Aprenda através de dicas simples a tornar o seu computador mais rápido.

A memória RAM (Memória de Acesso Aleatório) do seu computador é uma das mais importantes engrenagens que faz sua máquina funcionar, sua principal funcionalidade é a de armazenar dados provisoriamente para que sejam acessados com maior rapidez, quando necessário. Esta é uma Memória de Acesso Aleatório porque as informações não são guardadas de maneira sequencial nela e por isso esta memória permite que qualquer arquivo, programa ou conteúdo seja acessado com maior agilidade, esta função lhe concede muita praticidade.

Como liberar memória do seu computador

Caso a memória RAM fique acumulada em seu computador, ele consequentemente se tornará mais lento, esta lentidão fica mais evidente quando acessamos programas pesados como o Corel Draw ou o Adobe Photoshop ou quando usamos diversas janelas abertas ao mesmo tempo. O problema de acumulo de memória RAM é mais comum em computadores com Windows 7 ou versões mais antigas.

Para que o seu computador funcione corretamente e não apresente queda de velocidade, você pode simplesmente reiniciá-lo, mas para não perder tempo reiniciando-o constantemente, caso sua versão do Windows seja a 7, você pode verificar se a função de grupos domésticos está habilitada, caso você não possua uma rede doméstica e não necessite desta função, você pode desabilitá-la facilmente acessando o logotipo Grupos Domésticos no Windows Explorer, aí basta clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção Alterar Configurações de Grupo Doméstico e escolher a opção Sair do Grupo Doméstico, assim você consegue ganhar um pouco mais de velocidade em seu computador. Caso isso não seja o suficiente, será preciso seguir mais alguns passos:

Execute menos programas:

Para não sofrer mais com a lentidão da sua máquina não abra diversos programas de uma só vez, principalmente os que já foram citados, por serem programas extremamente pesados. Neste caso, é melhor abrir apenas um programa por vez.

Aumente a memória:

Verifique a capacidade de sua memória RAM, o ideal é que tenha pelo menos 2 GBs, se quiser aumenta-la, você pode comprar mais pentes, mas antes verifique se a sua placa mãe suportará a quantidade de memória que pretende instalar.

Use programas para liberar memória:

Você pode baixar diversos programas que te auxiliarão a liberar mais memória, um deles é o Memory Optimizer Pro, basta baixa-lo, instala-lo em sua máquina e seguir as instruções, pois sua utilização é muito fácil e intuitiva.

Com essas dicas e um pouquinho de paciência para executá-las você terá um computador muito mais rápido e que não lhe causará maiores transtornos em relação à memória, pelo menos por um bom tempo.

Receba mais sobre "Como liberar memória do seu computador" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário