Como lidar com seu chefe

Aprenda a lidar com chefes de todos os tipos seguindo as dicas abaixo.

Não há quem nunca tenha reclamado do chefe. Aliás, o patrão dos sonhos é algo muito difícil de encontrar. Passar o dia inteiro com um chefe sujeito a variações de humor ou opinião é complicado. Segundo especialistas há 4 tipos de chefes e para cada um deles uma maneira diferente de lidar. Não ponha os pés pelas mãos! Confira as dicas a seguir e conviva melhor com seu querido!

Publicidade

Autoritário: este tipo de chefe gosta de resultados rápidos e respostas imediatas. Ai de você se o deixar esperando. Geralmente ele é o primeiro a chegar ao trabalho e o último a sair, e quando se atrasa 5 minutos todo mundo se pergunta o que aconteceu. Bom, o que você deve fazer é se habituar à maneira que ele trabalha. Mostre segurança nos seus afazeres, pois isto conta pontos a seu favor. A incerteza nas suas atitudes irá fazer com que ele perca a confiança no seu trabalho. Sempre que levar um problema a ele, adiante a solução ou parte dela. Mas fique atenta. Se ele costuma levantar a voz com frequência e for grosseiro, você pode estar sendo vítima de assédio moral. Neste caso, procure seus direitos.

Amigo: mesmo sendo uma pessoa de fácil acesso, é complicado lidar com um chefe que faz o estilo amigo do peito, alto astral e interessado em saber tudo o que está acontecendo. Há um momento em que você não sabe se o trata como chefe, amigo ou simples colega. Pessoas deste tipo são mais passionais. Eles podem ficar chateados por não serem convidados para uma festinha entre os funcionários ou espalharem alguma situação incômoda que você se meteu. Se houver convivência além do expediente, tome cuidado com que o que você diz ou faz perto dele. E ninguém é obrigado a participar das churrascadas que ele oferece, não é? O ponto positivo de chefes amigões é que eles são entusiasmados e deixam o clima escritório mais leve.

Diplomata: às vezes o chefe é tão bonzinho que prefere não tomar partido de ninguém, evita conflitos e parece estar sempre em cima do muro. Opinião pra quê?

Publicidade

Este tipo de chefe na verdade quer o bem-estar da equipe e por isto evita se envolver em questões como fofocas ou intrigas. Mas nem sempre está tática dá certo e todas as boas intenções acabam justamente surtindo efeito contrário. Quando a situação exige, o melhor é chamá-lo para uma conversa franca, pois talvez ele simplesmente não esteja enxergando o que se passa entre seus colaboradores. Mas ter um chefinho destes não é ruim! Ele apenas deseja todo mundo trabalhando feliz!

Detalhista: com ele é tudo certinho e planejado para o resultado sair perfeito. E correr atrás da perfeição gera estresse. Por dificilmente estar satisfeito com os resultados apresentados, não são raras as vezes em que ele exige que o trabalho seja refeito. Chefes assim devem aprender a confiar no trabalho dos seus funcionários. Aprenda a debater com ele. Quando ele não gostar ou sugerir mudanças em um trabalho seu, cabe a você defender com argumentos convincentes. A vantagem de ter um chefe detalhista é que o empenho dos colaboradores é bem maior.

Publicidade

Comente