebem quando entrei nesta empresa exigiram que eu morasse em Artur Nogueira SP onde moro realmente ,mas agora querem que mude pra Leme SP e não vão dar alojamento e nem dar o tíckets alimentacao oque devo fazer?
  • Amanda says:
    Trabalho em uma empresa em que o expediente são 6 horas com 15 min para um lanche. Existe 2 expedientes de 9:00 às 15:00 e 15:00 às 21:00 porém quando a demanda está grande (trabalhamos com atendimento) há necessidade de "dobrar" ou seja trabalhar 2 expedientes o problema é que mesmo ainda assim temos 15 min de lanche em um expediente e 15 min de lanche em outro.Com freqüencia isso acontece e quando temos que dobrar sempre o fazemos 3 ou 4 vezes seguidas, por exemplo: segunda, terça, quarta e quinta- feira o qu acaba ficado muito "pesado" as horas exras são pagas porém fico pensando quem trabalha 8 horas tem direito à 2 horas de almoço nesses dias de dobrar trablhamos 12 horas e temos apenas 30 min para um lanche, 15 min em cada turno.Dentre outras irregulariades essa é a pior..
  • Amanda says:
    esqueci de mencionar que quando "dobramos" a alimetação sai do nosso bolso eles não dão vale alimentação referete aos dias "normais" nem uma ajuda para passar os dias que dobramos é quase pagar pra trabalhar. Isso é revoltante por que é uma empresa de certa forma grande aqui em minha cidade e os funcionários são muito insatisfeitos.
  • rosemineira says:
    Trabalhei na empresa WJ CAMISARIA por 6 dias ,quando fui chamada em outra empresa melhor e que paga mais ,Resolvi sair da Wj Camisaria e ficar com a proposta da outra empresa.
    Agora liguei pra mesma para que me paguem os dias trabalhados e fui informada que nao tenho direito a esses dias pq eles nao tem meu registro na firma .
    Como devo preceder se tiver o direito de reaver esse valor dos dias trabalhados.?
    Desde ja agradeço.
  • Ana says:
    Olá. Trabalhei em uma determinada empresa durante um periodo de 1 ano e 1 mes. quando completei um ano, o RH creditou minhas férias, porém a mesma estava programada para 3 meses depois onde já havia uma viagem marcada. Em "acordo"com a empresa, trabalhei no período de férias 18 dias e pedi demissao. fui informada que receberia o valor trabalhado nas férias, porém nao recebi nada. Gostaria de saber como devo proceder. Obrigada.
  • etiene says:
    a empresa em que trabalho fica em salvador e esta com 10 funcionarios porem só estão cadastrados 6 o restante esta recebendo seguro desemprego , isso é um roubo desde quando eles estão trabalhando , o seguro desemprego é para as pessoas que estão desempregadas , por favor tomem uma atitude
  • Natalia says:
    Trabalho em um escritorio de Direito a 5 anos e o que vejo realmente é o abuso de trabalhadores que em sua maioria não tem motivos para acionar a justiça trabalhista mais o fazem apenas para "tirar" mais dinheiro de seus patrões.Se a Lei trabalhista não for revista imediatamente muito em breve havera um caos em muitas empresas,pois muitas já não sabem mais como se sercarem para que os empregados não abusem tanto em relação a seus direitos.
  • lea says:
    trabalho na DASA que é tida como a QUARTA EMPRESA NO RAMO DE MEDICINA DIAGNOSTICA
    fui contratada para trabalhar no call center por 6.20h mas agora no mes de janeiro a escala veio com 7.20h eu quero saber ,se eles tem o direito de fazer isso, isto é mudar ou aumentar o nosso horario
    sem nos consultar ou também o pagamento de horas extras. gostaria de receber uma resposta do ministerio do trabalho para saber dos direitos que temos , ou será que é assim mesmo,as empresas fazem o que bem entendem?
    aguardo ansiosa pela resposta
    OBRIGADA….
