Todos dizem que o peixe é o animal que dá menos trabalho para manter dentro de casa. Mas quem tem um ou mais peixinhos sabe que a hora de trocar a água dele pode ser bastante trabalhosa, ainda mais se você não dominar algumas técnicas simples de como limpar a água do aquário e mantê-la com uma boa qualidade para seu animalzinho de estimação.

Como limpar a água do aquário?

Antes de tudo, é importante considerar o tamanho do seu aquário, a quantidade e a espécie de peixes que você mantém no espaço. O ideal para aquários de mais de 30 litros é fazer a troca parcial da água, enquanto que aquários menores podem ser limpos completamente – desde que você separe seu peixinho em um balde junto com um pouco da água dele. Em ambos os casos, alguns fatores são fundamentais.

Se você não sabe quando e como limpar a água do aquário, verifique a cor e o odor da água. Com a tonalidade turva amarronzada ou esverdeada, há necessidade de trocar os filtros do aquário. Confirme com um criador da espécie de quanto em quanto tempo é necessário trocar a água do seu peixe para manter uma regularidade. Para retirar a água, use um balde ou uma mangueira especial para a função e depois lave todos os objetos do aquário apenas com água (no máximo use sabão neutro, mas enxágue muito bem).

Retire todas as impurezas das paredes e do fundo do tanque com uma esponja limpa. Antes de encher novamente o aquário, verifique o PH da água e use alguns produtos indicados nas lojas especializadas, como condicionadores de água e corretores de níveis de PH. Nunca aplique nenhum tipo de produto à água sem ter certeza de que ele é indicado para as espécies de peixe que você possui. Afinal, trata-se de animais extremamente sensíveis e qualquer alteração na qualidade da água pode fazê-lo ficar doente ou mesmo morrer.

Receba mais sobre "Como limpar a água do aquário?" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Um Comentário



Faça um Comentário