Se você está iniciando na carreira musical tem que aprender a ler as partituras. Para muitos pode parecer difícil, mas não é basta um pouco de atenção e também dedicação. É importante que se saiba que a partitura é composta de uma pauta que é chamada de pentagrama e que possui 5 linhas que são contadas de baixo para cima e também por quatro espaços que ficam entre essas linhas.

Como ler Partituras?

Em alguns casos somente as linhas da pauta não são suficientes e por isso mesmo devem ser complementadas por linhas que são chamadas de suplementares superiores ou então suplementares inferiores. Deve ser feita uma observação as linhas superiores são aquelas que estão de baixo para cima e as inferiores são aquelas que de cima para baixo.

Para começar a pauta encontraremos uma clave que pode ser de Sol ou de Fá. Quando a musica é de teclado a clave de Fá não existe por que é substituída por cifras. A clave de Sol é usada para representar sons mais agudos e pode indicar instrumentos como clarinete, harmônica, flauta e outros. A clave de Fá é usada para representar instrumentos mais graves como, por exemplo, trombone, contrabaixo, tuba e outros.

As notas musicais são também parte importante das partituras e são vistas como símbolos que indicam os momentos de som e de silencio numa musica. As notas podem ter valores positivos ou negativos. Quando são positivas representam a duração do som e quando são negativas representam a duração do silencio.

Para se habituar a interpretar esses símbolos das partituras você deve começar a treinar.

Receba mais sobre "Como ler Partituras?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário