Como investir na carreira de sommelier de cerveja

Aposte nesta promissora carreira e aumente seu orçamento.

A carreira de sommelier oferece bastante perspectivas para quem decide investir nela. Sem precisar de diploma universitário, o especialista em cervejas tem o mercado totalmente a seu favor. Mas não pense que o sommelier (lê-se someliê) fica o dia todo bebericando a cerveja. O trabalho é muito mais que isto. O sommelier é um verdadeiro especialista. É seu trabalho saber tudo, desde como a cerveja é produzida até como se processa o relacionamento com a clientela. O mercado é bem amplo. Vai desde cervejarias, importadoras, distribuidoras e também consultorias. Confira onde você pode trabalhar:

Publicidade

– Cervejarias

O sommelier elabora e analisa as receitas juntamente com o mestre cervejeiro. Testar os lotes das cervejas para conferir a qualidade é de fundamental importância. O especialista tanto pode atuar na área comercial como na parte técnica. Frequentemente é chamado para ministrar cursos de treinamento para as equipes de vendas.

– Importadoras

É este profissional que opta pelas marcas de cervejas estrangeiras que virão para o Brasil. Por isto o sommelier deve estar sempre alerta a todas as novidades, fazendo viagens e contatos. O paladar do brasileiro precisa ser sempre levado em conta para garantir o sucesso do empreendimento.

– Distribuidoras

O profissional indica quais opções podem agradar mais os seus clientes, como bares, supermercados e restaurantes.

Publicidade

– Bares, restaurantes, empórios, hotéis

O trabalho nestes locais é grande. Para o trabalho fluir bem, o sommelier deve ficar atento ao controle do estoque das garrafas, escolher as bebidas que possuem o perfil do local, verificar o armazenamento das bebidas para manter a qualidade destas, interagir com os clientes ao apresentar a carta de cervejas, indicando qual delas combina com o prato escolhido.

– Consultorias

Você pode ser um consultor. Há restaurantes que não têm sommeliers exclusivos. O trabalho consiste em oferecer os serviços elaborando a carta de cervejas conforme o perfil do estabelecimento, fazer contatos com as distribuidoras e também treinamento de equipes. Geralmente a consultoria dura 45 dias e o valor cobrado fica entre R$ 3 mil a R$ 4 mil.

A demanda do mercado é muito boa e para se dar bem na profissão é necessário esforço e talento. No entanto é preciso moderação e responsabilidade na degustação. Para análise do produto, bastam 50 ml de cerveja.

O lema dos sommeliers é fazer com que os clientes apreciem a bebida. Beber várias latas até cair não é a intenção.

Para você se tornar um profissional de sucesso não basta apenas gostar da bebida e conhecer as marcas mais famosas. Há muitos estilos de cerveja. Além disso, você não se torna um sommelier do dia para a noite. Confira onde fazer cursos na área e garantir seu futuro:

Instituto da Cerveja

Unidades em São Paulo, Blumenau e Porto Alegre. As aulas versam sobre história, fabricação e harmonização da bebida. Acesse o site http://institutodacerveja.com.br/ e confira os valores. O curso é presencial.

Science of Beer

Os cursos são realizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. As aulas são sobre os processos cervejeiros. Acesse o site e confira os valores. O curso é presencial.

Academia Sommelier de Cerveja

Unidade em Belo Horizonte. As aulas disponibilizam conteúdos completos que vão desde a fabricação até a elaboração de uma carta de cervejas. Acesse a página no Facebook e confira as novidades. O curso é presencial.

Sociedade da Cerveja

O curso é totalmente online, mas não forma sommeliers. É gratuito e traz noções básicas de cerveja. Para quem não tem muita grana e quer ter uma noção sobre a profissão, esta é boa maneira de começar. Acesse o site e confira.

Publicidade

Comente