Como manter a sua casa saudável

Deixar o seu lar higienizado e livre de germes se torna fácil com esse guia que preparamos para você, sobre como manter a sua casa saudável.

Há muitos lugares na sua casa onde os germes podem se reproduzir diante dos seus olhos. Saiba como reduzir a contaminação e manter a sua casa saudável e livre de micro-organismos nocivos à saúde.

Publicidade

· Cozinha
Remoção de lixo: Um vendaval de bactérias é lançado no ar cada vez que o descarte é feito, deixando uma névoa de germes sobre toda a cozinha. Certifique-se de que a abertura do saco de lixo está devidamente fechada antes de carregá-lo pela casa. Sempre lave o cesto de lixo para evitar a proliferação de micro-organismos.

Esponjas e panos de pia: Podem conter mais de 100.000 germes por polegada quadrada nas esponjas e panos de pia. Uma solução para matar as bactérias da esponja é colocando-a molhada no micro-ondas (não seca, pois pode pegar fogo!) por dois minutos quando estiver muito suja. O ideal é você fazer isso todos os dias para se livrar dos micróbios presentes no auxiliar. Já para os panos de pia, coloque-os de molho em uma solução com água sanitária diluída.

Tábua de carne: tábuas de madeira são na verdade mais seguras do que as de plástico. Em um estudo, as bactérias presentes em uma placa de madeira morreram em três minutos. Já na tábua de plástico, elas permaneceram durante a noite, e se multiplicaram.

Publicidade

Bancadas: Limpe a bancada com água morna e sabão depois de preparar os alimentos e seque bem. Se você está cozinhando alimentos com bactérias potenciais (carne, peixe ou frango), elimine os germes com água sanitária ou uma alternativa eco-friendly, como o vinagre. Faça o mesmo em seu freezer e geladeira.

· Banheiro
Vaso sanitário: logo abaixo do nível da água, chamado biofilme, é um local repleto de bactérias. Este biofilme é muito difícil de remover, mesmo com produtos de limpeza doméstica. E eles infectam tudo que contenha umidade no seu banheiro, como as escovas de dentes.

Por isso, toda vez que for dar descarga, tampe o vaso sanitário para impedir que algumas partículas fecais flutuem e desembarquem em todas as superfícies do banheiro.

Soluções de limpeza: Todas as superfícies devem ser higienizadas regularmente. Isto inclui a maçaneta da porta, vaso sanitário, pia, torneiras, chão e chuveiro/banheira. Limpe o interior do vaso sanitário pelo menos duas vezes por semana com um desinfetante. Para evitar a transferência de germes, lave a pia e banheiro com panos separados.

Publicidade

Comente