Como fechar um arquivo para impressão

Existem muitas coisas a se pensar antes de enviar um arquivo para impressão, um único deslize pode acabar com todo o projeto, perder muito dinheiro e desperdiçar matéria prima. Se você vai fazer isso com frequência, é melhor preparar um check list, assim você não corre o risco de se esquecer de nenhum detalhe. Existem vários processos de impressão, os mais comuns são a impressão digital e o offset. A impressão digital é aquela em que você imprime pequenas quantidades como os cartões para amigos e família no Natal ou um presente personalizado. A impressão offset é usada nas produções de grandes quantidades. As revistas, os folders e flyers e publicidade em geral é impressa em offset.

Publicidade

Uma dica que é válida para ambos os processos é a atenção às fontes. Toda vez que você enviar um arquivo à gráfica, certifique-se de as fontes foram enviadas junto com o arquivo ou que as fontes no arquivo foram convertidas em curvas. Caso contrário, se a gráfica não tiver a fonte que você usou na sua peça o resultado final não ser o mesmo. É necessário que você faça marcas de corte na peça e deixe alguns centímetros de sangria para evitar pequenos filetes brancos quando sua peça estiver pronta. Nesse momento, confira se não tem nenhuma informação importante muito próxima das bordas, falhas na hora de cortar podem acontecer e pode ser fatal.

Verifique se as fotos e demais imagens que você usou na sua criação estão em resolução compatível com a saída de impressão. Para impressão offset você deve enviar imagens com 300 dpi de resolução, na impressão digital essa resolução pode ser um pouco menor. Tenha essa preocupação para suas imagens não ficarem serrilhadas e sem foco. O modelo de cor utilizado pela impressão offset é o CMYK e o da impressão digital é o RGB, caso vá incluir alguma cor especial (PANTONE), identifique isso no arquivo.

Toda vez que enviar um arquivo à gráfica lembre-se de enviar junto uma pequena ordem de serviços, explicitando toda a descrição do projeto: se sua peça é em apenas uma cor, se serão utilizadas cores especiais, em qual papel vai ser impresso, qual a quantidade, que tipo de acabamento (corte especial, verniz localizado, laminação, encadernação), diga também se você vai precisar de uma prova antes da produção. Fazendo isso você evita dores de cabeça e facilita a vida do operador na gráfica.

Publicidade

Publicidade

Comente