O grande impasse na realização de trabalhos escritos, sejam acadêmicos, científicos, de análise ou de trabalho, geralmente está na dúvida sobre como fazer uma Introdução. Grande mistério pode ser solucionado com uma fórmula simples, quase matemática, que aprendemos ainda nos primeiros rabiscos da infância e que serve até hoje para qualquer situação.

Como fazer uma Introdução?

O primeiro passo para fazer uma boa Introdução é organizar – mentalmente ou na prática – quais são os principais elementos que deverão ser abordados no desenvolvimento. Estes poderão ser definidos em ordem hierárquica para facilitar a produção do texto. Feito isso, lembre-se que a Introdução, seja de um texto ou de um grande projeto, deve seguir responder às seguintes perguntas: “o que?”, “como?”, “por que?” e “qual o objetivo?”.

Se o texto a ser elaborado é para um grande projeto, faça a Introdução sempre em uma página separada do desenvolvimento, logo após o Sumário. Importante salientar que esse formato textual não deve ser muito extenso, o ideal é manter o padrão de 3 a 5 parágrafos, priorizando frases curtas e objetivas. Afinal, qualquer tipo de apresentação deve ser breve para chamar a atenção do leitor ao invés de cansá-lo antes de começar.

Receba mais sobre "Como fazer uma Introdução?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



20 Comentários



Faça um Comentário