Como melhorar suas fotos digitais

Aprenda técnicas simples que o ajudarão a extrair o melhor de suas fotos digitais.

Hoje existem diversos programas e ferramentas para auxiliá-lo quando o assunto é fotografia digital, o photoshop, entre tantos outros, pode retirar olhos vermelhos, manchas, espinhas, alterar a luminosidade, corrigir cor, definição, brilho, contraste e até mesmo manipular as imagens deixando as pessoas mais magras, altas, belas e malhadas.

Publicidade

Se você não domina estes programas, mas mesmo assim quer melhorar a qualidade de suas fotos digitais pode recorrer ao picasa, por exemplo, que é uma ferramenta do Google mais simples de usar que o photoshop, você pode realizar uma série de ajustes e inserir efeitos sem o medo de alterar a sua foto original. Nele é muito simples desfazer qualquer efeito que não tenha gostado e você ainda pode corrigir ângulos, recuperar fotos escuras com a barra luz de preenchimento, retocar usando a barra de zoom para aproximar o foco a ser melhorado, entre muitas outras funções que você descobrirá rapidinho fuçando a ferramenta. Mas você também pode ter fotos muito melhores, interessantes e sem precisar de grandes alterações se seguir dicas simples na hora de tirá-las, fugindo dos clichês que a maioria das pessoas comete ao fotografar. Como? A principal dica é: tenha o controle e total conhecimento da luz da sua câmera. Ler o manual e saber o que a sua câmera faz também ajuda bastante.

Aprenda a manipular o flash, usá-lo quando o objeto ou pessoa a ser fotografada estiver muito longe não vai adiantar muito, é preferível aplica-lo em distâncias menores, desde que não exageradamente próximas, pois assim a pessoa ficará com aquela cara de fantasma ou evidenciando o que não queremos, procure usá-lo a uma média distância.

Preste atenção ao fundo da sua fotografia, dependendo do que estiver por trás você pode estragar a sua foto e perder a atenção ao ponto principal que gostaria de evidenciar, caso tenha algo mais interessante como uma bela paisagem de fundo, por exemplo, pode deslocar a câmera não deixando somente a pessoa a ser fotografada em primeiro plano, mas aproveitando também a beleza ao redor.

Publicidade

Procure fotografar no ângulo dos olhos das pessoas, fotos tiradas de cima ou debaixo podem passar sensações diferentes, a não ser que este seja o seu objetivo. Tirar uma foto debaixo fará com que a pessoa pareça maior, assim como uma foto tirada de cima fará com que a pessoa pareça menor. Ao fotografar crianças, o ideal é agachar-se para não passar a impressão errada.

Aproveitar a luz do sol pode dramatizar a fotografia e causar efeitos sensacionais, seja contra ou a favor dele, se estiver contra terá um lindo efeito de silhueta com belos raios solares e a favor poderá dispensar o flash e ter um belo efeito de luz natural.

Quando o assunto é fotografia, ainda mais a digital, que não precisa ser revelada e pode ser vista logo após ser tirada, não tenha medo de errar, abuse da criatividade, explore as distâncias deixando pessoas e objetos em planos diferentes na mesma fotografia, use acessórios, tire fotos na chuva, em movimento, use ângulos diferentes, escolha belas paisagens e boas fotos!

Publicidade

Comente