Como manter a mente saudável

Se sua saúde mental não anda muito bem, seu organismo como um todo será afetado. Confira as dicas abaixo e ganhe mais qualidade de vida.

Você sabe que sua saúde mental não anda bem quando o estresse já não deixa você realizar suas tarefas direito, o mau humor é constante e quando o corpo começa a dar sinais de desgaste. Gastrite, enxaqueca, fadiga são algumas das doenças que acusam que nossa saúde mental está pedindo socorro.

Publicidade

Hoje em dia, com todas as preocupações diárias, é mais do que importante fazer o possível para manter a mente saudável. Não há como fugir da correria, portanto a solução é procurar alternativas para desestressar e deixar a mente aberta e mais feliz. Como fazer isso? Acompanhe as dicas abaixo:

– Meditar tem sido a escolha de muitas pessoas para relaxar. Já está comprovado através de pesquisas científicas que o ato de meditar reduz o surgimento do câncer, entupimento de artérias e até mesmo atrasa o envelhecimento. Parece perfeito, não? Então não custa tentar. Reserve cerca de 20 minutos diários para essa prática.

Procure um local onde você possa ficar à vontade. Sente, tire os calçados e acomode-se. Faça inspirações e expirações pelo nariz. Relaxe os ombros. Você já percebeu como eles estão contraídos? Ponha a mão direita sobre a esquerda e junte os polegares. Deixe as mãos repousarem no seu colo nessa posição. Mantenha os olhos semi-abertos e fixe o olhar em um ponto. O segredo está em esvaziar a mente de qualquer pensamento. Não desanime. Nas primeiras vezes é difícil se concentrar. Continue tentando e os resultados benéficos logo virão;

Publicidade

– Cuidar de animais de estimação é a saída para muitas pessoas que vivem solitárias ou mal humoradas. Segundo pesquisas, ter um bichinho dentro de casa ajuda diminuir o estresse e até mesmo reduzir a pressão arterial. Cuidar de um pet afasta pessoas muito estressadas dos seus próprios problemas, desviando o foco para outras coisas. Sem falar no companheirismo e diversão que um animal de estimação pode proporcionar;

– Relaxar é possível e muito importante. O ócio deve ser aproveitado sem culpa. Permita-se a isso. Ficar com as pernas para cima é muito bom. Leia um livro, assista TV, navegue na internet. Não se preocupe com horários e compromissos. Deixe a pressão do lado de fora da sua casa e curta momentos sem fazer absolutamente nada;

– Fazer exercícios é uma forma de aliviar a mente. Deixe a preguiça pra lá e se mexa mais. Escolha uma prática esportiva que combine com seu perfil e reserve uma hora por dia para exercitar-se.

Como você pôde ver, são simples soluções que podem lhe ajudar a conquistar uma mente mais saudável. Não deixe para depois, invista em qualidade de vida já!

Publicidade

Comente