Como melhorar meu currículo com cursos gratuitos

Manter o currículo atualizado é uma tarefa para ser colocada em prática mesmo quando se está empregado. Nem sempre é barato fazer cursos, buscar especializações na sua área de atuação ou mesmo em uma nova área que seja do seu interesse. Hoje em dia existem diversas opções em cursos gratuitos, sejam presenciais ou à distância, são sempre um diferencial para a carreira. Todos os dias os jornais noticiam a grande oferta de vagas para vários setores e essas vagas ficam meses esperando candidatos capacitados para preenchê-las. Na grande maioria, essas vagas são para setores de construção civil, prestação de serviço ou para funções muito técnicas. Se uma pessoa que está sem emprego e dispõe de um tempo para investir em sua formação, com certeza ela tem uma colocação depois desse período.

Publicidade

O Governo lançou uma série de programas para formação profissional em várias em expansão no país. Todas essas formações são gratuitas e pede apenas o comprometimento do candidato na conclusão do curso, e depois de formado o candidato é encaminhado a uma oportunidade de emprego. Existem outras formas de fazer cursos gratuitos e enriquecer seu currículo, como os cursos online da Fundação Getúlio Vargas, nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade, direito, finanças entre outras. Basta se registrar no site do programa para ter acesso aos vários cursos. No final de cada curso você recebe um certificado.

Um investimento recente no país é o PEP, Programa Educação Profissional, que disponibiliza cursos gratuitos em várias instituições de ensino de renome. São cursos técnicos e profissionalizantes que podem ser feitos gratuitamente em todo o país.

Outra instituição que investe muito na formação de profissionais gratuitamente é o SEBRAE. Nos vários cursos presenciais e à distância é possível desenvolver competências nas áreas de vendas, marketing, empreendedorismo e gestão. Na conclusão do curso, o aluno recebe também o certificado e poderá inseri-lo em seu currículo. Você também pode procurar o SINE de sua cidade, com frequência são oferecidos cursos para formação profissional gratuitamente e com encaminhamento ao mercado de trabalho.

Publicidade

Nos últimos anos, o Brasil tem importado mão de obra, trazendo de outros países profissionais especializados não encontrados no país. Por isso mesmo é que a educação é tão importante, pessoas de outros países estão ocupando vagas que deveriam ser de brasileiros, mas muitos profissionais se acomodam e pensam que não precisam mais estudar. Isso é totalmente errado, estudar é um processo contínuo e que só traz benefícios, sejam pessoais ou profissionais.

Publicidade

Comente