Como gastar menos no supermercado

Preços altos, imensa variedade de produtos, promoções que parecem tão irresistíveis. Com tantos atrativos como é possível gastar menos no supermercado? Como fugir destas armadilhas?

As compras no supermercado consomem boa parte do orçamento mensal e sair dele somente com o que nos propomos a comprar antes de entrar se torna cada dia mais difícil. São muitas tentações, degustações de novos produtos e lançamentos que nos fazem perder o foco e acabar gastando mais do que deveríamos ou do que gostaríamos.

Publicidade

A melhor saída para esta situação é planejar suas compras antes mesmo de entrar no supermercado e no momento das compras é preciso ser racional, avaliar se o produto a ser comprado é realmente necessário, para gastar com coerência e avaliar a qualidade dos produtos escolhidos. Muitas vezes produtos de marcas diferentes têm a mesma qualidade e preços diferentes, geralmente os da marca do próprio estabelecimento tem a mesma qualidade dos produtos da marca líder, compare, programe suas compras, faça lista e se esforce em segui-la a risca, fazer uma lista de compras organizada por tipo de alimento ou seção ainda é uma ótima estratégia para quem quer gastar menos.

Normalmente a compra feita para abastecimento é mais racional porque é uma compra maior, onde sempre se gasta mais, o maior problema é a compra de reposição, como esta compra é menor acabamos nos deixando levar pelo emocional e adquirimos além do que realmente precisamos e é aí que mora o perigo, pois é desta forma que saímos do orçamento. As compras de consumo imediato também acabam excedendo os gastos, pois acabamos nos deixando induzir por itens supérfluos. Se você se sente atraído por uma determinada promoção avalie se ela realmente vale a pena, veja o preço unitário do produto e faça as contas para saber se o “compre dois pague três” está realmente com o desconto prometido e se o pacote maior do produto realmente vale a diferença paga. As gôndolas e ilhas montadas nos corredores dos supermercados parecem, mas na maioria das vezes não expõem uma promoção, é apenas uma forma de deixar o produto mais atrativo e visível para os clientes, se pegar um item em algum desses locais de exposição, vá até o corredor onde os demais produtos do mesmo segmento estão expostos e compare os preços.

Identifique também o perfil do estabelecimento onde você realizará as suas compras, alguns mercados, minimercados e até mesmo empórios costumam ser especializados em determinado setor e consequentemente tem seus preços mais baratos no segmento proposto, alguns são voltados para os alimentos mais básicos, outros para frutas e legumes. Aproveite o que cada um tem de melhor e boas compras!

Publicidade

Publicidade

Comente