Como fazer uma marmita saudável

Almoçar todos os dias em restaurante pode fazer com que você ganhe peso. Confira as dicas de como preparar uma marmita saudável e ainda mandar embora os quilinhos indesejáveis.

Quem passa o dia fora e frequenta restaurantes na hora do almoço, sabe como é difícil driblar as gostosuras de um buffet. E na hora da sobremesa evitar o pudim de leite e outras delícias é quase uma afronta. Bem, tudo isso certamente pesa no seu bolso e também no seu abdômen. Preparar em casa o próprio almoço e os lanchinhos é garantia de mais saúde e quilinhos a menos. Não espere mais! Prepare você mesmo uma marmita saudável com as dicas abaixo.

Publicidade

– Não coloque na sua marmita comidas que tendem a estragar mais rápido e, por consequência, fazerem mal a você depois. Evite carnes vermelhas mal passadas, peixes, frutos do mar e molhos à base de maionese. Durante o trajeto da sua casa para o trabalho eles podem azedar e você ficar a ver navios;

– Organize sua marmita da seguinte forma: acondicione seu almoço em potes de 250 gramas e conserve-os bem fechados. Há outros recipientes que já vêm com divisórias e também são bastante práticos. Procure não encher demais para não haver o risco de vazar. Deixe a salada em um local separado, sem misturar com os outros alimentos. O ideal é que você ponha os potes em uma bolsa térmica com gelo, caso a distância entre sua casa e o trabalho seja muito grande;

– Tempere sua salada de manhã cedo antes de sair, evitando que o molho oxide as folhas e elas percam os nutrientes. Como foi mencionado acima, as saladas não devem ficar misturadas aos outros alimentos. Enrole frutas inteiras ou com casca em papel alumínio ou papel-toalha. Preferindo já trazê-las cortadas coloque-as em saquinhos bem fechados ou potes. A sugestão nesse caso são frutas como melancia e abacaxi;

Publicidade

– Ao chegar ao seu trabalho coloque a marmita na geladeira. Se você não dispuser de uma, providencie uma bolsa térmica;

– Esquente a comida no microondas dentro dos próprios potes (desde que eles sejam próprios para isso). Os alimentos podem ser aquecidos em recipientes de vidro ou em um prato.

Quer saber o que você pode levar na sua marmita? Anote o cardápio:

Segunda-feira:

Lanche da manhã: 2 unidades de castanha-do-pará.
Almoço: 2 colheres de sopa de arroz integral, 2 colheres de sopa de abobrinha refogada, 1 unidade de filé de frango com ervas, salada com 1 colher de sopa de cenoura ralada, rúcula e semente de girassol à gosto.
Lanche da tarde: 3 unidades de bolacha integral e 1 xícara de chá verde.

Terça-feira

Lanche da manhã: 2 unidades de biscoito de leite e mel.
Almoço: 2 colheres de sopa de mandioquinha com salsa, 2 colheres de sopa de carne moída refogada com azeitonas, 2 colheres de sopa de espinafre refogado, salada de vagem e feijão branco.
Lanche da tarde: 50 gramas de frutas desidratadas.

Quarta-feira:

Lanche da manhã: 2 unidades de nozes.
Almoço: salada de legumes, grãos e agrião, 1 unidade de filé de peixe grelhado com molho de ervas e batata ao vapor.
Lanche da tarde: 1 unidade de pêssego

Quinta-feira:

Lanche da manhã: 1 garrafinha de 180 gramas de iogurte light.
Almoço: salada de chuchu, cenoura e ervilha, 2 colheres de sopa de arroz integral, 1 fatia de lombo grelhado com palmito e escarola refogada.
Lanche da tarde: 1 fatia de queijo branco.

Sexta-feira

Lanche da manhã: 1 goiaba
Almoço: salada de grão-de-bico, tempero verde, ovo cozido e agrião, 1 unidade de panqueca de frango e duas colheres de sopa de abóbora cozida.
Lanche da tarde: 1 unidade de iogurte light ( 80 gramas ).

Perca peso e ganhe em saúde!

Publicidade

Comente