Como lidar com filhos adolescentes

Não é fácil ter um adolescente em casa. Se os seus filhos têm entre 10 a 19 anos de idade, leia o texto abaixo e siga as dicas para lidar melhor com eles.

Adolescência sem conflito parece algo praticamente impossível. Não é a toa que são chamados de “aborrecentes”. Para muitos pais, essa é uma fase complicadíssima. É preciso ter muita paciência, bancar o psicólogo e saber conduzir as situações de maneira coerente. Uma cara torta pode ser o fim do mundo para um adolescente. Mas para tudo tem um jeito. Confira as dicas abaixo e descubra como saber lidar com filhos nessa idade tão especial:

Publicidade

Críticas

Adolescentes adoram criticar os pais, alguns chegam a menosprezá-los. Ignorar e fazer de conta que não escutou irá acirrar os ânimos. Pelo contrário, escute o que ele tem a dizer. Debata o assunto e também exponha o seu ponto de vista. Tentar mudar a opinião de um ou outro não é o importante. Essencial mesmo é que todos se respeitem.

Constante falta de atenção

Adolescentes são assim mesmo. Vivem no mundo da lua, construindo seu próprio espaço virtual. Não há problema algum, desde que isso não o prejudique na escola e na sua vida pessoal. Já que seu filho adora “viajar”, estimule a criatividade dele. É nessa idade que surgem os grandes talentos. Veja o que ele curte mais. Se for criar histórias, incentive-o a passar tudo para o papel. Se ele gosta de música, quem sabe você não tem um grande compositor em casa? Mas fique de olho para que seu filho adolescente não voe tão alto e custe a cair na vida real mais tarde.

Sem noção do perigo

Adolescentes (e gente mais crescida também) têm o péssimo hábito de acharem que nunca nada de ruim vai lhes acontecer. Isso é terrível. Perder a noção do perigo certamente os levará de encontro a coisas ruins. Sair de casa à noite é um risco e os pais devem expor, sem muito alarde, todos os perigos que uma volta noturna pode render. Mas isso deve ser feito na medida certa, afinal viver é um risco desde o dia do nascimento. Alertas sobre o perigo de ingerir álcool e pegar a direção, transar sem camisinha e não aceitar ofertas de estranhos são os que os pais mais falam. Ninguém está imune a nada e eles devem estar cientes disso desde sempre.

Publicidade

Amigos

Essa é uma fase em que os amigos exercem uma grande influência na vida dos adolescentes. É normal, mesmo que os pais não gostem, que os filhos prefiram passar mais tempo com os colegas da escola do que com a família. Não fique forçando situações, como obrigar seu filho a comparecer a todas as festas familiares. Pelo contrário, tente se aproximar dos amigos dele, entender o que a turma gosta. Oferecer a casa para os encontros também é uma ótima maneira de manter seu filho em segurança e perto de você. E um alívio para os outros pais.

Rebelde sem causa todo mundo já foi um dia. Aprenda a lidar com os seus e tudo se ajeitará com o tempo.

Publicidade

Comente