Você gosta de ajudar as pessoas, meio ambiente ou os animais? Então você é um filantropo. veja como montar uma ONG para lutar pelo bem de sua causa.

Você já deve ter visto que há pessoas que parecem ter uma luz interior especial que brilha toda vez que ela estende a mão para ajudar alguém. As vezes essa pessoa é você que adora adotar cachorros abandonados pelas ruas ou cuidar da natureza para que ela sobreviva por muitos e muitos anos para nossa posteridade.

Como montar uma ONG

Este artigo é especial, pois nele você verá como montar uma ONG em prol daquilo que você acredita e quer ajudar. Não há muitos segredos e burocracia para abrir uma ONG mas com certeza dependerá muito empenho seu e de seus colaboradores para fazer deste mundo um lugar melhor para todos nós vivermos.

Associação sem fins lucrativos

Para montar uma ONG você precisa primeiro abrir uma associação sem fins lucrativos que é uma assembleia onde deverão haver reuniões entre os colaboradores e definir quais serão as características que a organização deverá ter como nome, a missão da organização, seus objetivos, o endereço do local, como irá se manter entre outros assuntos.

Depois de tudo isso definido a associação irá virar ONG assim que for registrada no cartório de registros civis de pessoas jurídicas. Depois de dois anos em atividade a ONG pode receber um credenciamento na Abong-Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (www.abong.org.br) é uma ORG sem fins lucrativos que há mais de 20 anos ajuda outras associações e ONG´s a iniciar seus trabalhos e até oferece auxílio em algumas áreas como assistência jurídica.

Toda ONG é isenta de impostos?

Sim, toda ONG é isenta de impostos, mas algumas que usam a fachada de organização sem fins lucrativos para na verdade ganhar algum dinheiro que resulte em lucro, se for descoberta poderá começar a pagar Imposto de Renda entre outros impostos e taxas, além de multa e até cassação do registro e fechamento da associação.

Mas como uma ONG se mantem?

Uma das formas mais conhecidas de uma associação se manter é através de doações e eventos para angariar fundos. Nesses casos não há qualquer problema em obter dinheiro para pagar as contas, funcionários, a manutenção do local entre outras despesas. O problema de se ter um ONG é usá-la para ganhar dinheiro como se fosse uma empresa mas pagando pouco ou nenhum imposto, isso sim é errado e é crime.

Receba mais sobre "Como montar uma ONG" e outros artigos do Como Fazer Online no seu e-mail. É grátis!



Faça um Comentário