Como fazer uma viagem sem sustos

Prepare um kit médico e faça uma viagem sem sustos.

É comum durante uma viagem acontecerem alguns sustos e pequenos mal estares. Para que seu passeio seja tranquilo e memorável somente por acontecimentos bacanas, confira a lista dos itens essenciais que você deve colocar no kit médico. Viaje feliz!

Pills

Publicidade

Ferimentos

Coloque na maletinha algodão, spray, antisséptico, esparadrapo e curativos adesivos, fundamentais para os cortes e arranhões que porventura ocorrerem. Em ferimentos recentes a gaze é a mais indicada, pois não solta fiapos. Recomenda-se deixar o machucado tapado por 2 dias e depois abrir para a cicatrização ser mais eficiente. Em batidas use pomadas específicas. Bolsa de gelo, luvas descartáveis, bandagens e pinças também são bem-vindas.

Febre

Inclua no kit termômetro e antitérmico. Para diminuir a febre, os medicamentos mais indicados são aqueles que contêm paracetamol ou ibuprofeno. Se houver suspeita de dengue, não devem ser usados remédios que tenham ácido acetilsalicílico. De qualquer forma, não se medique enquanto não consultar um médico.

Temperaturas acima de 37,8 graus já são consideradas febre.

Publicidade

Dores de barriga e enjoo

Leve remédio pra gases, bebidas isotônicas e água de coco. Em casos de diarreia elas são bem importantes para repor água e sais minerais perdidos. Quem já tem histórico de enjoo durante viagens deve ter à mão um medicamento para alívio dos sintomas. Se for criança, é melhor consultar o médico para saber a dosagem correta.

Picadas de insetos

Mesmo que nenhum familiar seu alguma vez tenha apresentado alergia a picada de insetos, não hesite em colocar no kit antialérgico em xarope e uma pomada para diminuição dos sintomas. Antialérgicos também são úteis para reações alérgicas alimentares.

Pronto socorro

Corra para o mais próximo se houver fraturas, cortes profundos, febre alta e vômitos que não param nem com a medicação e demais casos considerados de gravidade. Antes de viajar, mesmo que você conheça a cidade, informe-se sobre os postos de saúde locais e a distância que ficam do lugar aonde você irá se hospedar. Não se esqueça da carteira do plano de saúde de ninguém.

Se a sua viagem for para fora do Brasil, os cuidados redobram. Alguns países do mundo exigem que os turistas tomem vacinas específicas antes da viagem. Já em outros lugares não é permitida a entrada de visitantes com remédios em excesso, mesmo que sejam sob receita médica. Nestes casos faça um cálculo de quantos dias você vai ficar e leve a quantidade certa para este período.

Contudo, não adianta nada você tomar todo este cuidado se os medicamentos não estiverem em dia. Jogue tudo fora se a data da validade estiver vencida!

Publicidade

Comente