Como limpar quase tudo

Limpar a casa parece tarefa fácil, à primeira vista, mas quem já teve que remover manchas dos lugares mais difíceis, sabe que ser dona de casa não é tão simples assim.

Ser um ás na limpeza não é para qualquer um. Mas, com algumas dicas, você pode se organizar melhor para, na hora da arrumação, não perder horas e mesmo assim, deixar um serviço meia-boca. Mesmo se você não souber como limpar, ou o que fazer em primeiro lugar, quando se trata de limpeza da casa, há um truque para fazer as coisas darem certo.

Publicidade

Seja rápido

A maioria das manchas precisa ser removida o mais rápido possível, senão a sujeira gruda na superfície, e fica praticamente impossível remover sem causar nenhum dano ao material. Algumas manchas precisam ser primeiro “amolecidas” com querosene, antes de partir para a limpeza de fato.

Tenha um guia

Vai ser muito útil ter um guia de remoção de manchas em casa. Com o advento da internet, já não é mais tão necessário ter um livro desses em casa, se você tem à mão algum gadget com conexão, onde você pode pesquisar como remover manchas de café do assoalho.

Publicidade

Limpa-tudo

Reduza o arsenal de material de limpeza. Você limpar quase tudo, em qualquer lugar, utilizando um daqueles desinfetantes limpa-tudo, que podem ser usados sobre quais quer superfícies, desde vidro até metais.

Seja sustentável

Use produtos de limpeza eco-friendly. Ou seja, sustentáveis. Você consegue resultados tão bons quantos (senão melhores) utilizando a boa e velha vassoura, um rodo, pano de chão, uma flanela… Enfim, os utensílios que sua avó também usava.

Use bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é seu melhor-amigo! Ele limpa quase tudo. Remove manchas de chá, de café, refrigerante, de alguns produtos químicos, e serve até para escovar os dentes. É o item que não pode faltar na sua casa, uma vez que é barato e fácil de usar.

Itens úteis

Tenha pequenas flanelas sempre à mão, para quaisquer acidentes. E não esqueça de ter sempre: vinagre, bicarbonato de sódio, sal e Coca-Cola. (Diversos vídeos mostram que Coca-Cola pode ser um excelente desentupidor de pias e vasos sanitários).

Nozes

Nozes, além de deliciosas, são utilizadas para esconder arranhões em madeira. Basta esfregar um pouco na madeira, e em seguida lustrar com um pano limpo. Parece mágica!

São dicas simples, porém valiosas, que vão ajudar você a manter a casa impecável, e sem gastar muito. Para manchas específicas, em superfícies mais complicadas de limpar, como fibra de vidro, o ideal é buscar por removedores mais potentes, e que estejam de acordo com a superfície que você deseja limpar. Leia bem as instruções antes de utilizar removedores de manchas. Eles devem remover as manchas, e não a tinta ou a cobertura do seu material.

Publicidade

Comente