Como fazer uma redação para vestibular

Se você é daqueles que só de pensar em escrever uma redação sente um frio na barriga, bem-vindo ao clube! Realmente, a redação para vestibular é um dos principais adversários da maioria dos estudantes, e, para tornar a situação ainda mais difícil, a redação sempre assume um papel muito importante na composição da nota final, e, portanto, na classificação ou não do candidato. Ou seja, a nota da redação pode te colocar na faculdade ou te fazer esperar mais um ano. Não dá, né?
Então, mãos à obra!

Publicidade

A primeira coisa a se fazer é treinar. E muito. Mas não basta apenas escrever. Também é importante ler algumas vezes o que foi escrito. Somente assim você será capaz de adquirir uma visão mais crítica e apurada sobre sua forma de expressão, suas colocações, seu vocabulário e vícios de linguagem, e poderá então ir aprimorando sua forma de escrever um texto.

Outra dica importante é estar atualizado sobre tudo que estiver acontecendo no Brasil e no mundo no ano do seu vestibular. Por quê? Dessa forma você minimiza o risco de não saber o que escrever dependendo do tema. É sempre muito importante estar antenado e sabendo das coisas, seja política, economia, saúde, educação, meio ambiente, etc. e quando chegar a hora de escrever, vá sem medo. Pense em tudo que envolve o tema da redação antes de começar a escrever, organize as idéias, e então comece a redigir seu texto.

Segundo especialistas, o mais importante não é exatamente a gramática, mas sim, uma argumentação clara e bem fundamentada. Para isso, é interessante que você leia muito, desde jornais e revistas a livros em geral. A leitura permite que você absorva regras de escrita e consiga utilizá-las na hora da redação do vestibular.

Publicidade

Procure escrever com clareza, demonstrando seu ponto de vista e opinião, sem ficar defendendo os dois lados durante o texto. É importante assumir e defender uma posição. Pontuar os fundamentos da sua opinião e argumentar com firmeza, sem tentar revolucionar o mundo vai ser exatamente o que os avaliadores estarão procurando na correção de sua redação do vestibular – argumentação coerente e boa expressão escrita, portanto, mantenha sua opinião até o final o texto.

Além de tudo isso, uma dica básica, mas que pode fazer toda a diferença: leia com muita atenção o enunciado do exercício antes de começar a escrever. A pressa em começar a escrever a redação e a falta de atenção ao enunciado podem levar você a uma péssima nota.

Leia calmamente o enunciado, marque bem o tema, leia com calma os textos de apoio, caso existam, e elabore sua idéia com o foco no que está sendo pedido. Escrever um texto mirabolante, perfeito, mas fora do tema, é, literalmente, um trabalho inútil.

Finalmente, evite usar jargões, nunca use gírias ou palavras de baixo calão, evite escrever ditos populares (“ Como dizia fulano de tal….”) e palavras em outros idiomas que não o português.

Leia muito, estude bastante, treine o máximo possível sua escrita e, na hora da redação do vestibular, mantenha a calma e boas notas!

Publicidade

Comente