Como funciona a inspeção veicular

 Na hora do governo ver como estão as emissões de gases do seu carro, é melhor você estar informado e passar na vistoria. Veja como funciona a inspeção veicular e fique tranquilo.

Desde 2008 a frota de carros da cidade de São Paulo passa pela chamada Inspeção Veicular. A medida é uma forma de avaliar o quanto de gás carbônico entre outros estão sendo lançados na atmosfera anualmente. A boa ideia desse tipo de inspeção é que ele auxilia o meio ambiente e diminuindo a emissão de gases derivados do carbono que são jogados na atmosfera todos os dias.

Publicidade

Veja neste artigo como funciona a inspeção veicular e entenda a importância de ter um carro mais sustentável para o mundo do futuro.

Qual o objetivo da inspeção veicular?

A inspeção veicular é uma medida que o governo de São Paulo instituiu desde 2008, para ajudar a diminuir a poluição dos carros no meio ambiente. São Paulo é hoje uma das cidades que mais poluem o ambiente no mundo, auxiliando no efeito estufa que faz o aquecimento global aumentar todos os anos.
Quais carros devem fazer a inspeção veicular?

No início da inspeção em 2008, apenas alguns carros como vans escolares, faziam a inspeção veicular. A partir de 2009 todos os carros começaram a fazer a inspeção. A ideia é ampliam a medida para todo o estado de São Paulo.

Publicidade

Como é feito a inspeção veicular?

A princípio um técnico observa se o carro está tendo vazamento no escapamento, no lacre da bomba injetora e se há emissão de fumaça. Caso não haja nenhum desses tipos de vazamentos vistos a olho nu, o carro é levado para uma avaliação computadorizada. Em carros mais antigos, de mais de 20 anos de uso, geralmente essa avaliação é reprovada, tendo que o dono do carro tomar as medidas cabíveis para voltar a fazer a inspeção e ser aprovado, indo para a segunda etapa da inspeção.

Com o carro ligado a um computador especial, é medido os níveis de ruído do motor, a emissão de monóxido de carbono entre outros tipos de gases entre outros testes.

Se o carro for reprovado, tem até 30 dias para que o proprietário coloque o carro em condições de uso e de voltar para uma nova avaliação, do contrário, será impedido de andar por aí. Quando o carro é aprovado, você recebe um certificado e um selo no para-brisa.

Quanto custa a inspeção veicular?

Atualmente custa por volta de R$50,00, mas há a intenção de tornar a inspeção veicular de graça.

Publicidade

Comente