Como lavar roupas

Lavar roupas nunca foi uma tarefa agradável, mas é impossível fugir disso. Facilite sua vida conferindo as dicas abaixo:

Publicidade

– Antes de começar a lavagem, faça uma mistura para clarear aquelas peças que já estão encardidas. Você vai precisar de 4 litros de água, meio quilo de sabão em pó, 1 quilo de bórax ou ácido bórico, que é encontrado em farmácias. O preparo é bem simples. Esquente a água no fogo, acrescente o sabão em pó, mexendo até que se dissolva. Adicione o ácido bórico e misture tudo. Não precisa ferver. Quando esfriar, coloque em garrafas tampadas e armazene. A quantidade certa para usar é uma xícara de chá bem cheia para o tanque e ¾ de xícara de chá para a máquina de lavar.

– Para tirar o cheiro de suor da roupa que ficou mesmo depois de lavada, lave novamente a peça e depois a mergulhe em uma solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato no último enxágue. Quando o tecido for sintético, coloque algumas gotas de limão em uma panela e ferva. Deixe a roupa de molho na panela, já fora do fogo, por alguns minutos. Evite aplicar essa mistura em tecidos muito finos e roupas coloridas.

– Para eliminar as manchas de suor e de desodorante nas roupas, aplique na região afetada uma mistura de água com bicarbonato de sódio. A peça deve ficar de molho por trinta minutos e lavada em seguida, normalmente.

Publicidade

– Uma grande incomodação é quando as roupas saem da lavagem com manchas de outra cor. Em primeiro lugar, caso isso aconteça, não deixe a roupa machada secar. Ponha a peça em uma panela com água e um pouco de sabão em pó. Ferva até que a mancha saia e depois a lave normalmente. Use esta dica em roupas de algodão e naquelas que não encolhem. Evite aplicar em tecidos sintéticos.

Aproveite bem as dicas e preserve suas roupas.

Publicidade

Comente