Como montar uma banda

Está pensando em montar uma banda com um bando de amigos? Veja algumas dicas de como montar uma banda de sucesso e comece a ensaiar seus autógrafos.

Lembro-me de quando era adolescente, que havia muitas bandas novas sendo lançadas no mercado fonográfico. Estou falando de meados de 1999,2000, porém ainda hoje encontramos boas bandas aparecendo por aí e contagiando muita gente com seu som. Mas não é fácil montar uma banda, além de uma graninha investida, você deve pensar em outros pontos importantes como local para ensaios, nome legal e principalmente se há um bom vocalista, baterista, guitarrista…

Publicidade

Se você está decidido a montar uma banda com seus amigos, vamos dar algumas dicas de como começar e encontrar o caminho do sucesso conquistando um amontoado de fãs, ganhando muito dinheiro e possivelmente alcançando o estrelato de décadas de sucesso assim como os Rolling Stones.

Saber cantar e tocar

Bom, pra montar uma banda o óbvio é esperado: que você e seus amigos saibam cantar e tocar alguma coisa, o detalhe é quem vai cantar e tocar na banda? Alguns grupos possuem mais de um vocalista, outros tem mais de um guitarrista e tem as bandas grandes que possuem outros instrumentos além dos comuns guitarra, baixo e bateria, mas instrumentos de sopro e percussão.

Caso tenha mais de um vocal, é importante que seja decidido quem será o vocalista principal. A outra pessoa pode ajudar como back vocal fazendo a segunda voz.

Publicidade

Tenha um nome legal

Outro ponto é o nome da banda de vocês. Essa escolha leva tempo pois não pode ser pensada de qualquer jeito. O nome tem que combinar com a banda, tem que ser fácil, tem que evidenciar uma marca, tem que ser de fácil memorização. Nirvana, Beatles, Metallica entre outras, tem nomes fortes e fáceis de lembrar e a marca desses nomes são bem evidentes e diferentes.

Componha músicas

Você e seus amigos podem montar uma banda que seja cover de alguma banda conhecida, porém é mais legal quando você monta uma banda com músicas suas totalmente novas e originais. Tire um tempo pra sentar com seus amigos ou com aquele amigo com ideias boas para uma nova canção e comece a criar várias músicas, fazendo uma modificação aqui outra ali até ficar bem interessante e musical.

Defina seu estilo

O estilo deve ser uma das primeiras coisas que vocês devem decidir, mas algumas bandas não conseguem definir bem o tipo de música que vão tocar. Observe que pop rock e diferente de rock que é diferente de punk rock. Assim como música sertaneja tem uma grande diferença em relação a música country. Defina o estilo e comece a fazer suas canções baseado nesse estilo.

Visual é tudo

Outra preocupação é com o estilo visual de vocês, o tipo de roupas que vão usar. Geralmente isso coincide com o estilo musical. Veja que roqueiros geralmente usam roupas pretas, o pessoal do sertanejo usa chapéu de cowboy e já o pessoal do rap usa calças bem largas. Preste muita atenção nessa dica pra não cantar uma coisa e vestir outra totalmente fora.

Publicidade

Comente