Como fazer uma pesquisa escolar

Para fazer uma pesquisa escolar é necessário ter uma boa base sobre o tema antes de montá-la. Segue algumas dicas de como fazer uma boa pesquisa escolar em termos de conteúdo e estrutura.

Para montar uma pesquisa escolar o primeiro passo é ter uma boa base de conteúdo, recorrendo à vários métodos de pesquisa, para depois montá-la dentro de uma estrutura ideal acadêmica. Segue abaixo algumas dicas de como fazer essa pesquisa de forma eficiente, com uma linha de trabalho fácil de assimilar e passar a usar para todos os trabalhos escolares que você for fazer.

Publicidade

Consultar o Google

O Google é um mecanismo de busca muito eficiente para se encontrar informações sobre os mais diversos termos. Pelo fato da internet ter todos os tipos de conteúdos (acadêmicos, notícias, biografias, relatos), o Google pode te ajudar a ter uma visão bem geral do tema a ser pesquisado para montar a pesquisa escolar. A dica é ler sobre todos os tópicos que parecerem relevantes e anotar essas referências, além dos temas mais interessantes para se aprofundar ainda mais nesta pesquisa.

Consultar a Wikipedia

Publicidade

A Wikipedia é uma enciclopédia online muito eficiente em informações gerais sobre os temas. Para assuntos e temas mais clássicos, ela pode ser de grande ajuda, pois costuma ter um conteúdo que trata do tema de uma forma geral, como se fosse uma enciclopédia histórica, e também traz dados recentes sobre o mesmo.

Consultar notícias atuais sobre o tema

Para uma pesquisa bem feita é muito importante ter conhecimento dos últimos fatos sobre o tema. Para isso, consulte notícias nos portais ou jogue o termo a ser pesquisado no Google Notícias, para ter uma relação de todas as notícias recentes sobre tema da pesquisa escolar.

Consultar bibliotecas

Ainda que em tempos de internet, não podemos dispensar uma boa biblioteca e bibliografia. Portanto, procure ler os livros que mais tem a ver com esse tema e fazer resumos sobre o mesmo, anotando pontos importantes da bibliografia.

Feita toda essa pesquisa de conteúdo, o próximo passo deve ser montar a pesquisa escolar no sentido estrutural.

Acompanhe abaixo um breve resumo de como deve ser a estrutura da pesquisa escolar:

Introdução – diga, em linhas gerais, qual o conteúdo do tema da pesquisa.

Desenvolvimento – discorra sobre o tema, colocando ali todas as informações relavantes anteriormente pesquisadas. Vale lembrar que não deve-se fazer copia do que foi lido ou pesquisado.

Conclusão – feche a pesquisa com a sua conclusão sobre o tema.

Bibliografia – coloque toda a bibliografia que foi consultada. Exemplo para o caso de livros e revistas: FREITAS, Juarez. Diálogo com o pensamento jurídico de Norberto Bobbio. Ventas, Porto Alegre, v. 36, n. 141, p. 63-78, mar/mai. 1991. No caso de paginas da web, você deve escrever o nome da pagina ou matéria seguido a url (endereço web) do artigo.

Anexos – nesta parte você deve colocar as figuras e que podem ajudar a ilustrar a pesquisa escolar.

Publicidade

Comente