Como incorporar hábitos saudáveis a sua rotina

Para o dia e as semanas correrem bem, é importante incorporarmos hábitos saudáveis. Leia as dicas abaixo e tenha mais qualidade de vida.

Comece seu dia bem, com um excelente despertar. Se você é do tipo que tem um sobressalto toda vez que o despertador toca, já deve ter percebido que essa não é uma maneira muito interessante de iniciar o dia. Uma boa solução é trocar a campainha do relógio pelo vibrador do celular. Quando o nosso corpo já está habituado a acordar sempre na mesma hora, a vibração do aparelho basta para acordarmos de vez. Porém, há muitas pessoas que não conseguem escutar a vibração. Nesse caso, tente colocar uma música suave para que você possa acordar lentamente e sem sustos. Ser acordado por outra pessoa nem sempre é uma experiência agradável. Despertar com uma sacudida ou alguém berrando perto do rosto é muito ruim. Combine para que você seja despertado com as cortinas sendo abertas para entrar a luminosidade ou com o som baixo do rádio. Um toque delicado no corpo também é uma excelente maneira de iniciar o dia, com bom humor e paz de espírito.

Publicidade

Depois de acordar de uma maneira bem saudável, espreguice-se. Você não vai perder tempo. Em menos de cinco minutos é possível se esticar todo e sentir-se maravilhosamente bem.

Já fora da cama, faça sua higiene e rume para a cozinha para fazer sua primeira refeição. Não pule o café da manhã, ele é muito importante para que você possa cumprir com suas atividades diárias. A desculpa de não ter tempo não existe. Levante mais cedo e capriche no desjejum. Inclua frutas, leite desnatado, queijos brancos, pães integrais, sucos. E lembre-se. Alimente-se a cada três horas para não sentir fome e o metabolismo funcionar adequadamente.

O café da manhã, almoço e jantar seguem uma regra simples para ser saudável: prato colorido. Coma com calma, mastigue os alimentos e evite ficar na frente do computador ou da televisão. Isso certamente fará com que você ingira seus alimentos além do necessário. Quando você não puder se afastar do trabalho para almoçar, procure relaxar no escritório. Não coma analisando um relatório ou conferindo e-mails. Pode ter certeza, sua digestão não será das melhores. Antes de você recomeçar a trabalhar, relaxe e respire calmamente por cinco minutos.

Publicidade

Beba água em jejum antes de se levantar e no decorrer do dia. Tenha sempre à mão uma garrafinha ou duas de água. Quando caminhar na rua, deixe-a na bolsa. Tome mesmo quando você não estiver sentindo sede, pois quando ela ataca, significa que seu organismo já está desidratado.

Não permaneça tempo demais sentado. Você irá ficar preguiçoso e a circunferência da sua cintura irá aumentar. Habitue-se a caminhar pelos corredores da empresa, troque ideias com algum colega, alongue-se. Se sua empresa oferece ginástica laboral para os empregados, não hesite e convoque os colegas para participarem. Todos têm a ganhar, mas isso não é desculpa para não frequentar uma academia. Quando você perceber que a tensão está grande e a respiração está curtinha, pare tudo.

Respire profundamente várias vezes por dia. Isso acalma e diminui a ansiedade.

Quando a noite chegar, depois de colocar em prática todas essas dicas, você verá que o sono virá mais fácil. Mesmo assim, colabore para uma boa noite de sono. Se você já tem alguma dificuldade para dormir, comece estabelecendo um horário fixo para ir para a cama. Relaxe desligando computador e televisão. Deite-se, procure uma posição confortável e normalize a respiração. Evite pensamentos desagradáveis. Concentre-se em imagens leves, paisagens paradisíacas, momentos felizes que já aconteceram ou que você deseja que aconteça. Isso também lhe trará sonhos bons.

Procure fazer mais exercícios, manter contato com amigos e dedique-se a alguma atividade artística. Faça coisas diferentes da sua rotina diária para que o cérebro fique cada vez mais ativo. Palavras cruzadas, além de um ótimo passatempo, irão fazer com que seus neurônios fiquem jovens por mais tempo.

Seja feliz com uma vida de qualidade.

Publicidade

Comente