Como lavar e secar roupas

Aprenda alguns truques para usar na hora de lavar e secar suas roupas.

Lavar e secar roupas não são propriamente atividades domésticas interessantes. Com as dicas e truques que você irá aprender a seguir, certamente as coisas ficarão bem mais fáceis. Confira:

Manchas complicadas: algumas manchas são bem difíceis de tirar. As de graxa, bolor e transpiração danificam as fibras do tecido e a saída é lavar imediatamente, não deixando a mancha secar. Para tirá-las esfregue por cima, no avesso e na área que ficou em contato com o corpo. Evite passar a ferro.

Publicidade

Roupas de molho: se você tem por hábito deixar suas roupas de molho de um dia para o outro, está na hora de mudar. O certo é trocar a água de duas em duas horas.

Além desse tempo, os micro-organismos passam a se alimentar da sujeira dos tecidos. O resultado é o cheiro ruim e você ter que recomeçar o trabalho.

Publicidade

Meias: deixe-as de molho por duas horas para a parte suja ficar mole. Depois esfregue do lado de dentro que é onde está a sujeira causada pela transpiração. Terminada a esfregação, estando ela com um aspecto mais limpo, coloque dentro da máquina.

Água quente: 90% das sujeiras saem com a ajuda da água quente. Mas atenção: para manchas de sangue use água fria sempre.

Teste das roupas coloridas: para saber se a roupa solta a tinta do tecido, faça o seguinte. Ponha a roupa em uma tábua de passar, molhe uma pequena área, coloque um pano branco por cima e passe o ferro quente. Se o pano ficar manchado, lave reservadamente. Se continuar branco, pode lavar com as outras peças.

Tecidos finos: as roupas feitas de tecidos finos como a seda devem ser lavadas somente à mão.

Máquina de lavar: lavar vários tecidos diferentes pode causar desgaste nas peças e estraga-las, consequentemente. Economize energia juntando roupas, separando por tecidos e cores e usando o ciclo de água baixo quando são menos peças.

Dicas para secar suas roupas:

As camisetas podem ser dispostas no varal com cabides, economizando espaço.

Não coloque as blusas de manga longa de ponta cabeça para não deformá-las.

Evite pendurar suas meias com a boca para baixo. Prenda com o prendedor uma de cada vez, com a abertura para cima.

As roupas com zíper devem ser penduradas com ele aberto e presas pela costura do cós.

Para suas camisas secarem mais facilmente, pendure-as com os botões abertos.

Roupas coloridas e sol não combinam. Para não correr o risco de suas peças desbotarem, deixe-as em um lugar que tenha ventilação.

As roupas grossas devem ser dispostas afastadas uma das outras para haver maior ventilação e secarem mais rápido.

Estenda suas toalhas ao meio no varal. Não use prendedor.

Os lençóis podem ser pendurados com o prendedor segurando pelo cantinho.

Publicidade

Comente