Como fugir das armadilhas no supermercado

Comprar alimentos saudáveis e fugir daqueles que podem fazer mal à saúde pode parece difícil, mas não é. Confira a seguir.

Você já parou para pensar em quantos ingredientes existem em um potinho de iogurte de morango? São pelo menos 23, do morango e do leite a edulcorantes, estabilizantes e espessantes.

Publicidade

Para auxiliar a nossa vida, tanto na hora do preparo quanto para que os alimentos durem mais, a indústria alimentícia passou a agregar diversos outros “ingredientes” nos seus produtos. Um resultado para isso é que os consumidores não sabem mais quais alimentos estão levando para casa, apesar de práticos podem não fazer bem à saúde.

Nessas horas vale sempre pensar: “o que a minha avó compraria?”. Ficar longe dos alimentos que as pessoas mais velhas não reconheceriam como comida, também é uma boa forma de agir.

Publicidade

Alimentos frescos dão mais trabalho no preparo, mas fazem uma diferença fundamental quando ingerido pelo organismo. A seguir, algumas dicas de especialistas sobre como se livrar de armadilhas no supermercado:

– Procure pelos corredores periféricos sempre que entrar em um supermercado. Neste local que estão os alimentos mais frescos, como verduras, frutas, carnes e peixes.

– Desconfie de produtos que dizem dar vantagens para a sua saúde. Se eles tem mais vitamina C ou cálcio, que vantagem está oferecendo?

– Faça sempre uma lista antes de sair da casa para evitar comprar o que não precisa, e assim não cair nas propagandas.

– Diga não aos alimentos processados e industrializados, eles geralmente contêm gorduras responsáveis pelas “doenças modernas”, como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares. Sempre prefira os frescos e integrais.

– Prefira qualidade à quantidade. O essencial é se alimentar bem e com saúde, não comer muito.

– Não vá fazer compras com fome, já que desse modo fica difícil controlar a vontade de levar para casa alimentos calóricos e gordurosos.

– Atente-se à data de validade dos produtos, principalmente se estiverem em promoção. Geralmente nesse caso, os alimentos estão com prazo de validade próximo do vencimento.

– Evite também sucos industrializados. Opte pelas frutas para preparar os sucos em casa. Se você não tem tempo para preparar, escolha os de polpa congelada.

– Verifique o estado da embalagem dos produtos. Se houverem alterações, como caixa amassada, lata estufada, vidro trincado ou plástico perfurado, não leve.

– Sempre observe se na superfície dos produtos congelados há placas de gelo encobrindo a embalagem. Se a resposta for positiva, não leve, pois a situação explica que o produto foi descongelado e congelado novamente.

Publicidade

Comente