Como manter o ar-condicionado limpo

Poucas pessoas se dão conta, mas é necessário que os aparelhos de ar-condicionado passem por uma limpeza de tempos em tempos. Isso irá diminuir seus gastos na conta de luz e prevenir doenças, quase sempre as respiratórias. Um ar-condicionado com as aletas sujas pode aumentar em até 40% o seu gasto com energia elétrica.

Publicidade

Para saber se o seu aparelho está necessitando de uma limpeza total, repare se há formação de gelo na frente do evaporador e ao mesmo tempo uma queda na capacidade de refrigeração. Caso isso esteja acontecendo, certamente o risco de problemas de saúde já está literalmente no ar, sem falar na despesa da sua conta de luz.

O lugar onde está instalado o aparelho é que irá determinar a periodicidade da sua limpeza. Em lugares com concentração maior de poeira, a limpeza deve ser feita a cada dois meses. Normalmente pode ser feita semestral ou anual.

A poeira acumulada é o local perfeito para fungos e bactérias proliferarem. Rinite, sinusite e pneumonia são doenças comuns em lugares cujos aparelhos não estão sendo limpos devidamente.

Publicidade

O ar-condicionado também pode causar gripe, mas isso acontece quando a temperatura do aparelho é colocada para alguns níveis mais baixo e ocorre a redução de umidade do ambiente. Algumas pessoas sentem as mucosas mais secas e irritadas. Os fabricantes recomendam a temperatura ideal em 24º.

Você mesmo pode fazer a limpeza do seu aparelho, seguindo as instruções do manual. Mas, se preferir, contrate uma empresa especializada para realizar a limpeza do seu ar-condicionado. Os preços variam de acordo com o tamanho dele.

O ar-condicionado é um grande aliado para os dias de muito calor ou muito frio. No entanto, ele pode se tornar um grande inimigo para toda sua família se a limpeza não for providenciada. Não se descuide.

Publicidade

01 Comentário

Comente