Como ingressar em uma área promissora

Há áreas profissionais em alta no mercado. Se você tem alguma dúvida sobre qual caminho seguir, confira quais são as mais promissoras.

Escolher a carreira que se irá seguir não é fácil, principalmente quando se é jovem demais. Resistir à pressão dos pais também é complicado. Se você tem alguma dúvida sobre seu futuro profissional, leia o texto abaixo e descubra quais são as áreas mais promissoras no momento.

Publicidade

A carreira do Agronegócio é muito ampla. Se você tem alguma inclinação para essa área realmente vale a pena investir. O profissional trabalhará com empresas ligadas à produção de grãos, alimentos, indústrias de máquinas agrícolas, fertilizantes e rações. Países grandes produtores de alimentos como o Brasil tendem a se destacar, uma vez que a população mundial aumenta cada vez mais. Os cursos de graduação nessa área são Agronomia, Engenharia Agrícola, Zooctenia, Engenharia de Alimentos, Veterinária e Engenharia de Pesca.

A Construção Civil está em alta no Brasil, graças aos investimentos para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) também abre muitas oportunidades nessa área. Invista na Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Construção de Edifícios, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Hídrica e Logística de Transportes.

A área da Energia está em alta. No Brasil, a descoberta da camada do pré-sal abriu novas perspectivas, possibilitando que o país ingresse na lista dos dez países com maior reserva do planeta. A busca por novas soluções e fontes de energia limpa fazem com que esse campo de trabalho se torne cada vez mais promissor e com necessidade de contar com profissionais realmente capacitados. Os cursos de Geologia, Biocombustíveis, Produção, Sucroalcooleira e Mineração, Petróleo e Gás e em engenharias como de Petróleo, de Segurança do Trabalho, de Produção e Química estão com tudo no mercado.

Publicidade

O Meio Ambiente ultimamente está sempre na pauta. Empresas preocupadas com o crescimento e desenvolvimento sustentável cada vez mais buscam profissionais que tenham conhecimento suficiente para explorar a natureza sem agredi-la. Manter a poluição em níveis de controle e reaproveitar os resíduos produzidos por grandes indústrias são desafios de profissionais graduados na área de Química, Biotecnologia, Engenharia Hídrica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ecologia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental.

A globalização faz com que as empresas disputem profissionais na área de negócios. A carreira é promissora para quem pretende se graduar em Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

Quem segue a área de Tecnologia dificilmente fica sem colocação no mercado. A todo dia surgem novidades e é difícil acompanhar a velocidade das informações. Quem curte informática e pretende ingressar na carreira deve cursar Sistemas de Informação, Gestão de Tecnologia da Informação, Engenharia de Telecomunicações, Rede de Computadores, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação.

A expectativa de vida do brasileiro aumentou e com isso o surgimento de novas profissões relacionadas à preocupação das pessoas em ter uma velhice sadia e tranquila. Invista na área de Saúde escolhendo entre os cursos de Medicina, Gerontologia, Educação Física, Esporte e Lazer, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Naturologia, Enfermagem e Farmácia.

Publicidade

Comente