Como limpar os revestimentos da sua casa

Casa tipo de revestimento é limpo de forma diferente. Veja como fazer uma boa higienização no texto abaixo.

Na hora de decorar, a única coisa que as pessoas têm em mente é como deixar o lar mais atraente e aconchegante. Mas a higienização dos revestimentos é uma parte muito importante também. Uma boa limpeza com os produtos adequados irá garantir mais durabilidade e aparência de novo. Confira a seguir como é feito o processo de limpeza de cada revestimento:

Publicidade

MADEIRA

Use aspirador de pó próprio para faxinas, tecidos de algodão umedecidos sem nenhum excesso de água e mop lustrador de lã. As vassouras para remover os detritos devem ser macias para não arranhar a superfície. Madeiras manchadas devem ser limpas com uma esponja macia pouco umedecida com água e sabão neutro. Use um pano de algodão para secar. Jamais use panos muito molhados para limpeza e produtos de limpeza ou solvente.

LAMINADOS

Use uma vassoura macia apenas para remoção de detritos. No dia a dia passe aspirador de pó e mop lustrador de lã. Dilua detergente com a água e passe um pano bem torcido sobre a superfície. Se o laminado manchar, passe uma esponja pouco umedecida com água e sabão. Seque com pano de algodão. Neste tipo de revestimento evite usar qualquer tipo de produto de limpeza pesada ou abrasivos.

LACA

Passe panos de microfibra ou aspirador de mão para limpeza. Se a laca estiver manchada, use uma esponja mágica. Evite passar lustra móveis na laca para não correr o risco de a cor ficar danificada.

Publicidade

ACRÍLICO

Umedeça um pano de algodão com água e detergente neutro. Panos de microfibra secos também fazem uma boa limpeza. Para remover manchas passe detergente. Jamais use solventes e esponjas abrasivas.

PORCELANATO E CERÂMICA

Para limpezas mais leves use aspirador de pó ou mop lustrador. Quando a sujeira é um pouco mais pesada passe um paninho com água e sabão. Limpe o rejunte com saponáceo de consistência cremosa. Se for preciso esfregar o rejunte use uma escova passando somente neste local. Se surgirem manchas, há produtos específicos no mercado para remoção. Nunca passe produtos de limpeza pesada ou abrasivos.

PORCELANA

Para limpar passe um pano com detergente ou água morna. Saponáceo também é uma boa solução. As manchas podem ser removidas com esponjas úmidas suavemente e salpicadas com um tantinho de saponáceo. Depois é só lavar como de costume. Nunca aplique água sanitária ou produtos químicos pesados.

PLÁSTICO

Lave com saponáceo ou detergente e água. Para remover manchas salpique saponáceo em um pano úmido, enxaguando depois em água corrente. Não use produtos químicos pesados.

ESMALTADOS

Neste tipo de revestimento use uma esponja bem macia com detergente e água. Saponáceo também é uma boa solução para limpeza. Manchas são removidas com pano úmido e saponáceo. Quando a sujeira está complicada de sair, aplique o saponáceo e espere um minuto para o produto agir. Somente depois limpe normalmente. Passe um pano limpo úmido e finalize com um pano limpo. Nunca passe palhas de aço e produtos abrasivos.

ELETRODOMÉSTICOS

Em geladeiras e micro-ondas não passe produtos abrasivos ou limpeza pesada. Já em outros aparelhos use pano de algodão com detergente nas áreas externas, bem como esponjas macias. Nos vãos use uma pequena escova de dente. As peças avulsas como tampas e peças de plástico mergulhe em um recipiente com água e água sanitária.

Publicidade

Comente