Como manter a mente focada

Dicas simples e práticas para aumentar o seu poder de concentração.

Antes de você começar a se achar um preguiçoso ou incompetente por não conseguir manter-se focado em uma atividade ou por sua cabeça simplesmente se encher de devaneios no momento em que você mais precisa de concentração, saiba: concentrar-se não é natural, somente a espécie humana tem esta necessidade e mais precisamente o homem moderno, pois os nossos ancestrais eram focados em tomar decisões rápidas, que exigiam pouco tempo de concentração, como caçar ou procurar abrigo. Diga-se de passagem, que saber uma das causas da nossa falta de concentração não ameniza muito o sofrimento de quem precisa manter-se focado e melhorar seu desempenho seja no trabalho ou em qualquer outra área da vida, mas relaxe mantenha-se atento neste artigo e descubra algumas atividades simples que o ajudarão a ser uma pessoa mais focada.

Publicidade

Passar horas e horas no facebook, não conseguir terminar de ler um livro, trocar mensagens a todo tempo, falta de tempo para a família, dormir pouco, situações corriqueiras da vida do homem moderno que todos nós enfrentamos. É fácil prestarmos atenção naquilo que nos parece interessante ou em alguma novidade, difícil mesmo é se concentrar e focar naquilo que não nos fascina tanto assim. Somos ávidos por novidades e por atividades que nos deem prazer, por isso é muito mais interessante abrir e-mails e comentar a foto dos amigos nas redes sociais do que estudar para uma prova, por exemplo, atividades como esta podem ser viciantes porque liberam dopamina em nosso organismo, um neurotransmissor que está ligado ao prazer e a motivação e por isso é tão tentador abrir as redes sociais ou dar uma olhadinha rápida no e-mail antes de iniciar trabalhos mais importantes e estas escapadinhas acabam por tomar muito mais do nosso tempo do que pretendíamos, mas não culpe a internet, pois ela foi criada por nós exatamente para isso, nos distrair.

É fato que algumas pessoas têm mais facilidade que outras para se concentrar, mas se este não for o seu caso, não se desespere, muitos psicólogos acreditam que a concentração é um comportamento que pode ser aprendido e você pode começar este aprendizado meditando, meditar é o melhor exercício de concentração para o seu cérebro. Acha difícil? Então tente essas dicas bem práticas que podem auxiliá-lo em sua rotina:

1. Procure trabalhos que explorem seus limites, pois de acordo com o grau de dificuldade você se dedicará mais para manter a concentração e assim não terá muito tempo para distrações.

Publicidade

2. Não misture seus afazeres, mantenha uma rotina assim ficará mais fácil ter tudo em ordem e levar uma atividade até o final.

3. Utilizar-se de jogos como palavras cruzadas, jogos de memória e até mesmo vídeo games, eles ajudarão a manter a sua concentração.

4. Escreva as suas atividades diárias e tente diagnosticar o que o distrai mais, assim você consegue eliminar ou amenizar a fonte de distração e focar naquilo que realmente importa.

5. Atenção ao uso de remédios, principalmente os antidepressivos e os para dormir, pois afetam tanto a concentração quanto a memória.

Publicidade

Comente