Pra quem curte uma horta, mas não tem espaço e muito menos quintal, trouxemos solução! Se seu espaço horizontal é quase zero, vamos ensiná-lo como fazer uma horta vertical.

Já pensou colher o que precisa para o jantar ali mesmo, ao seu lado, e melhor, tudo feito por suas próprias mãos? Como cita a engenheira agrônoma Liana Machado Gama, “A vantagem de plantar dentro de casa é saber exatamente o que tem ali, consumir um alimento livre de agrotóxicos e ainda desenvolver uma relação direta com a terra”.

Como fazer uma horta vertical?

Prepare a plantação da horta vertical em recipientes que podem ser pendurados nas paredes. Valendo desde garrafas pet, floreiras, até pequenos vasos de flor. Tudo seguro por ganchos, ou corda presa em pequenos pregos.

Para que tenha bons frutos, é necessário que a sua horta fique exposta em local arejado e regada todos os dias. Vale até colocar plaquinhas ou etiquetas para identificação de cada vaso. Assim evita se confundir no início do preparo da atual pequena horta.

Materiais necessários:
Terra preta; palha seca; argila expandida; mudinhas de sua preferência; pá, chave de fenda, furadeira, parafusos e buchas (para fixar o suporte na parede).

Preparo da horta:
Cubra o fundo do recipiente com argila expandida. E utilizando a pá, coloque terra preta até a metade do vaso. Em seguida fixe as mudas dentro do recipiente e cubra toda a raiz com a terra. Sendo sementes, deve verificar as orientações na embalagem. E para finalizar, cubra com palha seca – o que também deixará sua horta mais bonita.

Escolha e preparo da parede:
- Opte por uma parede que tenha contato com sol, ao menos 4 horas por dia. Mas também, nada impede de levar os recipientes à sua sacada, para tomar um solzinho todos os dias.

- Para fixar deve considerar os furos do suporte. E então na parede realizar furos com a furadeira, colocando bucha em cada um deles. Posicionar o suporte e com uma chave de fenda fixá-lo na parede. Siga as mesmas orientações para os demais, porém deixando uma distância de ao menos 30 cm entre cada uma delas.

Pronto, agora é só cuidar muito bem das suas plantinhas, para que deem deliciosos frutos.

Receba mais sobre "Como fazer uma horta vertical?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário