Quem mora em apartamento ou casa pequena e não têm espaço para fazer horta no chão pode optar por fazer uma horta suspensa.

Muitas pessoas que moram em apartamento ou casas com quintal pequeno morrem de vontade de ter uma horta, mas não veem maneira de fazer uma. A solução montar uma horta em espaços assim são as chamadas hortas suspensas ou hortas verticais. Essas hortas, que são bem fáceis de fazer, ocupam espaços como paredes ou podem ser penduradas a partir do teto. Além disso, você pode reaproveitar alguns materiais que iriam para o lixo para fazer os “vasos”, assim você também ajuda a natureza. Veja a seguir algumas dicas para montar sua horta vertical.

Como fazer uma horta em apartamento

O objeto mais usado para servir de vaso são as garrafas PET, mas outras embalagens de plástico também podem ser usadas, e até mesmo vasinhos nos quais você já costuma ter alguma planta. Você também vai precisar de cordas (barbantes, arames, fios de varal etc) para passar pelos recipientes e mantê-los pendurados. Para fazer a sua horta, basta você limpar bem o recipiente escolhido e fazer furos na parte superior e inferior, por onde vai passar a corda, e um furo maior na parte central (caso você estiver usando garrafas PET) por onde você colocará a terra e a semente, ou a muda, da planta escolhida. Pela mesma corda você pode passar quantos recipientes você achar que são suficientes. Depois de todos passados e com suas plantas inseridas, basta você escolher a parede da casa aonde irá pendurar sua horta.

Para quem mora em casa, a horta vertical pode ser pendurada na parede de um corredor, na lavanderia, na garagem ou mesmo na própria cozinha, próxima à janela. O ideal é que a horta fique em um local aonde a luminosidade atinja as mudas. Quem não quiser pendurar na parede pode pegar cada recipiente e passar por ele uma corda com a intenção de pendurá-lo no teto. Essa dica é boa principalmente para quem tem animais ou crianças pequenas e não quer que eles mexam nas plantinhas cultivadas; pendurada no teto, a horta fica fora de alcance para eles. Quem mora em apartamento sem varanda também pode optar por pendurar a horta no teto.

No que diz respeito ao tipo de planta que pode ser cultivada em hortas assim, não há limitações; pode ser desde flores até hortaliças. Geralmente as pessoas preferem cultivar ervas e temperos, como hortelã, pimenta, manjericão, cheiro-verde, orégano… pois essas plantas não ficam muito grandes e é mais fácil lidar com elas em ambientes pequenos.

É sempre indicado pesquisar a forma ideal de cultivar cada planta que você optou por colocar na sua horta, mas lembre-se que os elementos básicos que qualquer planta necessita para sobreviver são água e luminosidade.

Receba mais sobre "Como fazer uma horta em apartamento" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário