Hoje existem alguns projetos que ensinam crianças a fazer horta na escola. E tudo para que os pequenos comecem logo cedo a valorizar a natureza e conservação ambiental. Ao mesmo tempo em que alimenta a importância do trabalho em equipe.

Como fazer uma horta na escola?

Se você gostou da ideia e quer também colocar em prática o projeto, siga orientações abaixo.

Materiais necessários:

Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.

Desenvolvimento

Confira o melhor espaço analisando se está de acordo para receber uma horta. E então, faça uma pesquisa para verificar quais espécies nascem mais rápido. Pois as crianças geralmente adoram conferir o desenvolvimento das suas plantinhas, e ficam ansiosas para colher.

– Converse com os alunos, falando um pouquinho sobre os vegetais. De sua importância em nossa alimentação, assim como os cuidados que devemos ter com cada um deles.

– Prepare um momento da aula para que as crianças conheçam alguns vegetais, o que pode ser com uma rápida visita ao refeitório da escola. Aproveitando para enfatizar a importância de lavar as mãos antes de pegar em cada alimento.

– E então na data agendada entregue aos alunos uma plaquinha com desenho da planta que deverá cuidar. Com o nome da criança feita com pedaço de papel sulfite, colado em um palito de churrasco e envolvido em plástico (evitando molhar ao regar a horta).

– Em um dia de sol, oriente cada aluno com uma pá de jardim, a fazer apenas um pequeno buraco na terra. Em seguida colocar as sementinhas cobrindo com cuidado utilizando a terra removida. Após proceder dessa forma, molhar levemente, fixar a plaquinha recebida anteriormente e fotografar para uma posterior comparação.

– Reserve um horário todos os dias para que as crianças possam regar sua plantinha. Não deixando de registrar o desenvolver dos vegetais. E quando chegar o dia certo de colher, os alunos podem levar até a cozinha e lavá-las.

– Finalizando com uma atividade entre as crianças. Solicitando que cada uma coloque as fotos de sua planta em ordem de crescimento. E sempre observando como elas se relacionam com suas plantinhas ao decorrer de todo o processo.

Receba mais sobre "Como fazer uma horta na escola?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Um Comentário



Faça um Comentário