  • patricia says:
    trabalho ha um ano numa loja de chineses e ainda não fizeram contrato , ainda por cima não querem me dar ferias , pedi uma semana de descanso e dizeram que não , não quero fazer denuncia porque não quero perder o emprego e ser perjudicada
  • NATHALIA says:
    TRABALHO NA RICARDO ELETRO NO CENTRO DE RIO DAS OSTRAS /RJ, A LOJA INAUGUROU DIA 24/11/2011 HJ SÃO 11/01/2012 E SÓ TIVE 2 FOLGAS, DO DIA 25/12 E DO DIA 01/01, NO MAIS, TRABALHO DOBRANDO DAS 08:30 DA MANHA ATÉ 22:00, 23:00H, EM MÉDIA FAÇO DE 12 A 15 HORAS POR DIA DE TRABALLHO EM PÉ, O QUADRO COMEÇOU COM 23 FUNCIONÁRIOS E HJ SE RESUME A 8, NÃO TEMOS PAPEL HIGIÊNICO NO BANHEIRO E SÓ TEMOS ÁGUA PQ UM FUNCIONARIO COMPROU DO PRÓPRIO BOLSO UMA TORNEIRA COM SAIDA PARA FILTRO, PQ TINHAMOS QUE COMPRAR ÁGUA PARA AGUENTAR O CALOR, POIS A LJ TEM AR CONDICIONADO MAIS SÓ LIGA UM AR PARA OS GERENTES(JACEILDA E FLÁVIO) DA LOJA, COM CLIENTES E VENDEDORES É UM FORNO, AONDE MUITOS JÁ CHEGARAM A DESMAIAR.
    É SR RICARDO NUNES, VC É MUITO BOM NO LUCIANO HUCK, PQ PARA SEUS FUNCIONÁRIOS ….SÓ DEUS POR NÓS!!!
    OBS. MUITOS AINDA ESTÃO SEM CARTEIRA OU CONTRATO ASSINADO.
  • joel says:
    trabalho na leroy merlyn contagem belo horizonte a 10 anos.
    a leroy merlyn contagem utiliza o sistema de segurança para filmar os funcionarios e verificar aqueles que estao trabalhando utilizam as filmagem para apresentar em reuniao e chamar a atenção dos funcionários gerando também constrangimento. fis uma filmagem da reunião como prova. agora eu e mais de 50 funcionários procura ajuda para saber se e legal esse tipo de monitoramento por parte da empresa.
  • CANSADO says:
    TRABALHO EM UMA LOJA DE MATERIAS DE CONSTRUÇAO,MEU CHEFE NEGA DE NOS ENTREGAR O CONTRACHEQUE ISTO ESTA CERTO?ALEM DE TRABALHARMOS NOSA SABADOS ATARDE SEM REMUNERAÇAO E EM OUTRO CNPJ POIS ELE POSSUI DUAS FIRMAS!!NA MINHA CARTEIRA DE TRABALHO ESTA REGISTRADA COMO OFFICE BOY SENDO QUE ATENDO TEMPO INTEGRAL DE BALCONISTA NOVE HORAS E MEIA POR DIA
    .
  • giselia da silva says:
    oi trabalho numa empresa onde o salario esta atrasado a 10dias,oque faço?
    tenho direito a multa.
  • Neto says:
    Tenho uma amiga que trabalha em uma empresa de bolos e salgados, só que não é de carteira assinada. Diante dessas circunstâncias, ela pergunta se tém algum direito quando sair dessa empresa, já que trabalha à quase três anos na mesma.
  • anonimato says:
    trabalho em uma empresa em marica rj palacio das madeiras la tem uma media de 20 funcionarios sendo 80% sem carteira assinada tem ajudante de caminhao registrado como auxiliar de serviços gerais com o salario 443,00 e motorista assinado com menos de 700,00 na carteira ja conversamos com o proprietario e ele nao quer atualizar nossas carteiras (rod amaral peixoto km 16 marica )
  • jessica says:
    sou jovem aprendiz e estou gravida, e fui demitida no dia 20/01/2012 e o meu contrato so acaba no dia 13/05/2012. o que posso fazer? eles estão sertos em mim demiti? a quem recorre? preciso de ajuda
    • sofia says:
      Penso que nao estao certos em demiti la. Mas tem que ver se no contrato nao tem nenhuma clausula que ponha isso em causa. aconselho a ir ao tribunal do trabalho da sua zona ou a segurança socil para obter algum esclarecimento!!!
  • MARIO says:
    trabalho na empresa eles humilha funcionario nois trabalha mais 10 horas por dia os homens é obrigado a descarrega contene todos os dia,eles mandaram uma menina gravida embora pq engravido na experiencia,eles contrata funcionario de menos pra assumi loja dele,varios funcionario com mais 3 feria vencida,maltratar os cliente e grita com funcionario no meio da loja.não que da notal fiscal cheia pro cliente
  • Divino says:
    Trabalho em uma empresa que todos os chefes de supervisores a diretor tratam os empregados como se fosse lixo, gritam, ameaçam, xingam, é uma rotatividade só.
    Como o Ministerio do trabalho pode verificar esta denuncia.
  • M. AURELIO says:
    Quero denunciar o Assaí Supermercados da Av. Bezerra de Menezesde Fortaleza-CE por exploração aos funcionários do fechamento que saem fora de hora e ainda tem que pagar condução de seus bolsos ou pegar corujão no terminal, numa dessas um funcionário da PREVENÇÃO DE PERDAS foi abordado com um punhal em assalto onde levaram todos os seus pertences, e quase foi morto em plena madrugada vindo do Assaí , gostaria de denuciar pra que sejam tomadas as devidas providencias antes que aconteça coisa pior , pois a empresa quer o serviço mas não está dando suporte necessário aos funcionarios.
  • willer says:
    Minha irmã trabalha numa empresa que não paga fgts e inss e cobra na folha e tem atrazado pagamento até dia 23 e uma funcionária foi reclamar e foi agredida verbalmente. Sou da cidade de Mar de Espanha MG . O que eles da empresa devem fazer???
  • lindomar says:
    Eu trabalho numa empresa da cosntrução sivil blokos engenharia no espirito santo a 5 anos todas vez que ele coloca os fucionarios de ferias demora ate 2 meses para pagar
  • rose says:
    trabalho em uma empresa onde temos que pagar para ter aceso ao nosso contra cheque, tambem gostaria de enformar que fazemos 12 hora e so temos 1 hora de almoço, e não podemos nem se quer reclamar, gostaria de saber se isso é correto, a empresa é a BBC por favor mim respoda por favor.
  • KDF says:
    Ola.
    trabalhei em uma empresas de custura de jeans, onde o bebedouro é uma geladeira velha suja e a água fica dentro de uma tanbor grande adaptado dentro da mesma , banheiros sujos nojentos, sem contar que as pessoas que la trabalham são quase que obrigados a fazerem horas extras, e não bastando incluindo mesnores e pessoas sem registro a mais de meses. Ainda pelo fato de eu me recusar a fazer horas extras no domingo sem a remuneração adequada foi transferida para outra maquina sem ao menos ser comunicada , so fiquei a par da situação pelo fato de eu ter notado algo estranho e tomado frente de ir falar com minha ex – chefe. Terra rica no paraná
  • erica lourenço alves says:
    Trabalho em uma empresa , onde eles estão obrigando nos os funcionarios a trabalhar , nao mandam ninguem embora e agora nao estao aceitando a pedir as contas . O mais absurdo que eles ainda debocham de nos funcionarios .
  • narcelio says:
    eu trabalho na SOTINTAS e não uso material de segurança ( mascara luvas e oculos) e quando perço recebo uma broca
  • sidnei laguna says:
    A Usina Santa Rita Passa Quatro espera vc fazer a inspecao e depois volta toda as irregularidades de novo, ate chegou morrer uma pessoa dentro da ambulancia,meu encarregado o sr Ithamar Custodio de Moraes ameaca a gente falando se nao trabalhar com a ambulancia ele manda embora
  • adeilton says:
    A empresa comandos eletricos com endereço na rua voluntários da Pátria s/n.Vem lesando os funcionarios, sem pagar as horas extras e adcional noturno, e periculosidade.o dono da empresa é Antonio Sergio Simoes. Espero uma investigação do Ministerio do Trabalho junto ao DRT/BA
  • celso miranda says:
    como denunciar um restaurante que não registra funcionario fica na rua sobralia 95 altura da av nossa senhora de sabara 2000 fiscal urgente grato.
