Como manter a calma na hora da prova

Durante a prova, você costuma ficar ansioso e nervoso? Confira algumas dicas e saiba como manter a calma.

Você consegue manter a calma durante a resolução de uma prova de concurso público? Muitas vezes, nos abdicamos de festas, reuniões sociais, encontros com os amigos e viagens para passar um sábado estudando ou um domingo vendo aula pela internet. No dia da prova é necessário manter a calma e a concentração, para garantir a sua vaga. Todavia, isso não é fácil. Que tal conferir algumas dicas para você ficar mais tranquilo no grande dia?

Publicidade

De acordo com alguns estudiosos do assunto, o nosso cérebro tem a capacidade de absorver ou liberar algumas informações conforme o nosso estado psicológico. Desta forma, precisamos ficar tranquilo para manter a calma e evitar os famosos “brancos”, que podem por tudo a perder. Você estudou e merece conquistar a vaga, não é?

– No momento da prova, respire bem fundo pelo nariz e libere pela boca. Esta é uma técnica de relaxamento simples e que pode ser muito útil. Assim, no dia da prova respire fundo, concentre-se e mantenha o pensamento positivo: você estudou e merece a vaga.

– Que tal dar uma boa espreguiçada? Fazendo isso, você consegue liberar tensões presentes nos músculos e assim ficar mais calmo no grande dia.

Publicidade

– Use todo o tempo disponível ao seu favor durante a prova. Assim, se você tem 4 horas, fique o tempo da prova e não tenha pressa em acabar. Controle a ansiedade do momento. Se precisar, dê uma volta para beber água ou ir ao banheiro. Relaxe e aproveite o tempo que você tem a seu favor. Uma boa dica é fazer simulado para saber o tempo médio em que você esta gastando em cada matéria.

– A sua mente se cansa muito rápido, por isso, que tal fazer um lanchinho entre uma matéria e outra? No dia do seu concurso leve barras de cereais e frutas, que são alimentos saudáveis e fáceis de serem consumidos na hora da prova. Não se esqueça de investir em um bom chocolate também.

– Durante a prova esqueça o mundo e concentre-se nas suas questões. Foque no presente e procure dar o melhor de você durante a resolução.

– Leia atentamente o enunciado de cada questão e reflita antes de responder. Se a prova for de múltipla escolha elimine as que você achar errado.

Tenha atenção (muita) ao passar a resposta final para o gabarito. Veja atentamente se está marcando a opção correta, para não perder ponto.
Gostou das dicas? Conhece outras? Conte aqui para a gente!

Publicidade

Comente