Como fazer uma horta em casa


PUBLICIDADE

Para muitas pessoas cuidar de um jardim o de uma horta exerce um efeito relaxante e terapêutico. Porém não é todo mundo que dispõe de espaço para cultivas ervas, verduras ou flores. Com criatividade e sem precisar de muito espaço, é possível fazer uma pequena horta em casa e ter alimentos fresquinhos livres de agrotóxicos. Quer aprender como se faz? Então anote o material que você vai precisar:

– 1 caixa de isopor grande, com tampa;
– Potinhos de plástico, com um furo no fundo. O tamanho da caixa vai determinar quantos potes serão necessários;
– Caneta e faca de ponta;
– Sementes ou mudas de legumes e verduras, a seu gosto;
– 1 saco de lixo preto e grande;
– Susbtrato (berita, perlita, fibra de coco, argila expandida, areia lavada etc) e concentrado hidropônico de nutrientes, à venda em lojas especializadas de jardinagem;
– Água.

Mãos à obra! O primeiro passo é arrumar os potinhos em cima da tampa de isopor. Com a caneta, contorne a base deles. Corte os contornos feitos à caneta com a faca de forma que os potes possam ser encaixados. Cuide para que sobrem quatro centímetros de pote acima da superfície da tampa. Coloque dentro dos potes o substrato já umedecido juntamente com as sementes das plantas. A caixa do isopor será forrada com o saco plástico. Sua função será a de garantir um ambiente que proporcione um crescimento saudável para as mudas ou sementes, ao evitar o contato da água e dos nutrientes diretamente com o isopor. Dilua o concentrado hidropônico de nutrientes dentro da caixa.

Para fazer a manutenção, verifique sempre as raízes, cuidando para que elas não fiquem submersas na água com nutrientes. Para as mudas não apodrecerem, uma vez por semana troque a água e os nutrientes e aproveite-a para regar as mudas. Não esqueça que suas plantinhas precisam de sol pelo menos duas horas diárias.

Tenha alimentos fresquinhos na sua mesa todos os dias!

PUBLICIDADE

Comente