  • JASMINE says:
    O SERVIÇO DA CARTEIRA DE TRABALHO ESTÁ PÉSSIMO, O CLIENTE FICA ESPERANDO CA ENTREGA DA CTPS E ELE FALAM QUE SISTEMA ESTÁ FORA DO AR , E FICAM BATENDO PAPO , A RESPOSTA É QUE ESTÁ EM PROCESSO DE TRANSIÇÃO QUERO SABER ATÉ QD VAI CONTINUAR ESSE MAL SERVIÇO
  • pesso ecaresidamente que vc posa nos ajudar pois estamos trabalhado entre 12 e 16 horas por dia e não temos o domingo de folga ale do mais eli não repaça us 10% que ous clietes pagão pra gente obrigado
  • antonio celso de s oliveira says:
    olá gostaria de saber uma coisa eu trabalhava de motorista em uma empresa e fui demitido sem justa causa e me mandaram ir para a justiça eu fui e claro mas não deram baixa na minha carteira de trabalho e estou com uma proposta de tranalho queria saber se posso assinar minha carteira de novo assim mesmo e se eu perco o meu seguro desemprego ou posso receber mesmo assinando a carteira de novo enquanto estou na justiça
  • JANE MARTINS says:
    Boa Tarde.
    Preciso saber se faltando 1 ano e 7 meses para aposentadoria, a empresa pode demitir? Fui demitida dia 23/02/12, depois de 22 anos de empresa, sem receber nenhuma explicação, posso entrar na justiça contra a empresa, já que além do horario normal eu ainda fazia serviços em casa, com ferramentas manuais, qua ainda estão em meu poder, eu não devolvi a eles? no aguardo de uma resposta para eu poder agir em meu favor.

    muito obrigado..
    Jane

  • maria de souza santos says:
    como posso fazer p pedir ao fiscal para ir da uma fiscalizada na empresa onde trabalho?q sonega imposto de renda?
  • sheila silva de seixas says:
    Boa noite meu pai trabalha em uma empresa de onibus Novo horizonte os funcioinarios são obrigados trabalhar 15 dias sem folgar,e fazer hora extras e não recebem por isso,pois e um absurdo.Como faço para que isso não aconteça mais.
  • patricia says:
    estou gravida e meu marido foi mandado embora sem justa causa gostaria de saber o qu podemos fazer em relação a empresa
  • Leonardo Leão says:
    Boa noite, trabalho em uma empresa quase 08 anos, a partir do 03 ano o proprietário falou em assinar nossa carteira, apos 07 anos a proprietaria veio com uma conversa de fazer um acordo.Nós pagaria R$8.000,00 , e a partir de 2012 trabalharia-mos como autônomo.
    Mais agora arranjou 03 advogadas e contrataram outro dizendo que seria nosso advogado para fazer a recisão na justiça do trabalho e não poderemos reclamar mais nada.
    Na realidade é um acordo espúrio perante a juiza do ministerio do trabalho.
    • viviane gomes soares bastos says:
      boa-tarde me chamo viviane,quero fazer uma denucia,trabalho em uma empresar tercerizada a quatro meses,aminha carteira e assinada com o valor 830,56,o contra cheque e o mesmo valor.(mais na verdade a empresar esta me pagando muito menos 460.00,oque devo fazer eles me dao um recibo toda semana no valor de 115,00.eles mando eu assina e a empresar nao me da copia,eu ja reclamei mais a dona da empresar dis que mesmo de carteira assinada estou recebendo diaria,mais no meu contrato nao esta issor.oque devo fazer
  • Ana says:
    Boa tarde tem um restaurante onde uma colega trabalha, e nao assina carteira de ninguem, ela ja tentou denuncia no telefone 2125-4500, e nao consiguiu, pois foi informada q nao podia fazer denuncia amonia, e todos q trabalham neste restaurante tem medo de colocar a cara, sera q vcs podem madar um fiscal verificar, F.A. Dias Boa Morte – tia Penha -ME.
