O Bete ou Taco é um popular jogo de rua que mistura fundamentos do críquete e do beisebol. Seu nome varia de acordo com a região do país: bet, bets, tacobol, bete-ombro, betcha, casa, entre outros. O objetivo básico é rebater a bola – geralmente se usa uma de tênis ou borracha – arremessada pela equipe adversária para o mais longe possível. É jogado com dois integrantes em cada time, que se revezam entre o arremesso e a rebatida.

Como jogar Bete (Taco)?

Funciona da seguinte maneira: um jogador de uma das equipes joga a bola com intuito de derrubar a “casa”, garrafa com água posicionada atrás do rebatedor. Se isso ocorrer, invertem-se as posições: o arremessador vira rebatedor. Caso a bola seja rebatida, o rebatedor deve correr de um lado ao outro do campo e cruzar os tacos com o parceiro, fazendo assim um ponto. O arremessador deve correr atrás da bola e recuperá-la o mais rápido possível para tentar derrubar a garrafa ou acertar os rebatedores que estão com os tacos fora da área da “casa”. O jogo acaba quando se marca 25 pontos.

Como jogar Bete (Taco)?

A vantagem do Bete, e possivelmente a razão da sua popularidade, está no local de jogo. O campo não possui dimensões definidas, ficando a critério dos jogadores a marcação ou não de um espaço. Não há restrições quanto ao terreno, embora seja comum a prática em pisos de asfalto para aumentar a velocidade da bola quando rebatida.

Como jogar Bete (Taco)?

As regras também variam de acordo com a região do país que se joga, algumas mais simples e outras complexas. Veja a imagem abaixo e entenda melhor como se joga. Fica a dica para o final de semana: reunir os amigos e jogar uma divertida partidinha de Bete.

Receba mais sobre "Como jogar Bete (Taco)?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



5 Comentários



Faça um Comentário