Como fazer uma redação narrativa

Conheça as características deste tipo de texto e saiba como escrever um exemplar de sucesso.

A redação narrativa é uma tipologia da narrativa que tem por objetivo descrever um acontecimento ou fato de acordo com a existência dos seguintes elementos: narrador, enredo, cenário, personagens e tempo. Assim, é importante que estes elementos se encontrem interligados e se integrem em um conjunto de ações que, apresentadas sequencialmente, vão constituir toda a estrutura da narrativa.

Publicidade

Na sua essência, a redação narrativa pretende responder a uma série de questões que se afiguram relevantes, nomeadamente qual o evento que dá origem à trama; quem são os personagens; o modo, tempo e locais como os episódios se sucedem e a razão pelos quais os eventos ocorrem da forma como são apresentados pelo escritor.

A escolha do tema

Independentemente do estilo da narrativa (que pode assumir um caráter romântico ou humorístico, por exemplo), a escolha do tema é uma das principais preocupações que o escritor deve ter na hora de conceber um texto que crie expectativa no leitor e o mantenha interessado da primeira à última frase. É natural que os temas cotidianos despertem uma maior familiaridade com o leitor, no entanto, tudo dependerá dos recursos estilísticos e criativos utilizados pelo escritor para captar o seu interesse e a sua aceitação.

Estrutura formal

Para que cumpra as normas instituídas, o escritor deve organizar a narrativa de acordo com a seguinte estrutura:

Publicidade

1. Introdução – constituindo a primeira abordagem ao texto, a introdução deve apresentar os personagens e, de forma gradual e fluida, contextualizá-los no plano temporal e espacial;

2. Desenvolvimento – alude à construção do enredo que, de forma interessante, deve caracterizar os personagens (física e psicologicamente) e o seu papel na sucessão de eventos que culminará no êxtase da narrativa;

3. Conclusão – parte que diz respeito ao modo como a narrativa – ou seja, a vivência tripartida entre a ocorrência dos fatos, a experiência dos personagens e sua contribuição e o modo como essa interação modifica a realidade criada – será finalizada pelo escritor.

E como proceder para que a redação seja bem-sucedida?

Além de ter em atenção os aspetos previamente enunciados, o escritor deve considerar que uma redação bem elaborada remete para elementos como:

– Ausência de erros ortográficos, de pontuação ou concordância;

– Originalidade;

– Capacidade de expor e discutir a temática escolhida;

– Perspetivas que oferece ao leitor, nomeadamente no que respeita à possibilidade de reflexão individual e à construção de raciocínios e opiniões individuais.

Neste sentido – e como recomendações fundamentais –, o processo de escrita deve ser iniciado com um esboço da redação, em que todas as premissas anteriormente mencionadas devem ser observadas. Após a leitura do esboço, o escritor poderá redigir a versão final, incluindo informações adicionais que resultem de pesquisas ou leituras externas que possam enriquecer o texto e manter o leitor atento e interessado.

Publicidade

Comente