Existe um número até considerável de pessoas que não sabem jogar xadrez, algumas por julgá-lo difícil devido as suas regras, outros por acharem as partidas demoradas, mas enfim, quem gosta e sabe jogar, acaba sequer percebendo o número de regras e tempo que o jogo exige. Mas e você? Quer aprender como jogar xadrez e deixar de dispensar partidas?

Como jogar Xadrez?

O Tabuleiro do Xadrez

O tabuleiro deve ser posicionado em frente aos dois jogadores de uma forma que cada um tenha em seu lado direito uma casa branca do quadro.

Definição e Objetivo

O Xadrez é um jogo que deve ser jogado entre duas pessoas tendo como base um quadrado de nome Tabuleiro de Xadrez, o mesmo é dividido em 64 quadradinhos com cores alternadas (geralmente branco e preto). Cada jogador terá em seu lado do tabuleiro um total de 16 peças e ao iniciar a jogada o objetivo é único, capturar o rei adversário.

Posição inicial das Peças

No tabuleiro as peças seguem na seguinte ordem: torre, cavalo, bispo, rei, dama, bispo, cavalo, torre e logo na segunda fileira seguem os oito peões.

Regras iniciais da jogada

O início sempre será das brancas, e os movimentos das peças vão se alternando de jogador para jogador ao decorrer de todo o jogo. São movimentações diferentes e por esse motivo as peças possuem valores variados. Segue logo abaixo, uma explicação rápida de como considerar e movimentar cada peça do tabuleiro:

* Rei – a peça mais valiosa, quando alguém o captura a jogada é finalizada; sua movimentação é livre para qualquer direção, mas pode mover apenas uma casa.

* Dama – uma peça que pode ser movimentada para qualquer direção, mas deve escolher um sentido: horizontal, vertical ou diagonal.

* Torre – se movimenta apenas na horizontal e vertical, não é permitido em outra posição.

* Bispo – movimentação livre e permitida em posições diagonais.

* Cavalo – uma peça que possui a liberdade de pular outras (pretas ou brancas) que estiverem em seu caminho. Podendo também fazer alguns movimentos em formato de “L”. Além de capturar a peça do adversário, que estiver na casa final de seu salto.

* Peão – a peça estando em posição inicial, tem o direito de avançar duas casas em uma só vez. E nos demais movimentos apenas uma casa em sua frente, mas apenas se ela não estiver ocupada, e quanto a capturas, deve ser na diagonal, nunca para trás.

Demais regras

En passant – uma jogada que facilita na captura do peão adversário, que ao avançar duas casas e parando ao lado de outro peão, esse poderá eliminá-lo com movimento em diagonal, dando a impressão de ter avançado somente uma casa e não duas como possível visualizar.

Captura – um peão só estará apto para capturar uma peça quando esta estiver ocupando uma casa próxima em diagonal, uma captura que só pode ser considerada correta se for para frente.

Promoção – um peão que conseguir chegar à oitava fileira do tabuleiro poderá trocar sua peça por uma Torre, Bispo, Dama ou Cavalo.

Roque – uma jogada que é proibida de se fazer estando em cheque. Pois se trata de um movimento que proporciona o avanço do rei por duas casas em direção a peça torre, tendo esta, que saltar por cima do rei. Sendo possível fazer com qualquer torre, mas apenas se tanto ela quanto o rei não tiver se movido em nenhum momento na jogada.

Xeque – O Rei pode ser considerado em “xeque” quando sua casa for atacada por uma peça do adversário. E não tendo uma defesa, pode levar a jogada ao final, xeque-mate!

Xeque-Mate – É um xeque em que o Rei não poderá sair através de nenhum movimento. Finalizando assim a jogada, tendo como vencedor do jogo quem deu o xeque-mate.

Enfim, continue ampliando seus conhecimentos sobre o jogo e não deixe de praticar com seus amigos!

Receba mais sobre "Como jogar Xadrez?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário