Os quadrinhos japoneses ou como são conhecidos mangá tem uma forma de serem lidos diferenciada daquela a que estamos acostumados. Algumas pessoas ficam meio confusas ao iniciarem a leitura do mangá e não compreendem bem a forma lógica de fazer a leitura. Para que você não perca o prazer de ler uma bela história de mangá vamos ensinar como ler esses quadrinhos.

Como ler mangá?

Antes de qualquer coisa escolha um mangá ao seu gosto e nisso temos que destacar que esses quadrinhos se sobressaem, pois, existem muitos estilos e diversos gostos. Ao contrario dos comics americanos um mangá deve ser iniciado da ultima página. Isso se dá por que o sentido de leitura americano é da direita para a esquerda e dessa forma a ultima página na realidade é a primeira.

Vale ressaltar que algumas publicações de mangá são alteradas para facilitar a leitura do ocidente. Verifique se o seu mangá está no sentido oriental de leitura. Mas, não é só a página de inicio da história que é diferente, pois, o sentido de leitura dos balões também é feito de outra forma.

Os balões devem ser lidos de baixo para cima e da direita para a esquerda você poderá entender melhor olhando com atenção a imagem que mostra exatamente a ordem de leitura aplicada na página. Uma dica importante é também aprender a demorar mais os olhos pelos quadros isso por que estamos acostumados com os quadrinhos de super heróis e também gibi Turma da Mônica que não trazem muitos detalhes relevantes.

O mangá é extremamente visual e por isso mesmo os personagens transmitem tanta emoção através dos olhos e expressões corporais. Ler um bom mangá pode ser bem divertido ainda mais depois que conhecemos essas particularidades.

Receba mais sobre "Como ler mangá?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário