Como mudar seus hábitos para dar conta de todos seus trabalhos freelance

Deixa-me adivinhar, você tem 1 milhão de coisas para fazer, mas as 24h acabaram! Neste artigo vou lhe dar algumas possíveis soluções.

O fato de trabalhar em casa leva muita gente pensar que pode acordar a hora que quiser, sair a hora que quiser e fazer o que bem entender, pois o dinheiro vai estar garantido no fim do mês. Mas não é bem assim e logo descobrem que as 24h não são suficientes e acabam por perder noites e mais noites até se perguntarem se foi mesmo uma boa decisão. Pois bem, sinto lhe dizer, mas o problema está nos seus hábitos. Vamos às dicas:

Publicidade

1. Estabeleça uma hora fixa para começar, para o almoço, para retornar do almoço e para finalizar o dia de trabalho. É algo complicado criar uma rotina para quem trabalha como Freelancer, mas dependendo do seguimento, dá.

Para decidir que horário vai representar o quê, pense: Quantas horas eu levo para produzir um serviço? (no meu caso, um artigo) Quantos serviços eu preciso fazer por dia?

Dentro destas perguntas, você precisa se conhecer e conhecer o seu trabalho para se conhecer. Eu, por exemplo, acordo todos os dias às 8h da manhã, faço o que preciso fazer em casa e as 09h30min estou na frente do PC pesquisando os assuntos dos meus artigos e qualquer outro trabalho que tenha me aparecido. As 11h eu dou uma parada para fazer o almoço e às 14h (depois de ter limpado a cozinha) volto até as 17 ou 18 horas da tarde, que é quando preciso ir para a faculdade.

Publicidade

2. Escolha um cômodo separado do seu quarto. Muitas vezes sua cama se torna um excelente atrativo, evite-a!

3. Faça pequenas pausas de 5 ou 10 minutos para comer alguma coisa, para respirar um pouco, para pensar na vida… Depois volte ao trabalho. Essas pausas são importantes para acalmar a mente que não consegue se fixar em uma coisa apenas por mais de duas horas seguidas.

4. Use uma agenda. Seja virtual ou física. Anote os prazos de entrega e também seus afazeres fora de casa para não se perder.

5. Deixe tudo o que vai utilizar bem próximo de você. Assim você não perde tempo levantando para ir procurar aquilo que precisa para já!

6. Deixe fora de alcance tudo aquilo que não vai usar. Geralmente atrapalha ou distrai na hora que você pegar o que realmente é necessário.

7. E por fim, mas não menos importante, se dê o direito de usar a música como sua companheira. Esse trabalho é solitário e a música pode te ajudar a espantar a solidão. Só não se distraia muito com ela.

Modifique seus hábitos e verá como vai lhe sobrar tempo no fim do dia!

Publicidade

Comente