    Rua jose de carvalho – 57, Ilha de santa Maria – Vitoria ES 29,040-530- Enfrete ao D.E.R, proximo a prefeitura de vitoria, cnpj:05.681.208/0001-37.
    Obrigada
  • hélio says:
    a rede de lojas: sulmoveis, riomoveis, são paulo e ipanema. vem usando e abusando dos seus funcionarios, onde somos contratados para trabalhar tantas horas e passamos por dia mais de 30 minutos todos os dias obrigados e não somos ressarcidos por isso e ficamos sem o direito de falar! porque temos nossa vaga em risco. eles não nos dao horas de almoço de forma correta dia 01/05 feriado do trabalhador iremos trabalhar dia de domingo trabalhamos e assim ajustiça deve fazer uma auditoria nessa rede pra verificar as irregularidades que existe favor voces autoridades ajudem nós trabalhadores. obrigado pela atencao.
  • Elizander Mdeiros says:
    gostaria de saber quando o patrão manda um funcionário embora e segura a carteira o que devemos fazer?trabalhando 04 meses qual eo meus direitos?
  • maurio says:
    tenho mais de trés anos onde faço de tudo dirijo, faço cobranças,pagamentos,sirvo agua, confirogodo,piloto moto e não tenho hora de trabalho as vesses trabalho muinto eoutras poucas meu celular é ligado 24 horas por dia os 7 dias da semana e ñão sou fichado. o nome da empresa se chama D.B onde acede fica localizada em cajueiro alagoas na fazendaporto de canoa e com uma extensão em viçosa localizado na ruae paminondas gracindo n 08 praça do cinema vizinho a igrejá matris se por acaso vcs pode se mim ajudar agra decido porfavor ñ divugue meus dados
  • Wellington Thomaz says:
    Trabalho na empresa Construtora Engetran LTDA situada a Rodovia BR 040 Km 797 Matias Barbosa – MG – CEP 36120-000 CNPJ:00.494.516/0001-30.

    Temos atrasos de salários constantes ja fiz denúncia no Sindicato de Juiz de Fora e de Belo Horizonte e nada foi resolvido, fiz denúncia até no MT mas nada foi resolvido.
    Gostaria de saber como procedo para dar andamento a esta denúncia.

    Desde já agradeço!

  • Elane V.N says:
    estou trabalhando numa empresa a noite e quando entrei me falaram que iam paqar adicional noturno,mas agora que recebi não veio o valor combinado.Gostaria de saber o que eu poderia estar fazendo para regularizar isso,pois os funcionarios dessa empresa me falaram que eles so prometem mais não pagam o valor certo.
  • alex de amorim says:
    trabalho a quase dois anos como segurança de estacionamento, e ateh o momento nao registraram minha carteira. como devo proceder para fazer esta denuncia. grato,
  • Campos (35) says:
    Moro em Manaus, e tenho 35 anos, participei de vários processos de seleção para o PIN de Manaus, e cheguei a fazer 3 entrevistas em cada empresa, mas todas após eu dizer que tenho 35 anos, simplesmente não efetivam. Comecei a ficar desconfiada, até que uma amiga que trabalha em uma das fábricas, me chamou e disse que em sua empresa estavam precisando de pessoas com o meu perfiu, sou qualificada falo 2 idiomas, e então entreguei a ela o meu currículo, depois no outro dia, ela veio me dizer que o chefe do setor queria alguem JOVEM para a vaga, e que com 35 anos eu não encontraria nenhuma vaga naquela empresa. Poxa não estou me candidatando para uma vaga que exija juventude, tenho qualificações. Acho que o MTE DEVERIA FAZER UMA AUDITORIA NESSAS EMPRESAS PRINCIPALMETE NAS CHINESAS QUE VEM INVADINDO NOSSO PIM, E EXPLICAR A ELES QUE DISCRIMINAÇÃO EM NOSSO PAÍS É CRIME.
