Como manter sua mesa de trabalho organizada

Tem coisa mais difícil do que se achar na sua mesa? Pior ainda é quando estão todos os papeis dos trabalhos feitos e dos que serão feitos, espalhados e misturados! É… Hora de se organizar!

Muitas pessoas perguntam: “Qual o segredo para sua mesa está sempre em ordem? A minha vivi uma bagunça!”. O segredo é simples: “Ter apenas o que é necessário em mãos!” Não adianta você deixar tudo em cima da mesa sendo que você só vai usar uma coisa, e essa uma se perde em meio a tantas coisas! Vamos às dicas?

Publicidade

Crie pastas e estantes

A maior desculpa de muitos é que não tem espaço para guardar as coisas, por isso ficam ali, jogadas! Então crie esse espaço com prateleiras ou até mesmo mesinhas baixas que servem apenas para empilhar pastas. Se necessário crie várias, mesmo que não ocupe todas, mas assim não faltará mais espaço.
Use pastas para guardar os papeis de trabalhos feitos, outro para trabalhos a fazer, mais um para trabalhos em andamento e mais outro para trabalhos pretendidos – aqueles que você recebeu a proposta, mas só irá fazer se der tempo. Separe uma prateleira – ou mesinha baixa – só para elas e guarde os papeis em sua respectiva pasta. Pronto! Já era papeis soltos em cima da mesa!

Deixe sua mesa perto de tudo

Sabe as prateleiras e mesinhas? Deixe-os em volta da mesa. Assim, quando você precisar pegar ou guardar algo, basta levantar ou esticar o braço. Se não puder deixar em volta de você porque o cômodo é grande, então opte por arrumar nas prateleiras aquelas coisas que você usa com muita frequência, o resto pode arrumar espalhado. Quando tudo está em mãos seu rendimento aumenta, pois a preguiça não terá desculpa para aparecer.

Adquira o hábito de “usou, guardou!”

Não é fácil quando os ponteiros do relógio dizem que só faltam 30min para acabar o tempo, mas vai haver momentos que isso ocorrerá no automático. Se você fez o item anterior, não terá problema, pois gastará apenas alguns segundo para colocar o livro no lugar assim como a pasta já com o papel guardado. Como é fim de expediente você pode deixar para quando terminar o serviço, mas não durante o dia todo.

Publicidade

Conheça as gavetas, para quê servem e quando usá-las

Toda mesinha de escritório deve ter, ao menos, uma gaveta! Elas servem para deixar perto do usuário algo pequeno, mas muito usado e coisas importantes. Compre ou mande fazer divisórias para guardar clipes de papel, os papeis mais usados durante o dia, mas que não dá para ficar buscando na pasta toda hora, cartões de visita e etc. Se sua mesinha não couber, faça as divisórias assim mesmo e guarde coisas pequenas.

Limpe-a sempre

Tem dias que realmente não dá, mas em 90% dos casos dá para tirar de 3 à 10 minutos antes de começar o trabalho para passar uma flanela com água ou produto, retirar a poeira que se acumula em volta e limpar o monitor. Esse hábito dá uma aparência mais agradável e te faz querer manter assim.

Limpe em sua volta também

Vamos combinar, de nada adianta ter a mesa cheirando limpeza se o cômodo está só a sujeira! Procure passar uma vassoura e um paninho antes de trabalhar, pelo menos, duas vezes na semana em casos simples, ou todos os dias em caso que há grande movimentação! Mesa organizada pede ambiente limpo e vice-versa.

Conclusão

Não dá para trabalhar se seu cantinho estiver uma bagunça! Muita coisa some e você perde tempo procurando, os minutos passam, em casos sérios, chega a não fazer a entrega na hora marcada. Pode parecer exagero, mas uma boa organização deve ser sim parceira de quem trabalha em casa ou em qualquer outro lugar! Se policie e verá como tudo dará certo no final.

Publicidade

Comente