Como montar uma biblioteca pessoal

Se você adora ler e já tem alguns volumes, que tal montar sua própria biblioteca? Veja como montar uma biblioteca pessoal e tenha seus livros preferidos bem pertinho de você.

Já dizia o grande escritor Monteiro Lobato ´´Um país se faz com homens e livros.“ O ato de ler, saber que da junção das letras você pode formar palavras e dessas palavras criar histórias que tem o poder de mudar o mundo, não tem preço. Se você é um leitor assíduo e antenado, veja como montar uma biblioteca pessoal e tenha todos seus livros de cabeceira aí em sua casa.

Publicidade

Compre livros clássicos

Uma biblioteca só é uma biblioteca se além de ter uma infinidade de livros, possuir livros clássicos, aqueles que são quase que obrigatórios a todo bom leitor ler. Julio Verne e sua Viagem ao Centro da Terra, Machado de Assis e Dom Casmurro, A Ilíada de Homero, A divina Comédia de Dante Alighieri, Macunaíma de Mário de Andrade, entre outros tantos da literatura nacional e internacional.

Esses livros geralmente tem preço acessível e algumas publicações até são oferecidas como parte integrante de jornais e revistas. Para começar uma biblioteca pessoal, você deve ter por obrigação uma lista de obras clássicas em casa.

Se tornar rato de sebo

Você já ouviu essa expressão ´´rato de sebo“? Ela quer dizer que uma pessoa rato de sebo, é aquela leitor que sempre compra e troca livros em livrarias de livros usados, os conhecidos sebos. O sebo é um excelente local para você adquirir obras clássicas e livros de vários outros autores, inclusive obras raras e valiosas. Comece a garimpar essas livrarias e fique admirado como você pode economizar em vários livros, e até fazer trocas.

Publicidade

Tenha um local próprio para eles

Nada de ir empilhando um livro sobre o outro e aí dizer que você tem uma mini biblioteca. Organize suas ideias! Dê um local digno a seus livros como um armário ou estante que tenha um bom espaço para guardar todos os livros que te interessar. Faça uma limpeza tirando o pó todos os dias e observe se ácaros, cupins ou traças não estão atacando seus livros. Providencie que o local seja arejado, seco e bem iluminado.

Livros preferidos

Além dos clássicos, é claro que você tem que ter seus livros de autores prediletos. Dê para eles um local de destaque, geralmente colocando na prateleira da sua estante que está na altura dos seus olhos. Caso sua biblioteca esteja aumentando vertiginosamente, compre uma outra estante ou faça adaptações de modo a acomodar bem seus queridos livros, e assim tenha uma biblioteca pessoal em sua casa.

Publicidade

Comente