  • J.S. Silva says:
    Trabalho em um empresa que trabalhei como tecnico registrado em CLT,fui readmitido como operador. É legal a mesma empresa baixar o nível do profissional? e exercendo a mesma função.
  • roberta souza says:
    trabalho em uma padaria em benevides 12 horas de trabalho por dia e ganho apenas um salario minimo gostaria que o ministerio do trabalho viesse fazer uma fiscalização o nome da padaria é MOTA
  • Anonimo says:
    Eu trabalho numa loja de fotografia, agente mexe com o quimico da maquina, nos nao recebemos EPI nem EPC, e nao ganhamos o adicional de insalubridade, devo eu ir ao ministerio ?? o quimico evapora muito rápido. e se pegar nos olhos vc fica com uma coçeira no olho por uns 2 dias.
  • kelen says:
    estou grávida de quaser 4 meses e trabalho de comisão em uma loja de calçados e o estoque para subir é de 27 degrais, no começo da minha gravidez deu um sangramento fui ão médico fiz a ultra .O médico me deu um laudo de 45 dias para não subir escadas e mem pegar peso.Aminha dúvida é neste periodo eu ganho o salario de cormécio ou minha media de vendas( que o salario de cormecio é muito baixo do que eu sempre ganhei mais minhas vendas)
  • Mariana says:
    Estou a 6 meses trabalhando em uma call center, além de estarem sempre atrasando nossos pagamentos, agora estou de atestado de 15 dias e ela fechou as portas e não pagaram nosso salário que teria que ser depositado no dia 06/07
  • karla Cristina says:
    trabalho em uma empresa d pequeno poste e o dono me falou assim nao assino carteira,nao dou folgas e nao dou lanche que esploraçao vive vigiando a gente o tempo todo e trata agente muito mal é aqui em Vianopolis-goias
    rua felismino viana na praça central loja de 1,75!
  • selma says:
    trabalho numa pousada limpando 13 apartamentos so com duas pessoas e nao recebo meu s feriados e ainda querem me deixar sozinha esse mes de setembro pois a outra vai trar ferias oki eu faco
  • Teresinha Gil says:
    Meu lider me retirou o direito de exercer minha função sem me avisar. Não me quer no setor por motivos dele. Como devo proceder para saber quais são os meus direitos? Estou passando por constrangimento perante meus colegas de trabalho, ele não me dá uma satisfação.Poderiam me orientar.
  • to a quatro anos de carteira assinada e fiquei dois anos sem carteira quando entrei na firma,meu patrao nao paga o fundo de garantia,todos perdemos o pis este ano. e o salario ta congelado desde o primeiro ano sem almento.
  • caliane says:
    ola gostaria de saber se sou obrigada a trabalha a trabalha nos feriados,nao sou registrada,trabalho a 8 meses o que eu posso fazer,pois se eu nao trabalha no feriado ele desconta do meu pagamento,fora que trabalho 10 horas direto sem para sou secretaria de uma pequena lija de gesso.
  • Danilson j silva says:
    Fui admitido em uma empresa em outubro de 2006,
    pedi demissao em outubro de 2008, fui contrata novamente em outra empresa em janeiro de 2009.
    Atualmente procurei saber sobre meu pis em uma CAIXA, e ao consultar o atendente disse que meu cadastro era de 2009 e so receberia o pis em 2014, oque posso fazer para receber meu pis
  • joão batista de oliveira says:
    sou eletrecista em uma empresa e ja pedi oculos de proteção sendo que o que eu uso contem lentes com graus e eu já passei a receita que foi fornecida pelo oftalmologista ao técnico de trabalho , tambem pedi a nova roupa anti chama que é determinada pelo nr 10 só que esta demorando muito ,e se eu sofrer um acidente já que eu rearmo cabines primarias e sub estações dentro da empresa. obs: ja foi comunicado ao técnico de trabalho.
    como posso me assegurar perante a empresa.
