Como fazer uma faxina sem riscos

Leia as dicas abaixo e faça uma faxina eficiente e sem riscos.

É só abrir uma revista que você se depara com receitas caseiras mirabolantes que prometem tornar sua faxina mais fácil e eficiente. Tenha cuidado. Algumas misturas podem ser perigosas ou ainda não alcançarem a ação desejada. Conheça a partir de agora o que é mito ou verdade na hora de limpar a casa:

faxina sem riscos

Publicidade

PRIMEIRO MITO

“Misturar água sanitária e sabão em pó é excelente para fazer faxina pesada.”

Use-os sozinhos, pois juntos um anula o efeito do outro e o resultado é zero. Tenha muita cautela ao misturar qualquer tipo de produto. Quando a substância de um entra em contato com a do outro, os resultados são imprevisíveis. A pele e os olhos podem ficar irritados e órgãos como rins e fígados sofrerem danos. Isto sem falar na liberação de gases provenientes da mistura que podem até provocar uma explosão.

SEGUNDO MITO

“Produtos multiusos são eficientes para limpar tudo.”

Publicidade

Não, este tipo de produto não foi feito para limpar a casa inteira. Use os multiusos nas áreas laváveis e superfícies plásticas, evitando madeiras e metais para não ficarem manchados.

TERCEIRO MITO

“Soluções caseiras feitas com limão podem ser usadas na casa inteira.”

O limão ajuda bastante na limpeza. Use-o em superfícies engorduradas e você ficará espantado com a sua eficiência. A questão é que o limão pode se tornar perigoso se a limpeza for fora de casa, sob o sol. Se respingar o produto na pele, podem surgir queimaduras. Portanto, todo o cuidado é pouco.

QUARTO MITO

“Esfregar jornal nos vidros e espelhos remove toda sujeira.”

Não caia nesta. Uma folha de jornal, além de não remover a sujeira da forma como você deseja, ainda pode riscar os vidros e os espelhos da sua casa. Para ficarem brilhando, passe detergente neutro e seque com um pano macio e que não largue fiapos.

QUINTO MITO

“O álcool é o melhor desinfetante que existe.”

É quase isto. O álcool que desinfeta para valer é o utilizado em hospitais, cuja função é bactericida e desinfetante e a graduação varia entre 68° e 72° INPM (equivale a porcentagem de álcool em peso). Na sua casa lance mão de água sanitária ou desinfetante.

SEXTO MITO

“O bicarbonato remove todas as manchas.”

Quando usado sozinho não possui efeito nenhum. Para alcançar os efeitos desejados, misture uma colher de café de bicarbonato em meia xícara de chá de álcool. Coloque sobre a peça na região atingida e espere dez minutos. Pegue um pano umedecido e pressione para remove o que restou da solução. Lave a peça normalmente e adeus mancha. Porém, há uma ressalva. O bicarbonato é abrasivo e não pode ficar tempo demais sobre a peça para não haver desgaste.

SÉTIMO MITO

“Sabão em pó é a melhor solução para limpar o chão da cozinha e do banheiro.”

Realmente o sabão em pó limpa bem. Contudo, a fórmula do produto é muito alcalina e o resultado é, com o tempo, a cerâmica, granito, mármore e o porcelanato ficar°em corroídos. Para não correr riscos, deixe a limpeza do piso para os produtos indicados.

OITAVO MITO

“Varra a casa todos os dias.”

Você já se deu conta que ao varrer a casa o pó se espalha por tudo? Muitos problemas respiratórios surgem ou se agravam por conta do uso da vassoura. O indicado é usar o aspirador de pó ou um pano úmido.

Publicidade

Comente