Como justificar voto

Saiba como proceder para justificar seu voto.

A época das eleições chegou e por razões pessoais, você está vivendo em outro país ou está morando num outro estado, numa cidade muito longe de seu domicílio eleitoral e não haverá tempo de viajar a tempo para votar. Então é necessário justificar o voto, mas o que é preciso fazer para justificar o voto?

Publicidade

Não fique nervoso, este artigo vai lhe mostrar com detalhes, como proceder para justificar o seu voto. Irá apresentar os documentos necessários para concluir com sucesso a sua justificativa e os locais aos quais, é possível apresentar a sua justificativa.

Para justificar o voto é preciso:

Retirar o RJE (Requerimento da Justiça Eleitoral)

Entregar este formulário devidamente preenchido no dia da votação.

Publicidade

Agora veja onde conseguir o requerimento.

O requerimento da justiça eleitoral poderá ser retirado gratuitamente nos seguintes locais: cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, ou no site do TSE, dos tribunais eleitorais, ou ainda, nos locais de votação ou de justificativa.

Veja então passo-a-passo como fazer para justificar o seu voto:

1º Retirar o RJE e preencher.

2º Comparecer munido do título de eleitor e de algum documento pessoal: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista a um dos postos que recebem o RJE.

3º O eleitor terá o prazo de até sessenta dias, após cada turno de votação, para apresentar o requerimento da justiça eleitoral (RJE). Sendo que poderá entregá-lo pessoalmente ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito, em qualquer cartório eleitoral, ou ainda, fazer o envio do RJE pelos correios.

É necessário apresentar os documentos que comprovem a incapacidade de comparecimento ao pleito, documentos esses que servirão de base para a análise do juiz eleitoral.

Importante saber:

A justificativa só é valida ao turno de votação que está sendo realizado. Se houver o segundo turno, por exemplo, será necessário apresentar outra justificativa.
Não há um limite para justificações, mas é preciso estar atento as eventuais revisões do eleitorado do município onde estiver inscrito, o que poderá ocasionar no cancelamento do seu título de eleitor.

O endereço dos cartórios eleitorais poderá ser obtido nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

Para obter o requerimento de justificava eleitoral ou obter mais informações referentes à justificativa acesse o site: www.justicaeleitoral.jus.br.

Para obter os endereços dos cartórios eleitorais acesse o site: www.tse.jus.br.

É importante entregar este documento preenchido corretamente, senão a justificativa não será considerada. O que pode acarretar nas sanções descritas na lei para quem não justificar:

O posterior pagamento de multa.

A pessoa está suspensa em participar de concursos de cargos ou funções públicas.

Se for funcionário público, terão seus vencimentos, remuneração, salários ou proventos de função suspensas;

Será proibido de obter passaporte ou carteira de identidade;

Não poderá mais renovar matrícula em instituições de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Proibido de obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, em autarquias, ou em qualquer outra instituição financeira de previdência social ou caixas econômicas.

Além de outras sansões legais, se for comprovado que o eleitor deixou de participar de três eleições sem justificativa, terá seu título de eleitor automaticamente cancelado.

Então, não deixe de justificar seu voto, evite ter dor de cabeça com a justiça eleitoral.

Publicidade

Comente