Como manter a higiene em um banheiro público

Confira os cuidados que você deve tomar ao frequentar um banheiro público.

Achar um banheiro público limpo pode ser algo muito difícil nas grandes cidades. Mas, quando não há jeito, o negócio é usar mesmo. Há quem forre o assento com papel higiênico (quando é disponibilizado) ou faça exercícios de equilíbrio para não ter que sentar. No texto a seguir você saberá como manter a higiene em banheiros públicos e não correr riscos de contaminação. Confira:

Publicidade

NA CABINE DO BANHEIRO

– Por incrível que pareça, você não pegará nenhuma doença pelo simples fato de sentar no assento do vaso sanitário. Segundo especialistas, este risco ocorre se você tiver um corte grande na região que dê passagem para a entrada de bactérias. Contudo, muita gente passou pelo mesmo local antes de você. Por isto não é nada mau forrar o assento com papel higiênico.

– Uma dica muito importante, mas poucos se dão conta, vem a seguir. O botão da descarga é um local repleto de germes. Antes de apertá-lo envolva seu dedo com papel higiênico.

– Quando a lixeira possui pedal para abrir a tampa não há problema. Porém, se você tiver que destampá-la para colocar lixo lá dentro, faça como no item acima e use o papel higiênico para abri-la.

Publicidade

– Ao jogar fora o absorvente usado, enrole-o em um pedaço de papel higiênico.

– Se você preferir não sentar e optar por se equilibrar para usar o vaso sanitário, cuidado para não encostar roupa e bolsa no chão. É possível que o piso esteja molhado e sujo.

– Nunca vá na fé que em banheiros públicos sempre haverá papel higiênico a sua disposição. Nunca é demais levar um rolo ou lenços umedecidos na bolsa.

LAVE AS MÃOS COM SEGURANÇA

– Fique atento. Torneiras e maçanetas são grandes acumuladores de germes. Quando a torneira não for automática, abra e feche com papel higiênico. Faça a mesma coisa ao sair do banheiro. Envolva a mão com papel higiênico, senão de nada adiantou você tê-las lavado com cuidado. Na dúvida, leve álcool gel na bolsa.

– Você já se deu conta que o sabonete em barra passa de mão em mão? O mais higiênico, portanto, é o sabonete em espuma ou líquido.

– Tenha em mente que são as mãos as grandes condutoras das doenças. Mesmo sem perceber você pode encostá-las em uma superfície contaminada e depois levá-la à boca. Mantenha-a sempre limpas.

SECADORES AUTOMÁTICOS

– Sempre que possível, não use toalhas de pano. Opte por toalhas de papel.

– Os secadores automáticos não espalham bactérias juntamente com o ar quente, como já foi dito por aí. Não há risco, neste sentido, de elas se proliferarem dentro do aparelho. Use sem preocupação.

Publicidade

Comente