  • ana cristina says:
    trocaram de turno motivos não trabalha feriados posso entra na justiça por danos
  • ana cristina says:
    faço horas extras forçadas falaram que sou obrigada a fazer duas horas
  • ana lucia says:
    Estou pedindo por favor uma orientaçao em relaçao ao meu caso , sou balconista numa padaria ha mais ou menos uns sete anos,no incio foi td certo ,registrou ,pagava em dia ,mas depois de certo tempo começou a “pisar na bola”,ja nao acertava o pagamento no dia certo,enrolava como podia,ate que eu pedi as contas ,td bem ,nao sai prejudicada ,fizemos um acordo ,fui ao ministerio do trabalho ,correu td bem ,recebi o seguro-desemprego ,td o que era de direito, ate ai td certo .passado algum tempo voltei a trabalhar la na confiança de que td seria diferente mas nao foi nada disso , nas idas e vindas neste mesmo emprego fazem uns cinco anos que ele me enrola ,ainda porque sou diabetica e varias vezes passo mal ,enquanto estava dando lucro eu servia ,ficou doente era descartada como papel,nestes ultimos anos a desculpa por nao registrar e porque me parece que sua contadora deu um golpe nele ,seus documentos estao com problemas e nao esta nem podendo emitir notas ,cnpj ,uma burocracia que esta dando dor de cabeça.Alias ,esta trabalhando alguns meses ,meninas de menor ,tambem sem qualquer compromisso ,ele sabe que e errado ,nao sei qual e a dele ,na verdade me sinto mais “sem vergonha ” do que ele,se desde do incio nao tivesse dado essa ”moleza “pra ele ,as coisas seriam diferentes ,na real esta precisando ir alguem dar uma incerta na empresa e pedir toda a documentaçao da padaria ,dos funcionarios,vai encontrar muita coisa errada nao e de hoje por favor me ajudem a resolver este caso se possivel ,anonimamente,desde ja agradeço pela atençao .O end. da empersa e Dr.numa de oliveira n 303 jd telespark sjcampos -sp.
  • ALGUEM says:
    Trabalho na perine da vascogama onde o che fe da produçao Jose Raimuindo gosta de humilhar fucionarios
  • edimara says:
    enquanto não existir alguem para nos ajudar sempre vai existir patrões ou chefes querendo nos humilhar …trabalho a muito tempo numa enpresa de moveis aqui em loanda no parana voces acreditam que agente entra as 5 da manhã e não tem hora para sair e ainda o patrão não esta satisfeito, quando voçe presisa faltar para ir ao medico ele não aceita nenhum atestado medico e ainda diz que,voçe faltou vou descontar seu dia …e segura o pagamento do mes…gostaria que voçes podessem faser alguma coisa pela gente….
  • jackson santos says:
    como faço para denuciar o local que trabalho
  • sandra says:
    Boa noite,

    Trabalhei em uma clínica em SBCAMPO, durante 2 meses sem registro, início 24/01/2013 a 27/03/2013, na função de aux. ADM.
    Com o passar dos dias, o médico me direcionou um trabalho de faturista , na qual eu não sabia fazer.
    Mesmo assim, tentei ajudar.
    Ele me demitiu, alegando que eu não sabia a funçaõ.
    Já passaram-se 10 dias e ainda não recebi nada.
    O médico responsável pela clínica alega não ter dinheiro e me acusa de estar pasando por problemas de finanças por minha causa.
    Alega que por eu não ter dado certo na clínica, ficou com prejuizos e também quer ser resarcido.
    Tenho todos os e-maols na qual ele me acusa de lesar a sua clínica.
    Como devo proceder ?

  • carmelita barbosa says:
    Quero saber se e certo trabalhar todos os domingos e nos sábados e domingos pegar às seis da manhã( mercadinho).


Faça um Comentário