Como ir atrás dos seus direitos e garantir boas oportunidades

Fique atento aos seus direitos e garanta boas oportunidades na sua vida.

Na maioria das vezes ocorre por falta de conhecimento. A perda de benefícios públicos ou de descontos que não aproveitamos atinge muitas pessoas que simplesmente não sabem dos seus direitos. Para facilitar sua vida, abaixo segue uma lista de oportunidades que você pode aproveitar e economizar uma graninha também. Confira:

como-ir-atras-dos-seus-direitos-e-garantir-oportunidades

Publicidade

Pontos do cartão de crédito

Fique de olho nos programas de fidelidade. A cada compra o consumidor ganha pontos que irão acumular e, no futuro, poderão ser trocados por eletrodomésticos, passagens aéreas e descontos em hotéis e restaurantes. Para facilitar sua vida, procure fazer as compras em um só cartão e acumular os pontos ali. Faça um cadastro na operadora do seu cartão e obtenha mais informações sobre os benefícios oferecidos.

Convênios

Informe-se se na empresa que você trabalha há convênios com estabelecimentos como farmácias, cursos de inglês e outros. Você pode estar deixando de economizar por pura falta de informação.

Débito automático

Fique atento. Empresas de telefonia móvel e TV por assinatura podem dar descontos de até 5% no valor da sua fatura. Entre em contato com as suas operadoras, informe-se sobre os descontos e peça para que o pagamento seja no débito automático.

Publicidade

Abono salarial

Quem recebe até dois salários mínimos, está cadastrado no PIS há mais de 5 anos e trabalhou por mais de 30 dias no último ano, possui direito ao abono salarial. O valor é de 1 salário mínimo. Confira se você tem direito ao PIS entrando em contato com a Caixa Econômica Federal através do telefone 0800-7260207, com o número do cadastro bem à mão para facilitar a consulta.

Seguro-desemprego

O trabalhador que for demitido sem justa causa e tenha trabalhado por no mínimo seis meses tem direito a este benefício. Procure a Delegacia Regional do Trabalho do 7º ao 120º dia depois da demissão. Lá você obterá informações sobre o valor que varia conforme a faixa salarial e pode ser pago por até 5 meses. Este benefício pode ser obtido também no Sistema Nacional de Emprego ou nas agências credenciadas da Caixa Econômica Federal.

Seguro DPVAT

Motoristas, pedestres ou passageiros que sofrerem acidentes de trânsito tem direito a este seguro que indeniza pelas despesas médicas e hospitalares. Informe-se em uma seguradora consorciada ou agência dos Correios, levando o boletim de ocorrência, documentos da vítima e dos beneficiários. Em situações em que houver óbito, é preciso o laudo do Instituto Médico Legal. A solicitação do DPVAT pode ser feita até 3 anos após o acidente e o pagamento é feito em conta corrente ou poupança em até 30 dias após solicitação. Entre em contato através do telefone 0800-0221204.

Fique de olho nos seus direitos.

Publicidade

Comente