Como montar uma pastelaria

 Saiba o que você precisa fazer para montar uma pastelaria.

Montar uma pastelaria é uma boa forma de ganhar dinheiro e conseguir a tão sonhada independência financeira. O pastel sempre faz sucesso em todos os lugares, sendo sempre um dos salgados mais consumido pelas pessoas.

Publicidade

Então para montar uma pastelaria é necessário muita força de vontade e elaborar um plano de ação para que o empreendimento de certo e que atenda todas as necessidades das pessoas. Sendo sempre necessário cumprir todas as exigências da vigilância sanitária sobre a higiene e sobre a manipulação dos alimentos. Também é necessário um capital para investir e conseguir um ponto que esteja bem localizado, ou simplesmente para montar uma barraquinha em uma feira livre.

Para montar uma pastelaria é necessário:

Capital para investir

Local para instalar a pastelaria

Publicidade

Funcionários

Saber fazer e fritar pastéis

Cumprir as normas de higiene

Ser simpático e saber lidar com todos os tipos de clientes

Agora veja detalhadamente sobre como montar sua pastelaria:

1º Capital para investir

Ter um capital para investir é algo fundamental para conseguir os equipamentos necessários para montar a sua pastelaria. Sendo que no começo, é necessário investir no ponto comercial. Se a sua pastelaria estiver num local fechado, será necessário comprar mesas, balcão, caixa, freezer, geladeira, fritadeira e um tacho para fritar os pastéis.

2º Local para instalar a pastelaria

Escolher um ponto estratégico com uma boa circulação de pessoas é garantia de sucesso no seu investimento. No inicio, é sempre bom, colocar uma faixa: “sob nova direção”, no caso de o ponto já tiver sido alugado por outra pessoa. Fazer uma boa pintura na fachada também é necessário para mudar o visual do local e atrair novos clientes.

3º Funcionários

Você terá que avaliar o movimento e verificar todas as funções que serão exercidas na sua pastelaria. Às vezes, somente um funcionário dá conta dos serviços, mas se o movimento for intenso, talvez haja uma sobrecarga, aí é necessário contratar mais um. Uma boa dica para quem está começando é contratar funcionários somente para os finais de semana onde há maior movimento. Tudo isso depende de uma prévia avaliação, porque sozinho não dá para fazer tudo como: atender, dar troco e ainda fritar os pastéis, então pelo menos um para ajudar é necessário.

4º Saber fazer e fritar pastéis

É necessário ter experiência em fazer recheios de pastéis e fritar, pois fritar também é preciso prática e saber o ponto certo para começar a fritar. Tem gente que pensa que é só acender o fogo, colocar o óleo e jogar o pastel e pronto. Não! É preciso esperar alguns minutos, até que o óleo atinja o ponto certo para colocar os pastéis para fritar. Os recheios devem ser feitos previamente, em casa ou horas antes de abrir a pastelaria, para que não haja perca de tempo na hora de atender aos clientes. Então se você não tiver experiência, contrate um funcionário que tenha. Em pouco tempo você aprenderá tudo sobre pastéis.

5º Cumprir as normas de higiene

Cumprir as normas de higiene é utilizar: uniformes, bonés, aventais, luvas, toucas, saber lavar os alimentos. Essas atitudes são muito importantes para a boa impressão dos clientes sobre sua pastelaria.

Essas são as dicas para montar uma pastelaria. Se ainda tiver dúvida, procure fazer uma consulta no SEBRAE, eles te informarão sobre toda a documentação exigida por lei para abrir um estabelecimento e ainda te indicarão os locais mais adequados para se fazer cursos de especialização.

Publicidade

Comente